Artigos

 “Adeus, Henrique Costa”

Por: Alex Mendes

Henrique Costa foi nosso mal necessário, foi à prova incontestável que discurso de esquerda e pratica de direita, não combinam. Henrique foi o ponto mais alto da minha carreira profissional.

Administração do petista Henrique Costa está chegando ao fim. Uma gestão desastrosa e atolada em denúncias de corrupção. Henrique vendia solução mágica para os problemas estruturais de Juruti, mesmo sabendo da complexidade deles.

Henrique chega ao final do seu mandato encurralado pela opinião pública e pela justiça. “Adeus, Henrique”!

Apesar de sempre ter me posicionado contrario a administração petista em Juruti, nunca senti animosidade pelo Prefeito. Todas as minhas criticas foram no campo político e governamental.

Falo nessas coisas neste momento é lembro-me do poeta Chico Buarque, de sua composição chamada “Geni E O Zepelim”. Segue em pequeno trecho da composição. "Joga pedra na Geni! Joga pedra na Geni! Ela é feita pra apanhar! Ela é boa de cuspir! Ela dá pra qualquer um! Maldita Geni!"

Henrique costa não é mais amado por todos. Na verdade sua administração está se esfacelando, os que antes o bajulavam, hoje já conspiram contra o Prefeito. Esse é o lado negro da política. O lado que abomino.

Como sempre fiz, mantenho meu posicionamento contrario a administração de Henrique Costa. Escrevo e assino todas as crônicas, mas ninguém aponta o dedo na minha cara e diz que tenho dois discursos.

Neste mais de sete anos na oposição a Henrique Costa, todas minhas critica e abordagens tiveram como base os fatos e aminha consciência de cidadão comprometido com a ética, movido pela minha consciência que clama por justiça e transparência na gestão da coisa publica, denunciei, gritei contra os escândalos do Prefeito. Esse é o meu convencimento! Da oposição é claro que ouvi muitos elogios por escrever ou me posicionar contrario a gestão do petista. Nunca recebi nenhum favor, nem político ou pessoal. Digo isso com toda arrogância e ao mesmo tempo com toda a humildade de republicano.

Como todos sabem, sou vizinho do ex-prefeito de Juruti Isaias Batista, minha casa é a mesma, onde minha mãe nasceu e, eu vive parte da minha infância. Minha família, assim como eu nunca recebeu favores políticos.

Nunca fiquei em cima de muro, meu discurso nunca foi de coluna do meio, sempre tive posicionamento, claro e direto. Quando a Dona Lucidia lançou sua candidatura, de pronto escrevi que era minha candidata. Fiz uma crônica dedicada a esse tema.

Mais como disse outro dia para um amigo, vou fechar o nariz e seguir em frente.


__________________________________________________________

Escrevo essas, maus traçadas linhas da biblioteca da minha casa, tendo como companhia meus pensamentos, as estrelas e a noite. Dedico essa crônica ao meu já falecido avô, um homem que não era politico, mas sonhava com mundo justo, fraterno e igual. Como já disse em outros artigos,que sou um Jurutiense que adora Manaus e detesta o jeitinho, o nepotismo, a politica canalha de distribuir esmola em troca de votos. 

Nesta crônica quero deixar minha posição politica para as próximas eleições. Escrevo sem paixão, apenas movido na vontade de mudança politica-administrativa de Juruti.
Isaias Batista Filho sem sombra de duvida é a maior liderança politica que Juruti já teve. É um politico visionário, futurista e competente. Deixou muita saudade quando deixou o cargo de Prefeito para apoiar seu vice à época, cometendo um erro tático que custou a vitória de Henrique Costa, um politico sem muitos predicados, porém um bom jogador

Henrique venceu as últimas eleições em Juruti nos gabinetes judiciários de Belém. Venceu pela incompetência da Secretária do PMDB que errou uma palavra quando escrevia a ata dos vereadores. Venceu pela incapacidade e falta de habilidade politica do coordenador da campanha de Isaias Batista

Isaias Batista é uma grande liderança, isso não se discute, falo disso com a propriedade de conhecê-lo. Sem sombra de duvida, Isaias fez muito mais, como prefeito do que Henrique Costa. Porém precisa ceder a vaga de ator principal nas próximas eleições para atuar nos bastidores, como uma espécie de guru.
Meu voto na próxima eleição vai ser em uma mulher, uma senhora, filha de Juruti-Velho, Mãe e esposa exemplar. Voto na dona Lúcidia Batista para prefeita de Juruti e desejo que a Câmara dos Vereadores tenha uma mudança de 90% na próxima eleição. 

Considero bons nomes Otavio Barbosa, Fladimir Andrade, Eder Coelho, meu primo Toró e Audenor Pereira Matias. Otavio é sério, competente, um grande amigo, precisa voltar a dialogar com o PMDB, duas candidaturas do mesmo grupo é dividir, considero suicídio politico. Fladimir já provou ser um bom parlamentar é um empresário de destaque, conta com apoio das Igrejas Evangélicas. Eder Coelho tem uma grande bagagem cultural (embora eu não concorde com as ideias de políticas públicas do PT), meu primo Toró é dono de um grande capital de votos, seria um ótimo vice-prefeito na chapa do PMDB e um prefeito do povo. Dona Lúcidia cultiva um equilíbrio e uma flexibilidade que me causam admiração.

A minha opção pela candidata de Dona Lúcidia deve-se muito ao fato de ela estar afastada da politicagem de alianças que contaminam a administração pública como um todo. O toma lá dá cá está tão forte em Juruti que infelizmente não parece ser possível no momento um candidato sair vencedor (ou ter governabilidade) caso não participe dos esquemas. A única saída que vejo para isso é o financiamento público de campanha e a transformação de muitos cargos políticos em cargos técnicos. Mas isso é assunto para outra crônica. 

Apenas estar fora desses esquemas não é suficiente para votar em Lúcidia. Se fosse esse o caso, eu poderia votar no meu primo Braga que tem todos esses predicados, tem partido para oficializar sua candidatura e tem capital financeiro, intelectual e projeto de transformação social para nosso Município.

A questão é que Dona Lúcidia possui uma experiência de vida de alguém que saiu da pobreza, quando esteve como primeira Dama, implementou o ginásio e depois a faculdades em Juruti, além de ter feito uma boa administração quando estava na Secretaria de Serviço Social e, é um dos nomes mais respeitados quando o assunto é defesa da educação é do meio ambiente.
A Educação e o Meio Ambiente é o carro-chefe de Lúcidia e isso é essencial, pois essa é a principal agenda para Juruti: como continuar desenvolvendo a economia sem acabar com o meio ambiente. 

Capacidade de gestão, desejo por desenvolvimento e bons quadros para a equipe os três candidatos possuem. Porém Lúcidia tem ainda outras características fundamentais que outros candidatos não possuem
Lúcidia tem uma ética rígida que deve impedir de ela e, por conseguinte, sua equipe entrar em esquemas de corrupção e conhece a pobreza de perto;

Por: Alex Mendes 
_______________________________________________________________________________

“Adeus meu javali”

“Adeus, meu javali”. Não sinto animosidade pelo Prefeito Henrique Costa. Pelo contrário. Sou-lhe grato. Só tenho boas recordações do período que ele esteve à frente da Prefeitura de Juruti. Acompanhei seu governo como se acompanha um filme vagabundo, assobiando, vaiando e avacalhando rumorosamente sua administração. Henrique foi meu brinquedo de estimação, nesses mais de cinco anos do seu governo. Já até denominei ele de meu javali preferido, ou seja, meu porquinho predileto.

Em uma semana, Henrique Costa aparecia diante de mim como uma rainha. Em outra, ele assumia a forma de uma princesa. Em outra, de uma besta demoníaca, de uma cobra, de um Javali. Sim, antes que alguém me pergunte, estou fazendo um paralelo pernóstico. Há um Javali na Prefeitura? Talvez eu esteja enganado? Talvez Henrique seja um grande administrador?

Conversei outro dia com um amigo que é jornalista, e ele discordou de minhas crônicas onde critico o governo do Petista Henrique Costa, de uma forma muito elegante, como só um intelectual como ele poderia discorrer em relação ao assunto. Ouvi atentamente cada analise de conjuntura que ele fazia. Ele fez um paralelo entre os governos de Isaias Batista e de Henrique Costa. Não vou entrar no mérito de qual administração foi melhor ou pior. Não cabe a mim fazer isso. Isaias ganhou três e Henrique ganhou duas. Deixo para o povo fazer esse julgamento.

A verdade que os assuntos de minhas crônicas nunca foram propriamente falar do Prefeito Henrique Costa, e sim os instintos malignos que ele era capaz de despertar em cada um de nós. O conformismo. O analfabetismo. O parasitismo. A venalidade. A poltronice. A desfaçatez. Henrique é o símbolo de nossas características mais regressivas, de nosso atraso. Henrique é o nosso mal necessário. Ele vai passar. O que me assombra é o que permanece. Quem vai sucedê-lo?

Os nomes que foram colocados até agora para suceder Henrique Costa, tanto do lado da oposição, quanto da situação são fracos e anacrônicos, ainda não mostraram um projeto de transformação social, capaz de mudar a realidade do nosso povo verdadeiramente. O que vimos até agora foram, pão e circo, como o César fazia na velha Roma, assim nossos postulantes a prefeito estão fazendo em Juruti.

Juruti é uma cidade com pouca opção política, temos apenas dois grupos. Tudo está desenhado para as relações de compadrio, de concessões, de pequenas negociatas.

Por: Alex Mendes 

___________________________________________________________________________________________

Henrique Costa e suas triplas identidades


Juruti está vivendo uma ridícula revolução de costumes, um sarapatel de velhas idéias e novas anomalias políticas. Sabe vivemos um pós-poder, uma pós-corrupção, uma pós-direita, um pós-crime e uma pós-miséria. Não encontramos palavras para descrevermos os que vemos!

O Prefeito de Juruti Henrique Costa usa três CPF. As informações são de uma fonte que não quis se identificar por medo de retaliação. Os CPF são 109.251.042-72, 147.003.522-72 e 380.834.502-00.

De acordo com levantamentos que o blog realizou na Receita Federal o CPF de 147.003.522-72 é de Antonio Fausto da Silva. Os CPF são usados nos contratos da Prefeitura e inclusive em ações judiciais. O exemplo é a ação que o atual prefeito move contra o ex-prefeito Isaias Batista Filho.

As contradições da atual administração não param por aí. O sobrinho do Prefeito de apenas 16 anos ganhou ano passado uma licitação de materiais de construção de aproximadamente R$ 2 milhões. O Pai do empresario que é cunhado do Prefeito é o mesmo que vendeu a casa que até hoje não se sabe quanto costou para o bolso da população, uns dizem que foi R$ 300 mil e que a verba teria saído do Fundo Municipal de Educação e outros dizem que R$ 260 mil teria saido de um outro fundo para pagamento dessa casa. dizem também que os reparos para adequação e padronização da antiga residencia para o predio da SEMED, deve ter custado mais uns R$ 150 mil. A reforma foi feita pela Construtora Area Engenharia. Essa empresa estava construido parte da praça da república e não deu conta do serviço, foi embora e deixou a praça inacabada. Digamos que somando todo custo dessa casa para os cofres do municipio deve ter saído por R$ 600 mil.

Os comentários que circulam na cidade é que aconteceu um rompo de aproximadamente R$ 15 milhões na Secretaria de Educação. Fato que não pegou ninguém de surpresa. O blog publicou uma matéria ano passado mostrando as péssimas condições que alunos e funcionários da Escola Zelinda Guimarães estavam passando. Segundo professores a quadra da escola não possui as mínimas condições para que os alunos possam praticar o desporto, existe uma sala de aula que funciona de baixo de uma barraca de palha, “chegou um dia que os alunos ficaram sem a merenda escolar devido às lâmpadas terem queimado”, desabafa o professor. Os professore disseram ainda que as salas de aula não apresentem nenhuma condição para que os mesmo possam ministrar suas aulas com qualidade.

Além das licitações viciadas a merenda que abastece as escolas do Município são transportadas sem as minhas condições de higiene. A fabricação de iogurte que o prefeito diz que é realizada 100% em Juruti é mentira, os iogurtes são transportados de barco de Óbidos para depois serem distribuídos nas escolas.

Na saúde temos dois médicos contratados pela Prefeitura que não tem registro no conselho Regional de medicina o que é crime. Um inclusive é marido de uma autoridade do Município.
Alex Mendes

Vice-presidente do PSOL-AM
____________________________________________________________________________________________

A corrupção em Juruti é noticia nacional


A corrupção na administração do petista Henrique Costa agora é fato nacional saiu na coluna Repórter 70 do Jornal O Liberal de Belém do dia 29 de janeiro de 2010, “Era tamanha o desvio de dinheiro na Administração de Henrique Costa – PT que ele não demitiu apenas um secretário, ele demitiu todos, inclusive a própria esposa que possuía a pasta de Assistência Social do Município”.

Infelizmente os Secretários ainda não foram exonerados até o presente momento. De acordo com informação vinda de Juruti é de que o Prefeito nem se encontra na cidade. Se existem indícios de corrupção e o prefeito se omite em exonerar seu primeiro staff já pode ser considerado réu ou admitir que tem medo do que os secretários podem vim a dizer caso sejam demitidos.

A administração do Petista Henrique Costa: não pode mais ser tratado como um caso de política, deve ser tratado como um caso de policia. A população deve de imediato lançar uma campanha “Fora Henrique Costa e sua corriola”. Os vereadores devem cumprir seu papel de legisladores sérios e sem, mas demora devem pedir o pedido de impeachment do Prefeito.

A Câmara Municipal não pode em hipótese nenhuma se omitir a investigar a administração Petista de Henrique Costa. Caso continue a omissão vai ficar evidente que o Legislativo não está a serviço da população e sim a serviço do PT e de seus lacaios.

A pergunta que paira em nossas cabeças é cadê a oposição? Cadê os homens e mulheres que ainda tem vergonha na cara em Juruti, que não são marionetes do Prefeito e seus lacaios? Cadê os vereadores que foram eleitos graças aos votos dos descontentes com a Administração de Henrique Costa?

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará que fez auditória nas contas da Prefeitura ainda não divulgaram o resultado. O advogado Isaias Batista Neto está entrando na segunda-feira com uma ação judicial no Ministério Público Federal e na procuradoria Estadual para que eles apurem as denuncias feitas pelo Jornal O Liberal na Coluna Reporte 70 sobre a corrupção nas Secretarias de Juruti.

Alex Mendes
Vice-Presidente Estadual do Psol-AM
____________________________________________________________________________________________

Isaias Batista: O mesmo de sempre


O ex-prefeito de Juruti por três mandatos Isaias Batista filho não quer ser candidato a nada em 2012.

Nada, mesmo.

Ele já disse isso para amigos!

Já comentou isso na convenção do seu partido no último dia 25 de outubro.

Os seus companheiros do PMDB vão precisar de muita lábia pra fazê-lo mudar de idéia se não a vaga vai para o brejo.

Daqui de Manaus, vai a minha torcida para que seus companheiros de partido consigam convencê-lo do contrario.

Como eu já disse antes, o Isaias ainda é o melhor nome para disputa com o PT em 2012.

Isaias saiu da prefeitura, como entrou.

Está fora do poder e sua residência ainda recebe muitas visitas tanto da cidade como do interior.
Isaias continua muito popular.

Quem não acredita nisso aparece lá na sua residência.

Outra coisa em seus três mandatos de prefeito nunca se ouviu falar em nenhum escândalo envolvendo o seu nome.

E mais!

Isaias foi um bom prefeito.
A população lhe espera companheiro Isaias Batista de braços abertos!

Por: Alex Mendes

___________________________________________________________________

Quando os patos entram no jogo as raposas saem pela porta de trás. A administração do Petista Henrique Costa está refém do segundo e terceiro staff de sua gestão, ele está no antigo dilema “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”.

A verdade que o Petista Henrique Costa criou os patos, e os patos, não querem mais ser apenas patos querem se tornar cisnes. Henrique tentou eliminar os patos, quando disse em uma rádio em seu programa matinal de sábado que existia um rompo de aproximadamente R$ 15 milhões na Secretaria de Educação do Município e que iria exonerar a titular da pasta e todos os Secretario que compõe o primeiro staff inclusive sua esposa que é a titular da Secretaria de Assistência Social, o que se configura como um nepotismo descarado. Porém até a presente data ninguém foi exonerado.

A pergunta que se faz é cadê o Legislativo? Os vereadores têm o dever de apurar as denuncias graves que recai sobre Prefeito Henrique Costa e, em vez disso discutem nas seções de terça-feira e quarta-feira o sexo dos anjos. Cadê o Ministério Público? Que já deveria ter instalado um inquérito civil público e ter solicitado para Justiça Federal e Estadual a quebra do sigilo telefônico do prefeito e de seu primeiro e segundo staff.

Faço aqui um memorial das denuncias que recai sobre o prefeito. Primeiro: Seu cunhado Tabaco vendeu uma casa para Prefeitura por R$ 300 mil, o que não condiz com a realidade de uma cidade que até a década de 90 vivia com o orçamento do Fundo de Participação do Município – FPM e outros convênios. A casa que Tabaco vendeu que se quer o prefeito comunicou ao Poder Legislativo para apreciação dos vereadores hoje é a Secretaria de Educação de Juruti e de onde vem o mais duro golpe na carreira política de Henrique Costa. Segundo: O filho do empresário Tabaco e sobrinho do prefeito ganhou ano passado uma licitação de matérias de construção de R$ 2 milhões, o que se configura como Nepotismo descarado. Quarto: O Prefeito Henrique Costa tem uma mansão digna de um artista global, o que não condiz com seu salário de R$ 8 mil bruto, ou seja, algo em torno de R$ 7 mil em valor líquido. Quinto: Os secretários com um salário de aproximadamente R$ 2 mil, que é uma renda razoavelmente baixa, moram em verdadeiras mansões e ostentam uma vida de luxo que não condiz com seus ordenados. A pergunta que se faz, é como conseguiram de uma hora outra para outra construir essas mansões e ostentar esses luxos? Joilson homem forte do Prefeito Henrique Costa que antes de administrar os recursos municipais, era um ilustre desconhecido, um mero vendedor de Atena parabólica. A Secretaria de Educação antes de ser titular da pasta era apenas uma professora. O Secretario de Obras era dono de uma locadora de DVD, o próprio Prefeito Henrique Costa era um pequeno empresário que tinha apenas uma bicicleta vermelha. Hoje o Prefeito é dono até de Loteria que é administrada pela sua filha. Sexto: O Prefeito Henrique Costa usa três CPF. Os números são os seguintes: 109.251.042-72, 147.003.522-72 e 380.834.502-00. De acordo com levantamentos que o blog realizou na Receita Federal o CPF de 147.003.522-72 é de Antonio Fausto da Silva. Os CPF são usados nos contratos da Prefeitura e inclusive em ações judiciais. A exemplo, a ação que o atual prefeito move contra o ex-prefeito Isaias Batista Filho. Sétimo: As merendas que abastecem as escolas do Município são transportadas sem as minhas condições de higiene. Oitavo: O Prefeito Henrique Costa falta com a verdade quando diz que a fabricação de iogurte é realizada 100% em Juruti. A verdade é que os iogurtes são transportados de barco de Óbidos para depois serem distribuídos nas escolas de Juruti. Nono: No dia do aniversario do PT a Combi Escolar da Prefeitura estava transportando marmita do Restaurante Assador para o evento.

A grande verdade que desse lodo que o Partido dos Trabalhadores criou em sua volta, só quem se salva é o advogado Eder Coelho, militante histórico do partido, homem da mais alta integridade moral, do mais alto gabarito político e profissional. Apesar de ser o Advogado da prefeitura não se contaminou com o vírus da corrupção.
Alex Mendes

___________________________________________________________________

Henrique Costa é meu Javali preferido


Para quem não sabe javali é um porco do mato mamífero comum em todo mundo, uma caça muito saborosa excelente de ser comida de qualquer jeito, asada, cozido no leite da castanha, quando fresca é uma delicia. Há quem prefira salgada, porém, prefiro fresquinha. O único defeito desse porco é que ele adora chafurdar na lama. Coisa que abomino, portanto não vou aceitar as provocações patrocinadas pelo meu porquinho preferido – sai daqui coisa suja!

Primeiro: O Petista Dom Henrique V não venceu a última eleição Municipal. Isaias Batista e Otavio Barbosa perderam para eles mesmos a sucessão municipal. Perderam para burocracia jurídica. Perderam por falta de habilidades de seus advogados. Perderam por um erro de uma palavra escrita na ata de inscrição dos vereadores. Perderam por confiar de mais na vitória.

Segundo: O Petista Dom Henrique V não conseguirá eleger seu sucessor. O PT não tem nome para disputar com ninguém da oposição. A figura pública do PT com maior densidade eleitoral hoje é o Advogado Eder Coelho, porém o mesmo já articula sua vinda para o PMDB. O PTB não tem nome, nem voto para disputar a eleição de 2012. Sua última convenção realizada em Juruti foi um fisco, digno de um partido de aluguel. O Prefeito de Belém, Dulciomar e o Deputado Estadual, Julio Ferrari discursaram para dez gatos pingados. Marcos Aurélio a figura pública do PTB e vice-prefeito ainda não conseguiu se firma como liderança política, mais é um bom candidato a vereador. Caso insista na disputa majoritária perderá até para o Carlinho Tibinga, que já se lançou informalmente candidato a prefeito pelo Partido Verde - PV. A participação do Democrata na eleição de 2012 vai ficar comprometida se os vereadores eleitos na última eleição Municipal não se firmarem como oposição de verdade ao petista Henrique Costa. O PSDB em Juruti é tão insignificante quanto essas duas linhas que escrevo aqui.

Terceiro: A maior preocupação agora é saber quem fará oposição ao governo de Henrique Costa, pois o mesmo navega em céu de brigadeiro, sem nenhum barulho da oposição.

O petista Henrique Costa, assim como seu partido e seus aliados, chegarão em 2012 sem moral até para fazer oposição ao próximo prefeito. Depois de oito anos se esbaldando em Juruti, estarão desacreditado não só como governo, mas também como oposição. Com Dom Henrique V e seus lacaios presos, o partido tenderá a ser desmantelado, dando origem a uma infinidade de facção ideológica, se é que eles sabem o que é isso. O Risco, porém é que o candidato do PMDB governe hegemonicamente, sem oposição organizada. Isso vai ser Ruim para Juruti e para processo Democrático.

O PT vai perder a eleição de 2012 pelos mesmos motivos, que levaram Arruda a ser preso este mês. Os eleitores estão de saco – cheio com o comportamento de Henrique Costa. Juruti progride graças ao último governo de Isaias Batista Filho. Henrique Costa e os petistas estão acabados politicamente, porque continuarão a ser visto como uma gente disposta a cometer qualquer indignidade para se manterem no poder. O PT e Dom Henrique V serão sempre identificados como o partido que governa em beneficio próprio. Que emprega milhares de militantes em cargos de confiança. Que desvia verbas para construir mansões. Que persegue os opositores. Que segue a tradição coronelista de distribuir esmola em troca de votos. Que compra o apoio de outros partidos em troca de dinheiro. Que esconde dinheiro na cueca. Que paga mensalão. Que abusa dos gastos em propaganda. Que dá carta branca para o sobrinho do prefeito ganhar licitação de 2 milhões em matérias de construção. Que desvia verba da educação. O partido que permite que o prefeito tenha tripla identidade, haja vista que Henrique Costa tem três CPF. O partido que permite que caricature de médicos sem registro no CRM atendam ao povo.

Porém a falta de escrúpulo não é privilégios só do PT é comum a todos os partidos. Em Juruti os políticos são tão corruptos, mais tão corruptos que são capazes até de corromper a CPI da corrupção. É o que está acontecendo agora com a Câmara Municipal que não consegue investigar as denuncia que recai sobre o Prefeito, em vez disso possam com o prefeito no desfile da independência do Brasil. O PT está desmoralizado. A imagem de partido que topa qualquer parada colou no PT. E ninguém descola mais.

O Empresário Otavio Barbosa que é postulante a cadeira de Henrique Costa promete sacudir juruti no Domingo, precisamente na fazenda do ex-prefeito Isaias Batista Filho na Comunidade de São Pedro. É que Otavio festejará seu aniversario junto ao povo de Juruti e seus aliados e disse que vai levar mais gente em seu aniversario do que o PT levou para comemorar os 30 anos da legenda. Vamos aguarda!
Alex Mendes

___________________________________________________________________

Henrique Costa o nosso mal que não foi necessário


Eu nunca fiz uma crítica ideológica ao governo do Henrique Costa. Digo com absoluta certeza, os petistas de juruti, nunca foram de esquerda. O Henrique, por exemplo, não é ideológico. Eu sempre o tratei como alpinista social. Nada me surpreenderam no governo do Henrique, nem as orgias, nem as mandingas, muito menos as mansões. O que me surpreendeu de verdade neste governo foi à forma como eles instituirão a corrupção. No governo do Henrique ergueu-se uma cortina atrás da qual a rapinagem corre solta. Eu sempre pensei em abrir essa cortina, em minar os testas-de-ferro, em revelar o esquema laranja escondido atrás de alguns Secretários.

A oposição fez um papelão durante todo o mandato do Prefeito Henrique Costa. Durante todo esse período nunca propuseram uma CPI. Só que agora as coisas vão apertar a economia vai continuar em marcha lenta. Vai faltar dinheiro para os “companheiros”, mas Henrique só vai cair mesmo, se sua imagem de Macunaíma for para o brejo. Henrique está disposto a qualquer coisa para não perder as benesses do poder. Foi capaz de fechar o legislativo para poder continuar o governo paternalista, assistencialista, que a gente viu até hoje.

Henrique Costa tem que explicar para o Ministério Público e para a sociedade Jurutiense o que fez com R$ 90 milhões que recebeu em 2008 e mais 17 milhões que recebeu em Janeiro de 2009 de ISS, precisa urgentemente dizer onde estão os 15 milhões que desapareceram da Secretaria de Educação. Fato esse, divulgado publicamente pelo próprio Prefeito em uma rádio.

São tantas perguntas que estão sem respostas no Governo do Prefeito Henrique, como por exemplo, a Casa que a Prefeitura comprou do Tabaco cunhado do Prefeito que até hoje ninguém sabe ao certo quanto custou. Há boatos que R$ 300 mil vieram do Fundo Municipal de Educação e outros R$ 260 mil teriam saído de outro fundo para pagamento dessa casa. Somando isso, aos reparos para adequação e padronização da antiga residência para o prédio da SEMED, que segundo fontes, custou mais uns R$ R$ 150 mil. É bom lembrar também que a reforma foi realizada pela Construtora Area Engenharia. A mesma empresa estava construindo parte da praça, que recebeu para não concluir a obra. Somando, essa casa deve tercustado aos cofres públicos mais de R$ 600 mil.

O petista Henrique Costa, assim como seu partido e seus aliados, chegará em 2012 sem moral até para fazer oposição ao próximo prefeito. Depois de oito anos se esbaldando em Juruti, estarão desacreditado não só como governo, mas também como oposição.
O PT vai perder a eleição de 2012 pelos mesmos motivos, que levaram Arruda ser preso em Brasília. Os eleitores estão de saco-cheio com o comportamento de Henrique Costa.

Henrique Costa está acabado do ponto de vista politico, porque está disposto a cometer qualquer indignidade para manter-se no poder. Henrique administra em beneficio próprio, emprega centenas de militantes em cargos de confiança, desvia verbas para construir mansões, persegue os opositores, segue a tradição coronelista de distribuir esmola em troca de votos, compra o apoio de outros partidos em troca de dinheiro, abusa dos gastos em propaganda, dá carta branca para o sobrinho ganhar licitação, desvia verba da educação, tem tripla identidade, haja vista que tem três CPF.

Henrique Costa está encrencado até o pescoço. Eu que não queria está na pele dele quando ele cair em desgraça.

Por: Alex Mendes
______________________________________________

Rombo na Secretaria de Educação Juruti e o povo na merda



Henrique Costa é cínico, dissimulado, autoritário e irresponsável como só um governista pode ser em tempos de hegemonia legislativa, ignora o que é fato. É que na verdade pela lógica e pelos fatos que ocorreram na última eleição municipal, Henrique ocupa há um ano uma cadeira que não deveria ser sua. Henrique foi um acidente de percurso, um vacilo do Macaco.

Dom Henrique V foi rejeitado pelas urnas, mais resgatado por Ana Julia. Em mais umas de suas encíclicas papais. Dom Henrique V que ainda não explicou que fizera com R$ 90 milhões que recebeu em 2008 e mais 17 milhões que recebeu em Janeiro do ano passado de ISS, precisa urgentemente dizer onde esta os 15 milhões que desapareceram da Secretaria de Educação. Fato divulgado publicamente pelo próprio Prefeito em uma rádio privada.

Henrique não pode repetir a celebre frase do presidente Lula “que não sabia de nada” e não pode fazer como José Genuíno que assinara cheques em branco e depois alegou que assinará sem lê. Henrique não pode copiar o imperador Romano Julio César, por que teria que dizer “Até, tu Brutus!” Só que no caso de Henrique ele teria que dizer “até, tu quem?”.

Seguramente uma das mais graves mazelas da Administração de Dom Henrique V, tem sido a política feita para contemplar amigos. É só olhar as licitações da prefeitura sempre quem ganha é alguém ligado ao Prefeito diretamente ou indiretamente ou ligado ao seu primeiro staff na administração. Seu cunhado Tabaco vendeu uma casa para Prefeitura por R$ 300 mil, o que não condiz com a realidade de uma cidade que até a década de 90 vivia com o orçamento do Fundo de Participação do Município – FPM e outros convênios. A casa que Tabaco vendeu que se quer o prefeito comunicou ao poder legislativo para apreciação dos vereadores hoje é a secretaria de Educação de Juruti e de onde vem o mais duro golpe na carreira política de Dom Henrique V.

“Um dos casos mais recentes de tráfico de influencia envolve o nome Tupaiú que há tempos atrás era criticada pela cúpula petista por ter ganhado diversas licitações no governo de Lira Maia e que por isso responde a processos na Justiça Federal em Santarém. Pois bem, o nome parece famoso a vista dos seus administradores que já existe aqui em Juruti a empresa TUPAIÚ CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA. Um fato que se não é coincidência é curioso, os sócios são Andria Lourido Lira e Geraldo Ribeiro de Rezende Neto. O sócio Geraldo Rezende Neto, possui 90% na cota da empresa, é genro do Sr. Francisco de Araújo Lira, é irmão de Chrystian Rezende.O Sr. Crhystian Rezende é gestor jurídico dos contratos da Prefeitura de Juruti, o que fica fácil o favorecimento. Essa empresa Tupaiú já ganhou uns itens da CONCORRÊNCIA Nº 20091711002 referente à CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA, COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS E MÃO-DE-OBRA PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS NAS ZONAS URBANA E RURAL DO MUNICÍPIO DE JURUTI, às empresas TUPAIU CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA, sob o CNPJ nº 10.971.680/0001-44 nos itens nº. 01, 02, 03, 04, 05 e 06; CARVALHO J. COMERCIO DE MATERIAIS ELETRICOS E SERVIÇOS LTDA, sob o CNPJ Nº 05.629.302/0001-47 no item 07; PRESIM PREMOLDADOS, SIMÕES ENGENHARIA E COMERCIO LTDA sob o CNPJ Nº 02.639.925/0001-02 no item 08.DIÁRIO OFICIAL Nº. 31574 de 29/12/2009 DIÁRIO OFICIAL Nº. 31574 de 29/12/2009 - PARTICULAR, P. M. de Juruti - Número de Publicação: 57562.Só para recapitular, o Sr. Christian, é aquele que era presidente da licitação nas quais o seu pai nunca perdeu uma nas concorrências do leite e yogurt, e até hoje, é só ele que ganha, ninguém se mete para concorrer por que já sabe que vai perder. Vou enviar anexo, a cópia de uma denuncia que nos próximos dias vai ser protocolado no ministério publico sobre esse yogurt, que é fornecido nas escolas de juruti.O fato dessa empresa ganhar alguns ítens não agradou o prefeito de Juruti, que queria que só a empresa Millenium ganhasse todos os itens”. De um leitor para o blog do Isaias Filho.
O Poder Legislativo tem que dá uma resposta urgente a população e de imediato instalar uma CPI para apurar as declarações feitas pelo Prefeito em seu programa matinal de sábado. A Secretaria de Educação deve ser afastada do cargo até que as denuncias sejam apuradas. Assim acho justo para com os eleitores que conduziram Henrique Costa e Marcos Aurélio e toda a corriola Petista ao poder que justifiquem as mansões, os Carrões, as fazendas e de onde vem tanto recurso para tanta farra. O prefeito tem uma mansão digna de um artista global, o que não condiz com seu salário de R$ 8 mil bruto, ou seja, algo em torno de R$ 7 mil em valor líquido. Os secretários têm um salário de aproximadamente R$ 2 mil, que é uma renda razoavelmente baixa para bancar tanto luxo. Joilson homem forte de Henrique Costa que antes de administrar os recursos municipais, era um ilustre desconhecido, um mero vendedor de Atena parabólica, ostenta um poder que não condiz com sua renda de ex-secretario a não ser que ele seja o dono do empreendimento em frente a sua residência, que ele insiste em dizer que é de seu parente.

Não queria aqui generalizar por que tem gente boa que ocupa a administração municipal, assim como tem gente honesta dentro do Partido dos Trabalhadores em Juruti. Mais infelizmente ainda não conseguiram enxergar a verdade que Henrique Costa é tão honesto quanto Paulo Maluf e tão de esquerda quanto José Dirceu o líder da quadrilha do mensalão. A final o que está em jogo hoje na Administração de Dom Henrique V é o único programa social que deu certo em sua gestão que foi o primeiro emprego de muitos petistas que nunca trabalharam na vida.

Isaias Batista Filho não poderia ser mesmo o prefeito de Juruti, como pode um homem que paga seu almoço com o dinheiro do próprio bolso ser prefeito dessa cidade? Como pode um homem que foi prefeito por três mandatos e tem uma casa normal ser prefeito de Juruti? Como pode um homem sem empreiteira, gráfica, um homem sem concessionária e sem locadora de carro ser prefeito de Juruti?

Isso é o que muita gente se pergunta. Para estas centenas de perguntas, a resposta dos descontentes é que Isaias Batista tinha um projeto de transformação social de mudança estrutural para Juruti e o Dom Henrique V tinha apenas um projeto de poder localizado na mão de um grupinho que hoje está brigando para se manter a qualquer preço no poder inclusive passando a perna em seus próprios companheiros. Isso é desespero de quem sabe que a boquinha está acabando e o doce está no fim. A pernada que a Secretaria de Educação tentou dá no Prefeito no último congresso do PT para escolha do diretório da sigla em Juruti é um prenuncio que a administração de Henrique está clinicamente morta do ponto de vista político.

Dom Henrique V, o Papagaio de Pirata biônico de Ana Julia, consegue administrar a cidade sem um único barulho do legislativo, isso mostra o tamanho do puxa-saquismo político para com o executivo, vejam: Marcos Aurélio que não é o grande imperador Romano que sonhava em consolida a republica em seu País. Esse é o Marcos Aurélio vulgo Marquinho que está, mas para morador da cidade surrealista de Gabriel Garcia Márquez “Maconda” onde os pobres levitam ao ingere chocolate e os políticos vivem 200 anos. Marcos Aurélio é o vice-prefeito. Outro deles é Peruano que um dia desses disputava com uma outra beleza rara Júnio Canto a simpatia de Dom Henrique V. Para quem não conhece Junior Canto até outro dia era um mero empresário de uma casa de show que viu sua vida mudar quando assumiu a pasta da Secretaria de Comunicação do Município. Marcos Aurélio é candidato a candidato para que cargo? Sim, a prefeitura petulantemente ocupada por Dom Henrique V. É claro vai precisar se entender primeiro com o Peruano e a agora com a Secretaria de Educação do Município. E onde ficam os militantes históricos do PT? Esses são tão insignificantes para Henrique V quanto essas duas linhas que estou escrevendo aqui.

São essas as pessoas que vão disputar futuramente a simpatia dos Jurutiense. Repito são postulantes ao cargo mais importante do Município. Se um dia você tiver perdido e pedir ajuda a um desses postulantes e eles disserem para entrar a direita, não pense duas vezes, vá para esquerda. Convenhamos se um dia essas pessoas postulantes a cadeira de Dom Henrique V estiverem falando mal de alguém, uma coisa é certa: essa pessoa presta.

Assim como prometi que iria divulgar as fotos das péssimas condições da Escola Zelinda Guimarães e cumpri, amanhã estarei abrindo a caixa preta das licitações da Prefeitura.

Alex Mendes