segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Governo Ana Julia: Não rouba e não deixa rouba


Leomir da Silva Santos, motorista do chefe da Casa Civil, Claudio Puty, e mais três pessoas foram autuadas ontem por formação de quadrilha, assalto à mão armada e posse ilegal de arma por utilizarem um carro de propriedade do governo, uma picape modelo Toyota Hilux 3.0, placa JVF 7736, para praticar assaltos na cidade, entre os quais o de uma investigadora de polícia. O caso foi registrado na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), pelo delegado Luiz Xavier.

De acordo com o motorista Leomir da Silva Santos, 25 anos, ele e o secretário voltaram de Ipixuna do Pará, nordeste do Estado, na madrugada de ontem, mas ao invés de deixar o veículo na garagem depois deixar o secretário em casa, Leomir resolveu sair pela cidade, onde encontrou com alguns amigos, entre eles Carlos Alberto Neves dos Santos, 31, Rosinaldo Quintino Freire, 29, e Izan de Lira Ferreira, 29, conhecido como “Japonês”, que também é homicida, foragido da Colônia Agrícola Heleno Fragoso.

Entre meia-noite e 3h, Leomir e os amigos pararam em um bar da cidade, onde encontraram algumas mulheres para lhes fazer companhia. Durante essa estadia, Leomir disse ter emprestado o veículo para Izan, sem perguntar nada. Alguns minutos depois, ele retornou e as mulheres pediram para que Leomir as deixassem em suas casas, o que foi atendido. Leomir e os demais também resolveram ir para suas casas.

Por volta das 6h30, Leomir foi chamado novamente para beber em um bar próximo a sua casa. Pela segunda vez, às 9h, Leomir disse ter emprestado as chaves do carro para Izan, que saiu sem dizer aonde iria, retornando depois do meio-dia.

O ASSALTO

No mesmo dia, a investigadora Vânia Vieira, da Delegacia da Cabanagem, terminou seu plantão e esqueceu de entregar as chaves da sala para a próxima equipe. Ela voltou à delegacia, na avenida Independência e, no mesmo instante em que desceu da moto, viu dois homens descerem da picape, indo em sua direção. Os dois homens renderam a policial, juntamente com uma colega, e roubaram os pertences e suas pistolas, fugindo na moto da investigadora que imediatamente acionou o Centro Integrado de Operações (CIOP).

Por volta das 13h, a viatura 2241, ocupada pelos cabos França e Azevedo Filho, da 24ª ZPol, localizaram a picape na passagem Angelim, bairro da Terra Firme, entre as ruas Samomeira e 27 de Setembro.

Rosinaldo conduzia o veículo, enquanto Leomir e Carlos estavam no banco do carona totalmente embriagados. Todos foram conduzidos para a Seccional Urbana do Guamá, onde prestaram esclarecimentos. Após perceberem que um dos passageiros era o motorista da Casa Civil, o caso foi comunicado e repassado para a DRCO.

BUSCAS

A partir daí começaram as buscas pelos dois assaltantes, na Cabanagem, e a identificação dos suspeitos, na DRCO. Durante os depoimentos, Leomir entrou em contradição várias vezes, mas assumiu que emprestou o veículo duas vezes e que havia outra pessoa com eles durante a madrugada, o foragido Izan. Por volta das 16h, a delegada, junto a outra vítima, chegaram à delegacia e fizeram o reconhecimento dos envolvidos, com exceção de Izan.

Os homens que abordaram a investigadora e a colega, foram identificados pela polícia como sendo “Ramon” e “João”, conhecidos assaltantes do bairro da Cabanagem.

Após ouvir todos os envolvidos, o delegado Luiz Xavier comunicou para os presentes que os quatro foram autuados em flagrante e que, a partir daquele momento, eles ficariam sob responsabilidade da Justiça. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário