sábado, 26 de março de 2011

STF PODE ADIAR VIGENCIA GA LEI POR UMA DECADA

STF pode adiar vigência da lei por uma década

Tamanho da fonte:

Depois de anular o efeito da Ficha Limpa sobre as eleições do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para outro debate que pode adiar a entrada da lei em vigor por cerca de uma década. Os próximos julgamentos na Corte sobre a Ficha Limpa indicam que dificilmente a lei valerá integralmente para as eleições municipais de 2012.

O artigo 5.º da Constituição diz que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Diante de questionamentos sobre o alcance do artigo, o STF definiu que o cumprimento de uma punição só começa quando o réu esgota todas as possibilidades de recurso ao Judiciário.

Se os ministros entenderem que a inelegibilidade prevista na Ficha Limpa é uma pena - e não uma condição, como argumentam alguns -, a lei perderia uma de suas principais inovações. (AE)

sexta-feira, 25 de março de 2011

ADVOGADOS DE JADER TENTAM AGILIZAR DIPLOMAÇÃO

Os advogados do senador eleito do Pará Jader Barbalho (PMDB) entraram em campo para que a diplomação e posse ocorram o mais rápido possível.


O acórdão do julgamento do caso específico de Jader, que ocorreu em 26 de outubro do ano passado, ainda não foi publicado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que não impede, segundo o advogado Sábato Rossetti, que o ministro relator do caso, Joaquim Barbosa, reforme a decisão.



O Supremo decidiu, durante a própria votação de quarta-feira, que os ministros poderão deliberar sobre o assunto de forma monocrática (sem consultar os pares).



Para tentar acelerar esse processo, contudo, os advogados de Jader pediram ontem ao STF uma certidão com o resultado da votação que derrubou a aplicabilidade da lei complementar número 135 de 2010 (Lei da Ficha Limpa) para as eleições do ano passado.



ARGUMENTOS



Um dos argumentos foi que essa aplicação, já no ano passado, contraria artigo da Constituição que determina que alterações no processo eleitoral só podem ser aplicadas em pleitos realizados um ano depois da publicação da lei, o que não foi o caso.



Os advogados de Jader vão solicitar também um CD com o áudio da sessão e pedir que Barbosa reforme a decisão com base nesses documentos. Caso o ministro decida aguardar a publicação do acórdão para só então despachar o caso, os advogados recorrerão ao plenário. “Ficaremos de prontidão para que o caso seja concluído com a maior celeridade possível. É preciso garantir a segurança jurídica. Já temos uma decisão e não há necessidade de postergar”, afirma Rossetti.



Tão logo o trâmite burocrático seja cumprido no STF, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será comunicado para conceder o diploma de senador a Jader Barbalho e em seguida ocorrerá a posse em Brasília.



Sábado Rossetti diz que não deve haver julgamento do pedido feito pelo PMDB de novas eleições ao Senado no Pará. “O objeto ficou prejudicado. Um dos argumentos (para o pedido de eleição) é que mais de 50% dos votos ao Senado haviam sido anulados. Com a validação das votações de Jader e Paulo Rocha (a decisão atinge também o petista) a anulação perdeu a razão de ser”. (Diário do Pará)

POLICIAIS PRENDEM SARGENTO DA PM. NO ROUBO DO BANCO DO PARÁ EM SANTARÉM

Uma operação conjunta das polícias Civil, Federal e Militar resultou na prisão do sargento Ed Carlos Serrão Rebelo, na tarde desta quinta-feira (24), no bairro do Urumari. O militar é acusado de envolvimento direto no assalto à agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), em Santarém, ocorrido no dia 3 de agosto do ano passado. Após sete meses de minuciosa investigação, a polícia conseguiu prender o homem que orquestrou todo o crime.

De acordo com o delegado Silvio Birro, foi o sargento quem forneceu as armas e deu suporte logístico aos assaltantes para a execução do assalto, além disso, Ed Carlos ficou responsável também pelo monitoramento do gerente do banco, Ademar da Silva. Ele já havia trabalhado na agência e, portanto, conhecia bem a rotina dos funcionários, bem como a entrada e saída de dinheiro. A operação teve a autorização da Justiça por meio de dois mandados, um de prisão e outro de busca e apreensão ambos expedidos pelo juiz Paulo Pereira Evangelista.

Ed Carlos foi preso em sua própria residência, na rua São José, nº 300, no bairro do Urumari. No local, os policiais apreenderam roupas, vários equipamentos eletrônicos, centrais de ar condicionado, armas e munições, além de vários objetos possivelmente adquiridos com parte do dinheiro do Banpará.

O filho do sargento também foi preso e conduzido à Seccional de Polícia Civil. Com ele, a polícia apreendeu uma mochila com várias munições. No imóvel funcionava uma pequena loja usada para 'lavar' o dinheiro do assalto, segundo apontou a investigação policial.

O delegado Dutra, da Polícia Federal, informou que havia algum tempo que o sargento estava sendo observado e que ele era a peça central do quebra-cabeças que levou sete meses para ser montado pelo serviço de inteligência das polícias.

O sargento Ed Carlos ficará custodiado no quartel da PM e poderá ser transferido para a capital do Estado. Além de ser indiciado criminalmente por seu envolvimento no assalto, ele poderá ser expulso da corporação, segundo informou o coronel Jairo Mafra, do CPR-I.

Foto: Marcos Santos

quinta-feira, 24 de março de 2011

O CASAL ISAIAS E LUCIDIA BATISTA VISITAM REGIÃO DE JURUTI VELHO

  1. ESTIVEMOS VISITANDO A REGIÃO DE JURUTI VELHO, "A CAPITAL DA BAUXITA",VISITAMOS AS COMUNIDADES DE; GALILEIA, POM-POM, PAU DARCO, JAÚARY, CAPIRANGA,SORVAL, MONTE MURIÁ,NOVO HORIZONTE, SANTO ANTONIO , NOVA MACAIANY, CAPITÃO. NA VERDADE FORAM MUITAS AS REVENDICAÇÕES FEITAS PELOS COMUNITÁRIOS ,DIZEM ELES QUE SE ACHAM ESQUECIDOS PELO PODER PÚBLICO, EMBORA SEJA UMA REGIÃO RICA EM TUDO, INCLUSIVE DO REPASSE FEITO PELA ALCOA,ONDE FOI PUBLICADO PELA MÍDIA DA MINERADORA OS VALORES DEPOSITADO NAS AGENCIAS BANCARIAS COM RESPECTIVO NÚMERO DAS CONTAS DA ACORJUVE, QUE É A ASSOCIAÇÃO QUE RECEBE AS COMPENSAÇÕES FINANCEIRA PARA ADMINISTRAR OS RECUROS DOS COMUNITARIOS DA QUELA REGIÃO.Á MÍDIA DA ALCOA PÚBLICA QUE DE OUTUBRO DE 2009 ATÉ JANEIRO DE 2011, O MONTANTE REPASSADO É DE APROXIMADAMENTE R$ 7.000.000,00(SETE MILHÕES DE REAIS), E NÃO SE SABE ONDE ESTÁ APLICADO OS REFERIDOS VALORES VALE RESALTAR QUE DE TODO ESSE TEMPO, APENAS DOIS MESES FORARAM PAGOS AOS SEUS ASSOCIADOS,,,ALGUNS COMUNITÁRIOS CHEGARAM A COMENTAR QUE ALGUNS POLÍTICOS FORAM BENEFICIADOS COM ESSES RECURSOS, SOMENTE AGORA A REFERIDA ASSOCIAÇÃO ESTÁ MANDANDO CONSTRUIR CINCO ( 5 ) MICRO SISTEMA DE A´GUA NO VALOR DE APROXIMADAMENTE R$ 600.000,00(SEISCENTO MIL REAIS).

ELA É LINDA MINHA AMIGA




























O CASAL ISAIAS E LUCIDIA BATISTA VISITAM REGIÃO DE JURUTI VELHO





ALCOA SELECIONA 50 ENGENHEIROS




A Alcoa está com inscrições abertas, até o dia 29 deste mês, para o seu Programa Novos Engenheiros Alcoa América Latina e Caribe. São 50 vagas disponíveis para atuação em Itapissuma, São Luís, Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). O Programa tem como objetivo formar profissionais para atuação em diversas áreas técnicas da companhia. Os selecionados participarão de um programa de desenvolvimento profissional, com duração de 18 meses. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site da companhia (www.alcoa.com.br ).
Fonte: Jornal do Commercio

quarta-feira, 23 de março de 2011

ós impasse, Supremo libera fichas-sujas e espera ações de

Quase seis meses depois das eleições e após duas votações empatadas, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (23), por 6 votos a 5, anular a aplicação da lei Ficha Limpa para as eleições de 2010, ao menos para políticos condenados por improbidade administrativa.

A partir de agora, candidatos barrados no último pleito devem provocar uma enxurrada de ações na Justiça para mudar os resultados estipulados em 1º de outubro do ano passado.

O caso analisado foi o do deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB-MG), condenado por improbidade administrativa quando secretário municipal. Ele foi condenado por três esferas inferiores da Justiça antes de ser liberado pelo Supremo. A lei Ficha Limpa impede que candidatos punidos por órgãos da Justiça concorram nas eleições e, depois da decisão, só valerá para a votação de 2012.

A ministra Ellen Gracie, que votou a favor da aplicação imediata da lei, afirmou que a decisão desta quarta-feira se aplica a barrados em situação semelhante à de Bouças –somando aproximadamente 30 casos, segundo ela. Por ter sido tomada pelo plenário do Supremo, no entanto, a tendência é de que a decisão dos ministros seja estendida a outros afetados pela lei aprovada pelo Congresso pouco antes das eleições passadas.

O artigo 16 da Constituição Federal determina que qualquer mudança no processo só pode acontecer se for editada um ano antes do pleito, o que não aconteceu. Os adversários do dispositivo querem que a lei valha só para o pleito de 2012. Os patrocinadores da ficha limpa dizem que a iniciativa não mudou as regras.

O Supremo votou duas vezes sobre o tema e nunca saiu do impasse. O presidente, ministro Cezar Peluso, recusou-se a dar voto de minerva para desempatar –preferiu a chegada de um novo colega, após a aposentadoria do ministro Eros Grau.

Desempate

O novo ministro, Luiz Fux –recém-nomeado pela presidente Dilma Rousseff–, foi responsável pelo desempate sobre a questão, que até antes do julgamento de hoje estava com um placar de 5 x 5.

Fux já tinha feito comentários genéricos elogiando a lei, mas não havia se definido sobre a aplicabilidade dela nas eleições de 2010. Entre os políticos barrados no ano passado, estão os ex-governadores João Capiberibe (PSB-AP), Joaquim Roriz (PSC-DF) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

Nos julgamentos anteriores, e na sessão de hoje, defenderam a validade atual da lei os ministros Ricardo Lewandowski (que é também presidente do TSE - Tribunal Superior Eleitoral), Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie. Ficaram contra o presidente da Corte, Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Celso de Mello, Antonio Dias Tóffoli e Marco Aurélio de Mello.

"O melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição", afirmou Fux no início de seu voto. O ministro alegou que devem ser evitadas surpresas no ano da eleição, como aconteceu com a aprovação da lei pelo Congresso.

"O intuito da moralidade é todo louvável, mas estamos diante de uma questão técnica, jurídica", complementou. "O princípio da anterioridade eleitoral é uma garantia não apenas do cidadão eleitor, mas também do candidato e dos partidos políticos." O ministro ainda afirmou que "a tentação de aplicação da lei é muito grande, até para quem vota contra. Mas deve ser resistida".

Antes dele, o ministro Gilmar Mendes, relator do caso que está sob julgamento, votou novamente contra. "Esta é a missão desta corte. Aplicar a jurisdição ainda que contrarie a vontade popular", afirmou.

Já Ayres Britto criticou. "Esta é uma lei que surgiu para rimar erário com sacrário. Como pode alegar surpresa um secretário que foi condenado três vezes antes de chegar aqui?", disse, referindo-se ao caso julgado hoje.

Marco Aurélio defendeu seu voto afirmando que: "Nós ocupamos uma cadeira vitalícia apenas para atuarmos conforme a ciência e a consciência. Há mais coragem em ser justo parecendo injusto do que em ser injusto para salvaguardar as aparências da Justiça". E complementou: "Não temos qualquer culpa de o Cong

terça-feira, 15 de março de 2011

HENRIQUE COSTA ESQUECEU O CARNAVAL DE JURUTI D IZ O BLOG IMPRENSA LIVRE

ça-feira, 15 de março de 201

Depois de não liberar a verba que viria a ajudar os blocos de rua que mantém viva a tradição do carnaval em juruti, alegando não ter dinheiro em caixa para a realização do evento, o prefeito Henrique Costa foi à cidade vizinha, Parintins no estado do Amazonas para brincar o carnaval local (Carnailha). Império dos Palmares foi quem homenageou Juruti na segunda noite do carnaval em Parintins. Juruti cidade que se destaca pelo grande apogeu na mineração (extração de bauxita). E o grande anfitrião do bloco, foi o Prefeito de juruti Henrique Costa que desfilou como destaque no carro alegórico do Império dos Palmares, expressou muita alegria, sem a preocupação de ter deixado a sua cidade local que administra por sete anos sem uma brincadeira popular que há décadas sobreviveu em juruti. O bloco fez grandes surpresas na Avenida do Samba, Henrique não foi pé quente e alcançou a segunda colocação.

Em juruti blocos pediram socorro para se reerguer- se do zero, pois não os incentivos e foram atrás de patrocínios junto aos empresários de juruti, com grandes dificuldades alguns blocos isolados tentaram brincar mais sem o brilho de anos atrás.


No disse que me disse o Prefeito de Juruti Henrique Costa tentará reverter a situação, os investimento que seriam para sê-lo realizado no carnaval vai ocorrer no aniversário da cidade em abril, mês que é realizado o carnaval fora de época (juruti tribal) na cidade. (segundo um funcionário da secretaria de cultura).


O fato foi repercutido em juruti como fora da cidade também, através de mensagens SMS, filhos de juruti que moram fora de domicílio mandavam aos seus amigos e parentes a seguinte mensagem “Costa Prefeito de juruti, divulgou que não que não irá fazer o carnaval no ano de 2011, pelo motivo de ter dinheiro, porque irá fazer junto com o aniversario da cidade em abril, ou seja, o faz me rir “SMS.


É o que nos resta é esperar pelas próximas edições dessa novela cultural Jurutiense. Será que é o chamado choque cultural prometido nas campanhas eleitoreiras em anos anteriores pelo Sr. Henrique Costa prefeito de juruti ao povo que lhe escolheu para ser o administrador da cidade?.


Por: Diego Diniz - Jornalista

terça-feira, 8 de março de 2011

O PMDB MULHER DE JURUTI FAZ FESTA EM SEU DIA



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































O 8 de março significou mais do que um dia trágico do século passado e na história da humanidade, ele na verdade exponenciou ao máximo a violência e a tirania para com as mulheres operárias, que, num movimento grevista, ao ocuparem a fábrica têxtil em que trabalhavam, foram queimadas sem qualquer piedade por estarem dando um basta à exploração e à desigualdade tanto salarial quanto social em relação aos homens. Com uma jornada de trabalho de 16 horas diárias e péssimas condições trabalhistas, muitas operárias morreram indiscriminadamente ao lutarem por seus direitos, ao fazerem greves, ao distribuírem panfletos e ao organizarem as massas.Por essa razão e outras mais, as Mulheres esão conseguindo ocupar seu espaço. veja alguns flagantes,na festa do PMDB Mulher em Juruti,comandado por sua Presidenta Lucidia Batista,onde foi servido o café da manhã, e muitos sorteios,ofertado por pessoas amigas dp Partido.