segunda-feira, 2 de julho de 2012

Caprichoso vence o 47º Festival Folclórico de Parintins


Defendendo o subtema “Brasil de todas as cores”, o Boi Bumbá Caprichoso é o Campeão do 47º Festival Folclórico de Parintins. O Touro Negro fez uma verdadeira viagem por diversas regiões do País, mostrando um pouco de suas manifestações culturais.

Com a participação de quase 600 figurantes, o Caprichoso também fez festa para celebrar o retorno de duas figuras importantes para o Boi: Jeane Beloniel e Juarez Lima. Enquanto a primeira entrou às vésperas do festival para substituir a ex-porta-estandarte Karyne Medeiros, o artista plástico volta depois de um ano afastado do azulado.

Pontuação
A apuração começou na tarde desta segunda-feira (02), às 14h, na sala de imprensa do Bumbódromo. As notas da primeira noite, que ocorreu na última sexta-feira, 29 de junho, tiveram como resultado parcial 419,6 pontos para o Caprichoso e 419,3 para o Garantido.

Na noite de sábado (30), segundo dia do Festival, as notas mais altas foram da Torcida do Garantido, que pontou com 9,6. A Sinhazinha do Caprichoso levou 9,5. Os levantadores de toadas de ambos os bois ponturam com a nota máxima na segunda noite.

Ao todo foram 21 avaliados pelos jurados. A última noite foi marcada por confusão envolvendo o corte de cabos de energia do Garantido que atrasaram a apresentação do boi, por meia hora.

Os jurados vieram dos Estados de Sergipe, Paraná e Pernambuco. Eles já retornaram para seus estados de origem, logo após a última noite, com exceção da presidente da comissão julgadora, a paranaense Roberta Andreina Male, que ficou para a apuração desta segunda (2).

Os nove jurados foram divididos em três grupos para avaliar os blocos (A) comum/musical; (B) cênico/coreográfico e (C) artístico. A presidente da comissão não vota.

Cada agremiação tem 20 fiscais que atuam na arena para verificar infrações ao regulamento. Esse grupo de 40 pessoas trabalha usando trajes brancos, com passe livre em toda a área do Bumbódromo, inclusive na arena durante a evolução do boi e na galera.

Troféu
O troféu do boi campeão tem um 1,70 metro de altura e foi confeccionado na cor de cada bumbá. A novidade é que o melhor apresentador, levantador, amo, cunhã-poranga, rainha do folclore, sinhazinha da fazenda, porta-estandarte e tripa também receberão, pelo primeiro ano, troféus oferta da Ativa Consultoria e Eventos.

Fonte: Portal Acrítica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário