quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Na Terra dos Mundurucus Gringo vende geladeira para Esquimó

Por: Alex Mendes

O cidadão Jurutiense consciente de seus direitos fundamentais jamais ficará passivo frente aos desmandos que tanto o poder público quanto o privado promovem contra os interesses populares em nossa querida cidade. Constantemente houve-se protestos isolados de cidadãos contra os governantes e corporações empresariais, que além de violar o Direito coletivo afrontam a inteligência da população com atitudes arrogantes, valendo-se do grito e do desacato como instrumento de intimidação ou perseguição.

Aqui por se tratar de uma cidade rica em bauxita o Prefeito comporta-se como se fosse um senhor feudal, centralizando as decisões do Município no capricho e vaidade do governante que manifesta um personalismo patológico, transformando as empresas e cidadãos em serviçais palacianos.

Verdade ou não é preciso considerar tais comportamentos como um dos tantos males que Juruti vem sofrendo em nome de um centralismo governamental pautado no pensamento único e populista. Dessa feita, a vontade do prefeito do Município é Lei, aparelhando os órgãos governamentais na perspectiva dos grupos privados, contrariando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência prescritos em nossa Carta Constitucional.

Em Juruti, os males multiplicam-se como praga definhando cada vez mais as políticas públicas. Fato esse, que pode ser constatado nos níveis de desigualdade social registrado nos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), o que denuncia uma prática política concentradora de renda em benefício de grupos privados que há muito se locupletam do erário público.

Por essa razão, nós Jurutienses deveríamos estatuir uma rede chamada Males Jurutiense, valendo-se da internet com objetivo de catalogar os males que mais acometem o povo de nossa querida Juruti quanto as prática de corrupção, oportunismo, nepotismo, descaso e tantas outras pragas. Tudo isso, pode ser identificado no dia-a-dia do cidadão que procura os serviços públicos para suprir necessidade em cumprimento aos seus Direitos coletivos referente à segurança, mobilidade, educação, saúde, cultura, habitação, empregabilidade e por um meio ambiente equilibrado, que possibilite a sustentabilidade das comunidades locais, que muito dependem dos recursos ambientais para garantir sua qualidade de vida, bem como para saúde de todo o planeta.

Ora, se não gritas, consentes e dessa feita, serás também cúmplices da corrupção e da irresponsabilidade que campeia por todo o tecido social de Juruti. Bote a boca no trombone e faça valer a sua cidadania aqui e agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário