terça-feira, 8 de setembro de 2009

Manaus pode ficar fora da copa de 2014


Toda a euforia em torno da Copa de 2014 começa a se transformar em preocupação para os amazonense. Uma das exigências da Fifa - o lançamento de edital internacional para a construção do novo estádio que vai substituir o Vivaldo Lima, ainda não foi cumprida. Agora, premida pelo tempo, que começa a encurtar, e para evitar problemas que possam interferir no evento, a Fifa estuda cortar algumas subsedes. Na ponta da corda estão Manaus, Cuiabá e Natal.

Manaus ofereceu para a Federação Internacional de Futebol o maior e mais ousado dos projetos para a Copa de 2014 e, com isso, venceu Belém e Rio Branco, que lutavam para ser subsedes na Amazônia. Segundo o projeto original, serão gastos R$ 6 bilhões na infra-estrutura da cidade – só o novo estádio vai custar R$ 600 milhões - mas o governo já disse de onde sairá o dinheiro.


NA IMPRENSA


Nesta segunda-feira os principais jornais do pais (veja matéria de O Globo, abaixo), já anunciam a intenção da Fifa de apertar as cidades escolhidas como subsedes. Quem não seguir à risca o cronograma de obras, será cortado. Veja abaixo:“ De acordo com o jornal “Folha de São Paulo”, a Fifa está estudando a possibilidade de diminuir de 12 para dez o número de sedes da Copa de 2014, que acontecerá no Brasil. O motivo para exclusão seria o atraso nas obras e a falta de dinheiro de algumas cidades.Nenhum dos nove governos estaduais lançou o edital de licitação das obras das arenas. Por terem estádios privados, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão livres da exigência. Segundo a publicação, algumas cidades correm o risco de não receber os jogos. Cuiabá, por exemplo, já mudou o projeto duas vezes em apenas seis meses. Natal, Recife e Manaus são outras sedes que causam preocupações. "Os executivos da Fifa também não gostaram de alguns projetos. Pelo menos duas cidades pretendem construir 'puxadinhos' em seus estádios para abrigar os jogos da Copa", escreveu o jornal, referindo-se a Salvador e Cuiabá. No último dia 31 de maio, em um congresso em Bahamas, a Fifa anunciou as cidades-sede para o Mundial de 2014: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Fonte: Blog do Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário