sábado, 20 de fevereiro de 2010

FILME RESGATA HISTÓRIA DAS RUAS DE JURUTI




Por Jeso Carneiro em 19/2/2010 às 05:15

“Essa rua era apenas um caminho, não era rua. Com algumas obras e a circulação de pessoas, foi melhorando”, conta Maria Dulcina de Souza, 63 anos, moradora da atual Rua Raimundo Coelho, em Juruti. Essa é apenas uma das histórias que fazem parte de um projeto inédito no município: um filme que vai contar a história das ruas e da própria cidade de Juruti.
Intitulado “Memórias de Rua”, o projeto iniciou em outubro de 2009, como parte do Programa de Educação Patrimonial dos Planos de Controle Ambiental da Alcoa, executado pela Scientia Consultoria Científica.
A rotina das gravações trouxe novos conhecimentos para o jovem. “Primeiro, a gente vai nas casas das pessoas e elas nos aceitam com grande entusiasmo. Pedimos autorização para fazer as entrevistas e depois gravamos os depoimentos com eles. Quando a gente volta ao escritório, a gente faz as transcrições”, explica.

Atualmente, as imagens estão sendo analisadas para que o roteiro do filme comece a ser produzido. Ao mesmo tempo, novos depoimentos estão sendo gravados pelos estagiários. Segundo Lílian Panachuck, os moradores de Juruti estão apoiando bastante a iniciativa. “Eu acho que o nosso grande parceiro nesse caso, além da Alcoa, com certeza é a própria comunidade. Temos sido recebidos de portas abertas e de forma muito solícita pelos entrevistados”, afirma a arqueóloga
Para a estagiária Evillen Bruce, de 18 anos, o município está se modificando e se desenvolvendo, e o filme ajuda a resgatar essa história que estava se perdendo. “Sempre vai haver mudanças, mas não podemos esquecer do passado. A cada dia, nós mesmos vamos conhecendo a nossa cidade e as pessoas importantes que fazem parte da história dela, e isso é maravilhoso”, comenta a estudante.

A produção do filme “Memórias de Rua” continua até o mês de Abril, quando deve acontecer a pré-estreia, juntamente com as comemorações do aniversário do município de Juruti.
Fonte: Alcoa/Temple

-->

Um comentário:

  1. CARA ESSA ALCOA E UMA EMPRESA FDP NÃO QUIZ APOIAR UM TRABALHOI SERIO QUE E O VIDEO DOCUMENTARIO JURUTI TERRA DE ENCANTOS
    SÓ PORQUE TAVA SENDO DIRIGIDO POR UM JURUTIENSE E QUE E UM BATISTA AUTENTICO
    MAIS O VIDEO TA PRONTO PARA TODA POPULAÇÃO

    E A ALCOA VAI LAMENTAR TER IGUINORADO O DOC.
    VAMOS MOSTRAR OS CRIMES AMBIENTAIS QUE ESSA ALCOA VEM FAZENDO COM AS NOSSAS RIQUESAS NATURAS ALCOA O CANCER DO POVO JURUTIENSE

    ResponderExcluir