quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Entrevista com Alex Mendes


Acompanha o pique de Alex Mendes não é para qualquer um, o vice-presidente Estadual do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL é do tipo elétrico, que fala sem parar e parece prestar atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Um excesso de energia muito bem-vinda para quem iniciou muito cedo no movimento Estudantil, para quem já foi presidente de Grêmios, presidente da UMES, Vice-presidente da UBES, líder de greves, assessor de comunicação de órgãos Municipais, dirigente partidário e ainda encontra tempo para ser o pai da Clara Porto Mendes Braga, sua filha de apenas dois anos.

Alex Mendes nos recebeu em sua residência, e nos contou seus planos para o futuro, falou de sua experiência vivida em quase quatro meses morando em Juruti, qual será seu posicionamento político para eleição do ano que vem, quem vai apoiar nas eleições municipais de Juruti em 2012. Sempre bem humorado e com um pedaço de queixo na mão, um copo de suco de laranja e cercado de centenas livros. Alex não se esquivou de nenhuma pergunta nem quando foi questionado sobre que nota daria a administração de Henrique Costa. “Henrique é um covarde e os covardes não tem direito nem de entrar no inferno”, alfinetou Mendes.

blog do Isaias - Juruti?
Alex Mendes - Eu não gosto de tratar desiguais de forma igual à situação em Juruti já passou de todos os limites. Está além do horror. A política em juruti esta me causando arrepios sistemáticos. Não quero bancar o sensitivo, mas esta era: Henrique Costa + PT é igual Samba do crioulo Doido. Nunca tinha visto antes na história da república Brasileira tanta incompetência em uma só administração. Parece se estiolar numa mesmice de procedimentos políticos que parecem véspera de alguma explosão.

blog do Isaias - Explica Melhor?
Alex Mendes - Vou classificar aqui como a “maldição da rodela”, um jeito carinhoso para falar do primeiro escalão da administração do PT. O Henrique é um bom jogador, mas como administrador deixa muito a desejar. Na última eleição ele deu um xeque-mate na oposição que perdeu eleição antes mesmo de entrar em campo. Ele trouxe para seu lado pessoas com boa capacidade de articulação e com uma mentalidade de mundo moderno. Já disse uma vez em artigo que o Henrique é uma espécie de Macunaíma-maquiavélico. O Henrique ganha a eleição, mas não conquista o respeito do povo e não conseguiu se firma como liderança política em Juruti. Porém aglutinou com ele muitos oportunistas que um dia já tiveram do lado do Isaias e hoje estão do lado do Henrique e se um dia o Isaias voltar ao ocupar o executivo vão chamo-lo de meu mestre. Mais mesmo assim esse governo continua o mesmo: anúncio de medidas não-tomadas, radicalizações e indignação ‘verbais’ do executivo ou de amigos, ou filhinhos desde e daqueles mamando nas tetas da prefeitura, mais tudo amenizados por sorrisos carismáticos em jornais patrocinados pelo poder público.

blog do Isaias - Fala mais um pouco sobre isso?
Alex Mendes - Nada de real acontece em Juruti, nós só temos passado e futuro, o presente se dissolve no ar ou talvez nas mansões palacianas que estão sendo construídas nesta atual administração. Estamos precisando mais do que ação. Estamos precisando de fatos e a administração Henrique costa desmoralizou os fatos. Os acontecimentos simplesmente não acontecem, se diluem, morrem. Quando veremos juruti crescer? Henrique Costa usa a bruta resistência do atraso como caldo de cultura para manter viva a incompetência e a inércia de sua administração. Não vejo um projeto de modernização. É bem verdade que o prefeito aprendeu bem a usar, a manipulação dos meios de comunicação que patrocina para poder navegar no lodo limpinho que ele criou em sua volta.

blog do Isaias - Aprofunda-se?
Alex Mendes
- Estamos assistindo a uma nítida deterioração das instituições, quando ninguém mais teme nada, todos descobriram que corrupção não tem “pobrema”, como diria os companheiros. O que antes se fazia com vergonha, agora é feito às claras. Trata-se da institucionalização da amoralidade útil, da desmoralização dos escândalos. Vivemos na administração do é assim mesmo e tapinha nas costas. E toda essa impunidade é adoçada pelo charme Maquiavel do prefeito; tudo fica invisível quase, tudo fica desmentido pelo inesperado aumento da produção industrial, graças à ‘ALCOA’. Na verdade Juruti progride, enquanto o prefeito dorme, as grandes obras em Juruti foram feitas pela Agenda positiva, a prefeitura recebeu no ano passo de ISS mais de R$ 90 milhões e em Janeiro recebeu R$ 17 milhões. Juruti é uma cidade que está vivendo seu melhor momento econômico e se a população não abri os olhos vai ficar vendo a banda passar tocando coisa de amor.

blog do Isaias - Em 2012 eleições Municipais?
Alex Mendes - É importante pensar a política como forma de transformação social, e o futuro governante da cidade tem que ter uma visão moderna de administração tem que ser bem articulado com a política nacional. Eu não faço mais um debate localizado, penso que a eleição de 2012 depende diretamente da eleição de 2010. O futuro presidente da Republica tem que fazer a federalização da educação. É preciso que o próximo presidente pense diferente de Lula e do PT e faça uma revolução na educação básica de tal maneira que se iniciem, de imediato, as mudanças radicais para que o Brasil venha a ter um sistema educacional competente que permita criar uma economia competitiva, emprego para população e melhor qualidade de vida para todos. É hoje um consenso na sociedade moderna que os investimentos em educação ocupam papel central no progresso das sociedades. Os países com o maior desenvolvimento são aqueles que fizeram os maiores investimentos em prol da escolarização de qualidade de seus povos. Mais educação significa avanços no setor produtivo e na qualidade de vida, bem como na redução das desigualdades.

blog do Isaias - Quais são esses Países que melhoram com os investimentos na educação?
Alex Mendes
- O Canadá, a Coréia do Sul, República da Irlanda, Espanha, Finlândia e o Chile aumentaram a escolaridade média de suas populações, investiram a maior parte de seus gastos sócias em educação, melhoram a qualidade do aprendizado e investiram em formação de professores e os valorizaram profissionalmente. Deram certo na promoção da educação e isso se refletiu fortemente no desenvolvimento econômico e social.

blog do Isaias - O Brasil é um País que apenas 5% da população tem ensino superior como melhorar isso?
Alex Mendes
- Nas últimas décadas, no Brasil, foram promovidos esforços para melhorias no campo da educação. Alcançar 97% da população de 7 a 14 anos matriculada foi m avanço diante das taxas do final da década de 1980, quando o índice era de 86%. Mas ainda é pouco. Não podemos consentir que 3% de nossas crianças fiquem fora da escola. Para superar o quadro de debilidade da aprendizagem na educação, é necessário aumentar os recursos, mas, sobretudo, melhor direciona-lo, com planos e metas claras de avanços reais. É preciso não só uma reforma do financiamento da educação, mas uma reforma pedagógica e de gestão para que o Brasil não perca por completo o bonde da história.

blog do Isaias - Como seria essa reforma?
Alex Mendes
- A base dessa reforma seria a federalização da educação básica, uma espécie de sistema único da educação. Não se trata de centralismo gerencial ou pedagógico, mas a expressão mais nítida da responsabilidade da união com a educação das crianças brasileiras, mantendo o gerenciamento municipal e permitindo a liberdade pedagógica, mas com exigência mínima definitiva em uma lei de responsabilidade educacional.

blog do Isaias - O legislativo?
Alex Mendes
- Minha formação política vem do movimento estudantil dos grandes debates, fui um dos críticos da atual reforma universitária, quando ocupava o cargo de vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES, talvez tenha sido o único Jurutiense a ocupar esse cargo. Eu não concordo acho que a reforma deveria ser de base. Não se constrói uma casa começando pelo telhado e sim pelos pilares. Falo disso para retorna ao legislativo local e como não tenho compromisso com o prefeito e muito menos com os vereadores. Meu compromisso é com a verdade, vou logo classificando o legislativo de Juruti como fraco e apático. Um dos pilares da democracia é o contraditório: a posição e a situação. E em juruti só tem situação. O Vereador Erodisse Brelaz é o único foco de oposição na casa é uma exceção. Os vereadores de situação estão fazendo seu papel de dá sustentabilidade ao executivo para governar, ou seja, ter governabilidade e o Henrique tem isso de sopra no legislativo. O Erodisse é um grande vereador, talvez o melhor nessa legislatura, tem uma carreira política sólida, já foi presidente da casa por duas vezes, mas não tem o arrojo do ex-vereador Toró.

blog do Isaias - O PMDB tem vários nomes para disputar a sucessão Municipal qual é o nome mais forte para enfrentar o PT em 2012?
Alex Mendes
- Eu sou um dirigente do PSOL. Sou vice-presidente Estadual da legenda no Amazonas, logo fico impossibilitado de apóia um candidato do PMDB. Não sou filiado ao PMDB, meu partido é oposição ao PMDB em nível nacional e no Amazonas fazemos oposição ao Governador Eduardo Braga e sua política de calango ele troca de discurso, assim como calango muda de pele para cada platéia, ele ganha prêmio Ambiental, porém é conhecido como rei do gado. Só que em nível local tenho afinidade política com o ex-prefeito Isaias Batista Filho, isso não significa que vamos está no mesmo palanque. Acho que é cedo para falar em 2012, porém é importante fazer esse debate. O PMDB de Juruti tem grandes quadros, o Fladimir Andrade que já foi vereador por quatro mandatos, seria um bom prefeito, a Dona Lucidia Batista esposa do ex-prefeito e meu amigo pessoal Isaias Batista Filho é uma mulher sensível, moderna com uma capacidade administrativa excelente, tem grandes idéias seria uma grande prefeita, Otavio Barbosa um empresário antenado com os problemas sociais, também seria um bom prefeito. O Isaias Batista Neto um jovem advogado que já morou fora de Juruti, seria um prefeito com uma qualidade técnica excelente. O meu primo Toró, arrojado seria um bom prefeito também, o Vereador Erodisse Brelaz do Democrata também seria um bom prefeito. O fator novo dentro do PMDB é o Advogado Eder Coelho, talvez o homem com maior experiência política e de administração pública de todos os citados a cima, ele é um dos advogados, mas comentados do baixo a Amazonas, seria um prefeito técnico, mas sensível com os problemas sociais da cidade, seria um grande prefeito.

blog do Isaias - O futuro?
Alex Mendes
- Fiz um comentário um dia desses no blog do Isaias que iniciava com a música da Banda evangélica Catedral “Quem fala mal de mim são os filhos de Caim”. Minha passagem por Juruti foi ótima reencontrei amigos, familiares, fiz novas amizades, deletei outras e encontrei o amor pela vida novamente. O ano de 2009 foi um ano muito difícil para mim, perdemos a eleição em Manacapuru, Perdemos a eleição em Manaus, separação e um dia decidi descer o Rio Amazonas novamente. Hoje estou bem melhor, estou gerenciando o luctasocial.blogspot.com, um jornal que foi fundado em 1914 pelos anarquista e no final do ano quem vem esse blog vai vira livro. E aproveito a oportunidade para agradecer aos Isaias Batista (Pai e Filho) pela força que me deram quando estive em Juruti e principalmente minha família, meu tio Solano Mendes Braga meu grande pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário