terça-feira, 2 de março de 2010

Terceira Via é Necessária

O que aconteceu em Juruti? Estamos diante de acontecimentos inexplicáveis. Toda a verdade esta na nossa cara, todos os crimes estão provados, todas as mentiras percebidas. Tudo já aconteceu. Os culpados estão, identificados criminalmente. Mas a oposição não se impõe politicamente.

Claro que a corrupção sempre foi à base do sistema político da cidade, infiltrada no labirinto das oligarquias, Pai elegendo filho. Filho elegendo Neto. Neto elegendo Bisneto e assim caminhamos para o abismo político, para retrocesso social e moral.

Os fatos reais: com a reeleição do Prefeito Henrique Costa, uma quadrilha se enfiou no governo e está sendo acusada de já ter desviado milhões do dinheiro público para tomar o Município e ficar no poder mais oito anos. Os culpados estão rindo da nossa cara. A verdade se esconde, humilhada, na cara. E a oposição nem com viagra consegue reagir.

E Henrique Costa, amparado em sua imagem de “Homem sério e marido fiel”, consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações falsas, sua condição de cúmplice e comandante da quadrilha em vítima. E a oposição engole tudo calada.

Como é possível isso acontecer? A soma é simples, a equação é exata: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes. Os delitos são esquecidos, empacotados e acabam prescrevendo.

A situação e a oposição estão desmoralizando a inteligência da população. Este cinismo da situação em fingir que governa e a oposição fingir que faz oposição está nos deixando de saco-cheio. Tudo fica ridículo diante da ditadura da Oposição x Situação que é igual à porra nenhuma. As idéias não correspondem mais aos fatos “, como diria Cazuza. Pior: que os fatos não acontecem se diluem e morrem”.

As palavras estão sendo esvaziadas de sentido. Eu mesmo senti depressão política quando estive assistindo uma seção na Câmara de vereadores da Cidade. O legislativo está criando uma língua nova, “o coma político”.

Assim a cidade é governada pela sorte, seis anos sem governo algum. É preciso uma terceira via para dá um choque de realismo na monotonia política em Juruti.
Alex Mendes
Vice-Presidente Estadual do PSOL-AM

2 comentários:

  1. Tudo entendio. Porém, gostaria de saber se o Sr. Alex tá falando em acabar com PMDB e PT.
    Quer dizer que apesar das afirmações de corrupção expressas por este blog, ele (Alex Mendes) acha que a oposição (PMDB) não fala nada. É meio contraditório.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro nobre 'Juruti' só quem tem o poder de acabar com um partido politico é o TSE, então é obvio que não estou falando em acabar com o PT e o PMDB, até porque o PMDB tem a maior bancada de Dep. Federais, e o PT tem a segunda, então meu carissimo, é obivio ululante que não estou proponto isso. Estou falando que a oposição deveria ser mais presente na fiscalização do poder público, estou falando que a oposição deveria ser mais organizada, estou falando que a oposição deveria ser mais atuante. e não tem nada de contradotório,até porque minha opinião não correspodem a opinião do PMDB!

    ResponderExcluir