terça-feira, 28 de maio de 2013

DEPUTADO DO PSD SERÁ RELATOR E DEFENSOR DE COUTO




Chantageado pelo senador Mário Couto (PSDB), que em novembro de 2010 exigia da tribuna do Senado prisão e cassação de mandato por envolvimento em desvios de dinheiro do seguro-defeso no Pará, o deputado estadual Fernando Coimbra (PSD) será agora relator e defensor do senador bicheiro na CPI da Corrupção do Detran, cujo foco definido é a transferência criminosa de verbas públicas do órgão estadual para bancar salários de jogadores do time de futebol de Mário Couto. Ex-PDT, Coimbra migrou depois do escândalo para o PSD, partido-satélite do PSDB de Simão Jatene.

“Ladrão”

As fraudes no seguro-defeso foram descobertas pela Polícia Federal em parceira com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU). Coimbra e o também deputado estadual na época Chico da Pesca (PT) foram acusados de inscrever pessoas que nunca fisgaram uma piaba na vida no programa federal e de ficar com parte do dinheiro. Da tribuna, Couto desancava o hoje aliado, acusando-o de roubar o seguro-defeso para fins eleitorais: “Não vou falar ‘desviou’. Tem que dizer claramente: ‘roubou”’.

Teatro

Aliás, nessa história do “roubo” descarado no Detran, que o DIÁRIO mostrou rastros e falsários com a publicação dos nomes das mulheres de jogadores do Santa Cruz, faltou ao Ministério Público apetite. Faltou coragem ao MP para desmentir a Polícia Civil, que, pressionada pelo governo, fez uma operação faz de conta e mentiu à imprensa dizendo que só combateu a falsificação de carteiras de motorista. Por baixo dos panos, mandou ao MP toda a papelada sobre contratos fraudulentos.

Palanque

Não existe qualquer impedimento para que os arremedos de comissões parlamentares de inquérito que se montaram na Assembleia Legislativa do Estado se transformem mesmo em “CPI do fim do Mundo”, como o então presidente Lula batizou a CPI dos Bingos em 2005, ao observar que os parlamentares abandonaram o foco e queriam investigar todo o governo petista. Mesmo com prazo fixado pelo regimento em 90 dias, prorrogáveis por 30 dias, CPIs podem durar toda a legislatura, conforme entendimento firmado pelo STF.

Incompreensão

O deputado federal Nilson Pinto está magoado (e intrigado) por ter sido obrigado a pedir demissão da Secretaria Especial de Promoção Social pelas especulações a respeito da influência que seria exercida por sua mulher, Lena Ribeiro, em assuntos particularmente vinculados à Secretaria Estadual de Educação. Esse foi o pretexto usado para que lhe tirassem o cargo. Diante do verdadeiro mar de corrupção no Detran, Pinto não consegue compreender como o governador Simão Jatene mantém toda a equipe e o esquema chefiado pelo senador Mário Couto. Daí a angústia e a dificuldade de assimilar o tratamento diferenciado que recebeu.

Torniquete

Péssima notícia para políticos descumpridores de deveres. O Tribunal Superior Eleitoral comunicou aos Tribunais de Contas que a partir das eleições de 2014 vigora nova regra: vai considerar inelegíveis candidatos que não tenham prestado contas no prazo ou que tenham tido as suas contas rejeitadas, mesmo nos casos em que os gestores entrem com recursos e tenham as contas aprovadas posteriormente. A informação agitou o encontro de capacitação que o TCM realiza em todo o Estado e concluiu sexta-feira em Marabá.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário