Isaias Batista



O ex-prefeito de Juruti por três mandatos Isaias Batista filho continua o mesmo de sempre. Amigo, irmão e humilde.
Está fora do poder há mais de sete anos e sua residência ainda recebe muitas visitas, tanto da cidade, como do interior.

Isaias continua muito popular.

Quem não acredita nisso aparece lá na sua residência!

Garanto que vai ser bem recebido.

Isaias Batista é daqueles políticos que acredita na igualdade de classes e que faz política com amor no coração!

Outra coisa em seus três mandatos de prefeito nunca se ouviu falar em nenhum escândalo envolvendo o seu nome.

Isaias, assim como você e, eu tem as mãos limpas...

Apesar dos seus adversários tenham tentado de todas as maneiras silencia-lo, seu recado ainda encontra aconchego no coração daqueles que verdadeiramente amam Juruti.

Isaias foi perseguido pelos seus opositores e mesmo assim conseguiu sair de cabeça erguida da vida pública e nenhuma denuncia foi capaz de atingir sua dignidade e honestidade.

E mais!

Isaias Batista é uma grande liderança, isso não se discute, falo disso com a propriedade de conhecê-lo. Sem sombra de duvida, Isaias fez muito mais, como prefeito do que Henrique Costa.

Isaias foi um bom prefeito.

A população lhe espera companheiro Isaias Batista de braços abertos!


Por: Alex Mendes

Matando saudade da entrevista com Isaias Batista do dia 09 de setembro de 2009...

Acompanhe os trechos da entrevista...



Quinta-feira, 09 Setembro de 2009. Sentado no escritório de sua residência em Juruti, entre uma música e outra de Odair José, Roberto Carlos e Reginaldo Rossi. Cercado de quase 200 livros. Isaias Batista nós deu uma entrevista exclusiva, onde falou de seu posicionamento política para eleição de 2010, o que anda fazendo atualmente. Disse que é um homem frugal, do tipo que gosta de preparar seu próprio café da manhã, gosta de comida natural, bebe suco de clorofila e aos finais de semana vai com a família e seus amigos para sua fazenda, gosta de escutar MPB e MPP. Mas também disse que é um cara refinado, gosta de musica clássica e é um modesto bebedor de vinho.

Alex Mendes – O PMDB juruti vai apoiar quem para o governo do Estado do Pará? 
Isaias Batista – Essa é uma discussão em nível estadual, que ainda não foi feita, espero que o nosso partido tenha candidato próprio e que seja Jader Barbalho que hoje está em primeiro lugar nas pesquisas, tanto para o Governo Estadual como para o Senado Federal. 

Alex Mendes – Isaias você vai está em cima de que palanque para Dep. Estadual, Federal e Senado? 
Isaias Batista – Sou um cara de partido, já tenho mais de 25 anos no PMDB e daqui não saiu. Eu tenho uma profunda amizade nos meus irmãozinhos José Priante e Antonio Rocha, são meus amigos de velhos tempos, riram comigo nas vitórias e choramos juntos nas derrotas, não posso abandona-los, estaremos juntos em todas as lutas e desafios. 

Alex Mendes – depois de já ter sido três vezes prefeito de Juruti, o que você ainda espera da vida pública? 
Isaias Batista – Devo tudo que sou primeiramente a Deus em seguida ao meu Pai, minha Mãe e minha esposa em terceiro a cada homem e a cada mulher dessa cidade. Se fui prefeito por três mandatos, eu devo a eles, então o povo e Deus decidiram meu futuro político. 

Alex Mendes – A oposição na Câmara dos vereadores aqui em Juruti é muito fraca, como você analisa essa atual conjuntura? 
Isaias Batista – Alex, não gostaria de entrar nesse mérito, cada um sabe da sua vida e sabe o que faz, eu sei quem está do nosso lado. Já diria o jargão, “o tempo é a razão da verdade”. 

Alex Mendes - Isaias Batista você que já foi gestor público por três mandatos em juruti, o que você acha da transparência na administração pública? 
Isaias Batista - A Transparência administrativa deve ser cada vez mais obrigação do gestor público e deve ser fiscalizado pela população, além da própria Câmara Municipal. Desta forma os recursos arrecadados da população devem ser objetos de transparência absoluta por entender que uma administração não deve ter receio de mostrar o que esta sendo feito e como esta sendo gasto o dinheiro arrecadado, possibilitando ampla fiscalização da população. O Combate à corrupção deve ser uma ferramenta de vontade política a ser implementado, desde o primeiro dia da administração e atingir todos os segmentos da administração pública que passa teoricamente pelo próprio ingresso, e seus servidores públicos, os gastos, e suas conseqüentes economias, até as famosas licitações visando sempre gastar e reverter cada centavo arrecadado em ações públicas numa política voltada para investimentos nos setores mais necessitados da sociedade. 

Alex Mendes - Isaias hoje a população administra com o gestor, como você vê esse tipo de projeto? 
Isaias Batista - A Participação da População é um grande aliado para o sucesso de uma administração. Apenas com participação da população em todas as áreas da administração, vamos poder vislumbrar uma sociedade mais igualitária, onde os recursos e suas ações poderão transformar realisticamente a situação atual num grande processo de inversão. 

Alex Mendes - Isaias qual era seu grande projeto na área da educação caso você fosse eleito prefeito de juruti na eleição de 2008? 
Isaias Batista - A Secretaria Municipal de Educação tem como objetivos básicos definir a política da Educação a partir das creches, do Ensino Infantil, Fundamental e programas de Educação Especiais para jovens e adultos, nessa pespctiva nós estabelecemos os seguintes criterios para área da educação no municipio. Criar mecanismos que avaliem e garantam a qualidade do ensino público municipal, coordenando a implantação da política educacional do Município, garantir os recursos necessários à manutenção e funcionamento das escolas públicas municipais, integrar ações de caráter educacional na área do ensino básico. 

Alex Mendes - O que sua administração iria fazer para estimular o aprendizagem do aluno? 
Isais Batista - Nós iriamos fazer a criação de prêmios para os alunos que obterem a maior nota durante o período letivo de aula, construir Escolas de Ensino Fundamental na área Rural e Urbana, Desenvolver a oxigenação da Educação Especial com a aquisição de equipamentos e a contratação de mão-de-obra especializada para trabalhar com as crianças especiais da rede municipal, implantação da Educação Indígena, criação do Programa Escola Aberta nas Escolas Municipais. A iniciativa da escola aberta prevê a abertura das escolas nos finais de semana oferecendo diversas atividades sócias, culturais e esportivas para a comunidade do entorno da Escola, criar bibliotecas digitais nas escolas municipais. 

Alex Mendes - Na área esporte e lazer? 
Isaias Batista - A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer tem como objetivo o amparo ao desporto, a promoção, a difusão das atividades desportivas e a promoção do esporte amador. Através dos Centros Municipais de Esporte e Lazer que irião ser criados em nossa administração, serião desenvolvidas atividades esportivas nas modalidades futebol, futsal, voleibol, handebol, natação, hidroginástica, dança, Jiu Jitsu, judô, box, capoeira, tênis de mesa e ginástica. O grande projeto na área do esporte seria a criação do Centro de Esporte e Lazer (Ginasio coberto) que seria criado para desenvolver a prática esportiva, social e de lazer em nossa cidade. Contaria com uma equipe de profissionais de Ed. Física que se empenhariam para proporcionar o bem estar físico, mental e social aos habitantes da cidade de Juruti, através de variadas modalidades esportivas. 


Alex Mendes- Hoje o portador de necessidades especiais tem muita dificuldade de acesso, coisas basicas do tipo, o direito de ir e vim. Como o senhor analisa essa situação? 
Isaias Batista – Esse é um desafio a ser vencido, em uma eventual mandato do PMDB no futuro. Em uma prefeitura nossa, vamos proporcionar a população, portadora de deficiências, o acesso e permanência em atividades físicas, esportivas e de lazer, vamos criar o Programa para Portadores de Necessidades Especiais, que tem como objetivo principal à orientação quanto à prevenção de deficiências secundárias, reabilitação, igualdade de oportunidades e uma política permanente de esporte de integração e de competição. Objetivando, assim, a orientação e prevenção de deficiências secundárias, reabilitação e acima de tudo igualdade de oportunidades. 

 Alex Mendes – Qual era o grande projeto na área de Assistência Social? 
Isaias Batista - Gerenciamento e a operacionalização das Políticas Públicas nas áreas de ASSISTÊNCIA SOCIAL e CIDADANIA, visando o atendimento dos segmentos populacionais, que se encontram em situação de EXCLUSÃO SOCIAL ou de POBREZA ABSOLUTA, assistindo-os em suas necessidades emergentes, promovendo a integração ou reintegração social, e a participação ativa na vida comunitária e no processo de desenvolvimento econômico e social do Município, mediante a execução de programas e Serviços capazes de promover a ASSISTÊNCIA SOCIAL, ARTICULAÇÃO E O APOIO INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIO, e ainda, PROMOÇÃO DA CIDADANIA, ações preventivas, assistenciais e promocionais, voltadas para o atendimento da população de baixa renda, com a participação e o apoio efetivo da sociedade. Os programas e projetos desenvolvidos pela Secretária serião amparados na concepção de Assistência Social como política pública que tem suas ações pautadas em quatro funções distintas e complementares, Inserção, Prevenção, Promoção e Proteção. 

 Alex Mendes - Qual era o grande objetivo com essas ações? 
Isaaias Batista- Conquistar transparência no funcionamento de programas e projetos na área assistêncial, assim como na utilização de recursos financeiros nas áreas governamental e comunitário, conscientizar sobre a necessidade de valorização do ser humano para a construção da ação social, formando um sistema planejado de proteção social a população vulnerabilizadas ou excluídas do acesso aos direitos sociais ou em risco social, prover serviços, programas, projetos em benefícios de proteção social básica e especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem, contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais, em áreas urbanas e rurais, assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária. 

Alex Mendes - Como seriam esses os programas sociais? 
Isaias Batista - As ações de Assistência Social visam assegurar benefícios e serviços que se encontram, inseridos tanto no âmbito da Proteção Social Básica como no da Proteção Especial conforme preconiza a Política Nacional de Assistencia Social, bem como efetivar o processo de criação e consolidação do Sistema único da Assistencia Social - SUAS . As ações de Cidadania e Renda obedecem ao novo paradigma da Assistência Social como política pública, articulando a dimensão distributiva desta política, sustentada pela perspectiva de construção da cidadania e perspectiva de emancipação social. Passando a ter atribuições de articulação e parcerias, com programas de transferência de renda, capacitação ocupacional e cidadã e inclusão produtiva. Construir os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na area urbana e rural com objetivo de atuar com famílias e indivíduos inseridos na área de abrangência dos Centro de Referências da Assistencia Social, viabilizando o acompanhamento psicosocial das famílias, pelo encaminhamento e garantia de acesso às politicas públicas, e pelo monitoramento e avaliação da rede de ações sócioassistenciais, prestar informação e orientação para a população de sua área de abrangência, bem como se articular com a rede de proteção social local no que se refere aos direitos de cidadania, propiciar iniciativas que garantam meios, capacidade produtiva e de autogestão para elevação das condições de vida, através de mecanismos de articulação e de participação de diferentes áreas governamentais e da sociedade civil, mapear a rede sócioassistêncial do município. O nosso público seriam Famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, priorizando aquelas que se encontram em vulnerabilidade social e que estão inseridos na área de abrangência territorial dos CRAS e por fim nen menos importante iriamos fazer o S.O.S Funeral em parcerias com marcenarias locais para o Desenvolvimento do S.O.S Funeral com objetivo de Atender as famílias comprovadamente em situação de pobreza, em caso de óbito de seus membros, fornecendo-lhes os serviços funerários gratuito. 

Alex Mendes - E o meio ambiente tema muito descutito atualmente no mundo? 
Isaias Batista- A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem a atribuição de formular e executar a política municipal de desenvolvimento e meio ambiente da cidade em consonância com as diretrizes estabelecidas pela política nacional de desenvolvimento econômico, científico, tecnológico e de meio ambiente. Desenvolver atividades de Educação Ambiental com moradores, alunos e comerciantes, iniciar o plano de manejo Florestal em áreas atingidas pelo desmatamento, Implementar canteiros e coleções representativas da floresta nativa na área urbana da cidade, elaborar programa de coleta de sementes, criar o Parque Municipal na área do jará, revitalizar o lago do Jará, projeto de arborização em áreas de ocupação e de desmatamento, melhorar a recepção ao turista, desenvolver atividades de educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental e nas comunidades. 

Alex Mendes - Hoje um dos principais problemas de juruti são as ocupações de terra que acabam gerando bolsões de pobresa o que fazer para resolver esse problema 
Isaias Batista - Criações de pequenos conjuntos habitacionais, para evitarem as ocupações de terras (invasões). 

Alex Mendes - E no Abastecimento? 
Isaias Batista - Revitalização de mercados e feiras e criação de Mini-Mercados. Incentivo à agricultura familiar na área rural com aproveitamento de 100% para a merenda escolar do município. Através das fazendas aquáticas que são a criação de peixes em cativeiros e do aproveitamento das culturas de ciclo curto. 

Alex Mendes - Um dos grandes problemas hoje das cidades no Brasil é a Segurança Pública o que fazer para melhorar? 
Isaias Batista - Ampliação da ação da Guarda Civil Municipal para atendimento em repartições públicas com prioridade para a área central da cidade. Postos de Segurança Municipal nas Escolas Municipais. Programa de parceria com o Governo do Estado para a instalação de ações conjuntas de segurança e combate à violência como, por exemplo, atuação mais ampla da Guarda Municipal, como poder de policia, na área central. Ações pequenas que levariam tranqüilidade a população de juruti. 

Alex Mendes - Deixa aqui seu recado para população de juruti? 
Isaias Batista - Alex, vou iniciar com uma frase do Taiguara que diz o seguinte “Lá onde estive o sonho acabou, aqui onde me encontro, nem começou”. Este é o grande desafio e por isto convidamos a cada morador desta cidade, a cada homem e mulher a mudar esta realidade perversa onde crianças são esquecidas, onde homens e mulheres se tornam presas fáceis de especuladores na medida em que lhes falta emprego, saúde, dignidade; onde nossos idosos vivem humilhados, é preciso voltar a sonhar, sonhar com uma nova sociedade, e vamos partir de Juruti, no coração da Amazônia, para mostrar ao Brasil, e quiçá ao mundo, que este sonho é sim possível, e já podemos sentir este sonho na ponta dos dedos. O Caminho é longo, difícil, mas se tornará menos doloroso se cada homem e mulher de bem estender suas mãos.