terça-feira, 18 de junho de 2013

CONSELHO DETECTA IRREGULARIDADE EM HOSPITAL DE JURUTI




Fiscalização foi feita pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará e Polícia Federal no Hospital Municipal de Juruti.

Juruti - Enfermeiros fazendo sutura e auxiliando em cirurgias, como partos de bebês, falta de profissionais de enfermagem para atender a demanda da população, número reduzido de médicos e apenas um enfermeiro trabalhando no horário noturno para atender todos os pacientes.

Essas foram algumas das irregularidades constatadas pelo Conselho Regional de Enfermagem do Pará no Hospital Municipal de Juruti, no oeste do Estado.
A fiscalização foi feita com apoio da Polícia Federal, já que em setembro do ano passado, a equipe de fiscalização teria sido intimidada pela secretária de Saúde, Ana Márcia Cunha de Oliveira. O caso foi denunciado ao Ministério Público Federal na época, que determinou a presença da Polícia Federal nessa nova inspeção.
Todos esses problemas no Hospital Municipal de Juruti já tinham sido verificados em setembro de 2012, mas de lá pra cá quase nada mudou. “Os enfermeiros foram orientados a continuar fazendo os mesmos serviços, o que é ilegal”, explica a conselheira do Coren/PA, Alessandra Carvalho.
A equipe de fiscalização foi recebida pela direção do hospital e com apoio dos policiais federais teve acesso a todos os ambientes do hospital. Mas nem todas as documentações necessárias foram apresentadas aos fiscais do Coren.
A coordenadora de enfermagem do hospital foi notificada a apresentar toda documentação para o conselho. Somente depois disso a equipe de fiscalização irá decidir o que será feito para solucionar as irregularidades do hospital.
Há a possibilidade da assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta mediado pelo Ministério Público do Estado, no qual a Secretaria Municipal de Saúde de Juruti deve se comprometer em cumprir as normas legais previstas para o exercício da profissão de enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem. Caso isso não aconteça, o Coren terá que partir para uma Ação Civil Pública no Ministério Público Federal contra a Secretaria de Saúde de Juruti.
Até o final da manhã a secretária de Saúde de Juruti não tinha se manifestado sobre a fiscalização. O Coren aguarda primeiramente a posição da secretaria, que foi notificada sobre a fiscalização.



Fonte: Ascom Coren/PA

compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário