terça-feira, 13 de julho de 2010

MUNICIPIO DE MARACANÃ TEM A 3ª MELHOR EDUCAÇÃO DO PARÁ



O ministério da educação (MEC) divulgou no dia 05 de julho de 2010, o resultado do IDEB, este temido por uns e aguardados com esperança por outros. Mas o que é IDEB? O MEC com o intuito de avaliar a qualidade da educação oferecida aos alunos de todo o país, criou em 2007 o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar que avalia o índice de aprovação, evasão e o desempenho dos alunos na prova Brasil. Quanto maior a nota da Instituição no teste e quanto menos repetência e evasão, melhor será a classificação da escola no índice nacional.
A prova Brasil avalia o conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Ela é aplicada anualmente e avalia os alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental da rede pública de ensino, os resultados são divulgados por escolas participantes e depois agrupadas por municípios, por estados, por regiões e, finalmente, calculado como o índice do Brasil inteiro.
Neste ano, especialmente, Maracanã teve lugar de grande destaque conseguindo não só elevar o nível na qualidade de ensino, mas, como também, deixar o município em 3º lugar na classificação geral do IDEB do estado do Pará no que diz respeito às 8ª séries do ensino fundamental, perdendo apenas para Rio Maria (4.4), Ananindeua (4.3) e empatando com Bannach e Medicilândia (4.2). Nas 4ª séries do ensino fundamental, Maracanã ficou em 4ª lugar na classificação geral, atingindo também 4.2, empatando com duas grandes cidades(Tucuruí e Santarém). Se todos os municípios seguissem o exemplo de Maracanã, o nosso Estado não seria classificado como o estado que atingiu o índice mais baixo no IDEB, uma vez que, comparada a nota atingida em nosso município com a geral do país observamos que nos anos iniciais a nota foi de 4.4, mostrando que Maracanã ficou apenas dois pontos abaixo da média do país, já nas séries finais a nota do país foi de 3.6 e o nosso município atingiu a nota de 4.2, bem acima da média nacional. Vale ressaltar que a nota de 4.2 atingida pelo município, tanto nas séries iniciais, quanto nas séries finais, era uma nota prevista pelo MEC apenas para o ano de 2015, mas felizmente Maracanã superou todas as expectativas, atingindo esta meta já no ano de 2009, isso graças aos investimentos efetivados na educação, com professores especializados, cursos de capacitação, valorização dos educadores, melhoria na estrutura física das escolas, inclusive com climatização de salas de aula, adesão a programas federais como Pró-infantil, Plataforma Freire, Escola Ativa, Gestar II, entre outros.
Parabéns ao Prefeito Tinô e ao Secretário de Educação, companheiro Ícaro Gomes.
O blog diz: ano passado a Secretária de educação foi receber um Diploma como melhor educação do Brasil,ou do Pará,não sabemos onde, agora sai os municipios com melhor Educacão, e Juruti está de fora, só em 2005, que Juruti ficou em 10º lugar,com reflexo do ano de 2004. Aqui em Juruti, ficou com a melhor nota a Escola Batista em 176º lugar.


Quadro demonstrativo do estado


4ª Série

Municipio Nota Classificação


Altamira 4.7 1º
Parauapebas 4.7 1º
Ananindeua 4.4 2º
Ourilândia do Norte 4.4 2º
Paragominas 4.3 3º
Vitória do Xingu 4.3 3º
Maracanã 4.2 4º
Santarém 4.2 4º
Tucuruí 4.2 4º



8ª série



Município Nota Classificação
Rio Maria 4.4 1º
Ananindeua 4.3 2º
Maracanã 4.2 3º
Medicilândia 4.2 \ 4.°

2 comentários:

  1. Por gentileza me forneça uma fonte segura e confiável desta informação. Ou melhor, que Maracanã é o 3º colocado no INEB.

    ResponderExcluir
  2. so gostaria de saber que lista confiavel vc tem porque ja vi na internet maracana ta la em baixo

    ResponderExcluir