quarta-feira, 23 de junho de 2010

ENTREVISTA DE PRIANTE AO BLOG DO BARATA









PMDB –Priante vislumbra a chance da vitória


São sonhos legítimos, mas se esquecem os sonhadores que estes sonhos, por serem traçados para o futuro, atropelam a realidade do presente, que são as nossas reais chances de, através na minha candidatura ao governo, ganharmos as eleições.”


A declaração, feita em entrevista ao Blog do Barata, é do ex-deputado federal José Priante (foto), que postula a candidatura ao governo pelo PMDB, na sucessão da governadora petista Ana Júlia Carepa, protagonista de uma administração caótica, pontuada por suspeitas de corrupção e a despeito da qual pretende a reeleição. Na entrevista, ele comenta as pretensões que medram com vigor no partido, em detrimento de uma candidatura com efetivas chances de vitória. E explica o porquê de pretender vir a ser o candidato do PMDB ao governo, apesar da pré-candidatura do deputado Domingos Juvenil, presidente da Assembléia Legislativa, patrocinada pelo ex-governador Jader Barbalho, presidente regional e líder inconteste do partido no Pará.


“Como já tenho muitos anos de estrada, sei que muitas águas ainda vão rolar e aguardo, por entender que em 2006 a minha candidatura foi um sacrifício e agora é uma oportunidade do PMDB ganhar as eleições”, acentua.

PMDB – “Aguardo serenamente a palavra final”




Segue, abaixo, a entrevista concedida por José Priante ao Blog do Barata, sobre as razões que o levam a postular a candidatura ao governo, pelo PMDB, na sucessão da governadora petista Ana Júlia Carepa, apesar da pré-candidatura do deputado Domingos Juvenil, presidente da Assembléia Legislativa. “Como já tenho muitos anos de estrada, sei que muitas águas ainda vão rolar e aguardo, por entender que em 2006 a minha candidatura foi um sacrifício e agora é uma oportunidade do PMDB ganhar as eleições”, assinala.




Espero a reflexão para que todos reconheçam qual o melhor caminho, ressalto meu apreço ao Domingos Juvenl e aguardo serenamente a palavra final, que cabe ao nosso futuro senador Jader Barbalho”, acrescenta Priante.




1 . Quais as razões que o levam a postular a candidatura ao governo pelo PMDB, a despeito do deputado Domingos Juvenil, presidente da Assembléia Legislativa, ter sido lançado publicamente como pré-candidato pelo ex-governador Jader Barbalho, que é não só presidente, mas também líder inconteste do partido?




Em primeiro lugar, os índices altamente favoráveis em que me encontro junto a opinião pública, traduzidos nas pesquisas (de intenção de voto) que tenho em mãos.




Em segundo lugar, pelo apoio e estímulo do próprio presidente do nosso partido, o amigo e companheiro Jader Barbalho.




E em terceiro lugar, pelo reconfortante apoio da maioria esmagadora das lideranças do PMDB. Tudo isso coloca-nos em um patamar extremamente confortável, com possibilidades reais de chegarmos ao segundo turno e ganharmos o governo do Estado.


Postular a candidatura a governador pelo PMDB, depois do lançamento de Domingos Juvenil como pré-candidato do partido, não seria um desafio à liderança do ex-governador Jader Barbalho?


Muito pelo contrário. Em 2006, quando fui convocado para a missão de disputar o governo e derrotar a candidatura de Almir Gabriel, sabia dimensionar todos os riscos e o sacrifício político que amarguei durante estes quatro anos. Mas sabia também que, com este gesto, estaria livrando diversos companheiros do PMDB de mais um ciclo de perseguição e esvaziamento político, e que do meu sacrifício se desdobrariam algumas composições políticas que viabilizariam o crescimento do partido. E a maior delas foi o acordo que levou o companheiro Domingos Juvenil à presidência da Assembléia Legislativa. Fui, portanto, decisivo para o crescimento do PMDB em todo o Estado. Mesmo assim, jamais desrespeitaria a liderança de Jader, até mesmo porque coloquei em suas mãos a última palavra em relação à minha candidatura.


Com a autoridade de quem conhece as estranhas do PMDB, o que, na sua leitura, justifica a opção por um nome como o de Domingos Juvenil, parco de carisma e ostentando fortes indícios de decadência política?Puro voluntarismo do companheiro Juvenil


Se o senhor está tão convicto de suas chances como candidato ao governo, não é justo contemplar a possibilidade de bater chapa na convenção do PMDB, caso prospere a pré-candidatura de Domingos Juvenil?




Sinceramente, aguardo um gesto de grandeza do amigo Juvenil. Confesso a você que hoje carrego um sentimento de tristeza e decepção com aquilo que chamo de síndrome dos sonhos. Explico: tem candidato a deputado que ainda nem se elegeu e sonha em ser o presidente da Assembléia Legislativa, só que para isso o PMDB não pode ir para o segundo turno. Tem outros que sonham com vagas nos tribunais de Contas da vida, e outros sonhos que eu prefiro nem declinar. São sonhos legítimos, mas se esquecem os sonhadores que estes sonhos, por serem traçados para o futuro, atropelam a realidade do presente, que são as nossas reais chances de, através na minha candidatura ao governo, ganharmos as eleições.




Nos bastidores a versão corrente é de que sua pretensão de sair candidato ao governo é embalada pelo seu bom desempenho em pesquisas encomendadas pelo ex-governador Jader Barbalho. Essas pesquisas existem e o senhor teve acesso a elas? Se existem, o que, afinal, revelam?




Elas não só existem, como me foram presenteadas pelo Jader, como forma de estímulo e incentivo à minha candidatura ao governo. Nessas pesquisas apareço, em simulações com os nomes de Ana Julia e Simão Jatene, no patamar de 20% das intenções de voto, em um cenário de empate técnico com estes candidatos, sendo que eu com a menor rejeição; portanto, com maior possibilidade de crescimento, e sem estar em campanha, diferentemente da Ana Julia e Jatene, pois ainda estou no aguardo de uma definição.




O ex-governador Jader Barbalho já declarou, publicamente, que sua candidatura ao governo, pelo PMDB, é uma possibilidade descartada. O que o senhor tem a dizer a respeito?




Eu não poderia esperar uma posição do presidente do partido que não fosse em apoio a única candidatura posta até o momento, que é a do valoroso amigo Domingos Juvenil. Isso tudo me faz lembrar, meu caro Barata, um cenário muito semelhante a este que estamos vivendo hoje no PMDB do Pará, que foi em 2006, quando o Mário Cardoso já estava lançado candidato a governador através de congresso do Partido dos Trabalhadores e o próprio Jader ajudou no convencimento para que Mário Cardoso fosse substituído pela candidatura da Ana Julia. O que aconteceu, todos nós sabemos. Aliás, até os nossos percentuais são muito semelhantes ao que tinha na época a candidata Ana Julia. Portanto, um dia na política acaba sendo uma eternidade. Ainda temos tempo para tomada de posições.




Na eventualidade de não conseguir ser o candidato do PMDB ao governo, qual será o seu futuro político? O senhor pretende tentar retornar à Câmara dos Deputados ou vai optar pela Assembléia Legislativa?




Como já tenho muitos anos de estrada, sei que muitas águas ainda vão rolar e aguardo, por entender que em 2006 a minha candidatura foi um sacrifício e agora é uma oportunidade do PMDB ganhar as eleições. Espero a reflexão para que todos reconheçam qual o melhor caminho, ressalto meu apreço ao Domingos Juvenil e aguardo serenamente a palavra final, que cabe ao nosso futuro senador Jader Barbalho.
Postado por BlogBelém às
09:30:00

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O CAFÉ DA MANHÃ, SELA A PAZ: JÁDER X ALMIR , ACREDITE SE QUISER








Almir Gabriel declarou hoje, oficialmente, o seu apoio à candidatura de Domingos Juvenil para o governo do Estado.

O anuncio se deu nas paginas de o "O Diário do Pará" deste domingo, em matéria assinada por Rita Soares, escrita a partir de entrevista concedida à mesma por Almir.

Durante toda a semana que passou, Domingos Juvenil já recebia pessoas da confiança de Almir Gabriel, para se perfilarem na campanha que se aproxima. Almir faz ligações telefônicas para os quatro cantos do Pará, conclamando os almiristas, a se juntarem na lide do PMDB.

Nesta quarta-feira, 23, Domingos Juvenil e Jader Barbalho tomarão café com Almir Gabriel na residência deste, selando o acordo de apoio e fornecendo à imprensa paraense uma cena que até um mês atrás alguns julgavam impraticável.

A democracia forniu estas carenagens, e o seu exercício pleno é somente para aqueles que entendem que a política de alianças, único meio de chegar ao poder no pluripartidarismo, não é uma função hepática: não é feita pelo fígado.

Alexis de Tocqueville afirmou que "na política, os ódios comuns são a base das alianças", mas, não basta isto para que as alianças sejam efetivas: para tal, faz-se necessário ouvir Napoleão III, que aconselhou que "em política é preciso curar os males e nunca vingá-los.".

Jader Barbalho e Almir Gabriel, embora possam estar, por via das circunstâncias, tangendo Alexis de Tocqueville, de certo estão também ouvindo Napoleão III.
Postado por Parsifal Pontes às
20:50 14 comentários

domingo, 20 de junho de 2010

ALMIR GABRIEL APÓIA CANDIDATO A GOVERNO DO PMDB










Em entrevista exclusiva, o ex-governador Almir Gabriel esclarece seu apoio recém-declarado ao PMDB



A candidatura do peemedebista Domingos Juvenil ao governo do Estado ganhou um cabo eleitoral inesperado. O ex-governador tucano Almir Gabriel se tornou um dos maiores entusiastas do candidato do PMDB e, nos bastidores, está agindo como importante articulador em busca de apoios para o deputado.
“O Juvenil vai para o segundo turno. Vai tirar o Jatene”, declara referindo-se ao candidato tucano Simão Jatene. Confrontado com números de pesquisas de opinião que mostrariam o tucano entre os primeiros colocados, Gabriel não parece se abalar.
“É bom lembrar que quando fui candidato [em 1994] Jarbas Passarinho tinha 64% e eu tinha 14% quem ganhou a eleição fui eu.
É bom lembrar que [em 1998] Ademir Andrade (PSB) estava na frente, seguido de Maria do Carmo (PT) e Jatene era um tracinho, quando começou a brincadeira. Jatene venceu.
As pessoas precisam olhar de cabeça mais fria, menos apaixonadamente. Juvenil já está com 12% e nem foi lançado”.Seja no apartamento em Belém, ou no sítio na Região Metropolitana, Almir é alvo de verdadeiras romarias de políticos. Recebe lideranças de todas as legendas. Às visitas, fala sempre da necessidade de mudar o Pará e pede apoios a Juvenil.
“Vários jornalistas e cientistas políticos disseram que a terceira via era uma fantasia minha, mas hoje se tornou realidade. Fico feliz com isso”.Perguntado se vai fazer campanha para Juvenil, Gabriel retruca: “Já estou [fazendo campanha]”.
Mas, indagado se subirá no palanque, pede calma. “Subir no palanque não é o essencial. O mais importante agora é chamar os líderes políticos e dizer para eles qual vai ser a minha posição”. Sobre a possibilidade de aparecer no horário eleitoral gratuito do PMDB, diz que não vai se oferecer.
A aproximação com Juvenil ocorreu meio por acaso. O primeiro encontro foi no início de maio, durante lançamento do livro “Cabanos e Camaradas” de Alfredo Oliveira, primo de Almir.
O evento foi no Palácio Cabanagem, sede do poder Legislativo, presidido por Juvenil. Lá, os dois tiveram uma longa conversa e o peemedebista acabou confidenciando que seria o candidato ao governo. Novos encontros foram agendados e as conversas continuaram também por telefone.
“Juvenil tem competência para chegar ao governo. Foi deputado constituinte. É presidente da Assembleia, o que não é fácil: ser presidente de pares. Ele tem condições de assumir sim”, diz.O principal trabalho de Almir hoje é receber lideranças e tentar convencê-las de que a candidatura de Juvenil pode crescer.
“Estou na campanha no momento em que estou chamando amigos meus, não apenas pessoas do alto comando dos partidos e da capital, mas gente do interior do Estado, pessoas que capilarizam a minha afirmação sobre a terceira via”, disse, lembrando que no dia anterior à entrevista, por exemplo, havia recebido um pastor do interior de Cametá.Almir Gabriel tem repetido que o Pará precisa mudar “ou vai continuar chorando miséria”.
Indagado se o candidato tucano Simão Jatene (que foi secretário no governo de Almir e sucessor deste no Palácio dos Despachos) e a petista Ana Júlia Carepa não teriam condições de conduzir essa mudança, é categórico: “Eles já deram provas. Ana Júlia está acabando um mandato e não deu nenhuma indicação a favor disso. Pelo contrário.
Ela é submissa à Vale e mais do que submisso, Jatene é empregado da Vale”.Almir defende que uma das exigências para que o Pará cresça é mudar as relações com a maior empresa em solo paraense: a mineradora Vale.
CHAPA PERFEITA Para Almir Gabriel, a chapa perfeita seria Juvenil candidato ao governo, com o deputado federal Jader Barbalho e a ex-vice governadora, Valéria Pires Franco (DEM) concorrendo ao Senado. Para vice-governador, Gabriel diz que o ideal era atrair o PTB de Duciomar Costa e sugere o nome do empresário Fernando Yamada, que segundo ele, tem grande aceitação na comunidade japonesa.
Almir diz ter convicção de que o PMDB aceitaria essa composição. Afirma que ainda não se encontrou pessoalmente com o deputado Jader Barbalho, mas diz que o momento não está distante.Além do PTB e do DEM o ex-governador não descarta nem mesmo legendas que já anunciaram apoio aos tucanos, caso do PPS. “Se nos reunirmos, comporemos um legue ideológico amplo. Essa é uma construção maravilhosa para o Estado. Jader para o Senado. Tem autoridade moral, estatura política. Valéria, que tem outro enfoque, e espero que o Duciomar indique o Yamada”, explica, ressaltando que “como simples cidadão” está apenas dando um palpite e não quer interferir nas decisões internas dos partidos.Almir lamentou a ida de Anivaldo Vale do PR para a chapa de Ana Júlia, onde será o candidato a vice. Para o ex-governador esse foi um erro político.O que mais surpreende nas ações de Almir Gabriel em favor de Juvenil é que durante mais de uma década ele foi considerado o principal adversário político do deputado federal Jader Barbalho, presidente da legenda. Em várias ocasiões Almir teria declarado que não subiria no palanque com o peemedebista. Durante a entrevista, Almir foi indagado sobre a mudança de atitude. Garantiu que nunca houve problemas pessoais entre eles. Apenas divergências políticas.Diante da insistência no assunto, demonstrou irritação e recorreu à história de nascimento do PSDB para lembrar que veio do PMDB e garante que a saída foi pacífica.
Almir contou que ao final da Constituinte, ele e nomes como Mário Covas e Fernando Henrique propuseram ao então presidente nacional peemedebista, Ulisses Guimarães, que fundasse um outro partido com eles.
“O PMDB tinha esgotado sua fase histórica de redemocratização com a promulgação da Constituição. Era necessário rever as bandeiras ou fundar outro partido, mas o Ulisses era muito arraigado ao PMDB.
Coçou a orelha.
Disse que daria uma resposta depois e até hoje. Significou que não aceitava a idéia de abandonar o PMDB e nós tínhamos um projeto de país”. Segundo Gabriel, ao comunicar no Pará para Jader Barbalho a saída e fundação da nova legenda, não houve litígios.
“Eu considero o Jader um dos maiores líderes políticos que o Estado do Pará tem”, declarou, afirmando achar “absurda” a pressão sobre o presidente do PMDB paraense feita por petistas de alto coturno como José Dirceu para que este apoiasse a candidatura de Ana Júlia Carepa.
“Que história é essa de Zé Dirceu, Lula [o presidente Luiz Inácio] e Serra [José Serra, candidato tucano à presidência] darem palpite aqui dentro?”.Para Almir, Jader “tem competência para voltar ao Senado e marcar posição pró-estado do Pará”.
PSDB Almir Gabriel foi questionado sobre a carta que divulgou neste jornal afirmando que se desfiliaria do PSDB. Até hoje, contudo, não formalizou a saída do ninho tucano.“Ficarei até o dia em que achar conveniente. A política tem a fala, os gestos e o tempo. Precisa saber usar esses três elementos”.O ex-governador diz, contudo, não ter mais esperanças de ser o candidato pelo PSDB tampouco bateria chapa com o candidato Simão Jatene, como muitos especularam. (Diário do Pará)

sábado, 19 de junho de 2010

JOSÉ PRIANTE É O ENTREVISTADO DO " JOGO ABERTO" DESTE SÁBADO





Postado por RS on sexta-feira, 18 de junho de 2010

O ex-deputado federal José Priante é o entrevistado deste sábado no programa "Jogo Aberto" que traz também o sexto capítulo da radionovela "A Roda do Poder", com o episódio "A Copa Eleitoral em Pangará".Os candidatos Juliana Túlia, Sábado Infantil, Simeão Arteni, Narder Carvalho, Vanderléria Iris Branco, Saulo Tocha e o negociante de resultados Óciomar Gosta entram em campo para uma animada partida em que vale tudo. Em jogo, a taça do poder.A narração é do repórter Hilário Picanha, com os comentários de Sherlock Mendes e equipe político-esportiva da Tabajara, direto do estádio Açaizão, na cidade de Blém Blém. O programa jogo aberto é apresentado pelos jornalistas Carlos Mendes e Francisco Sidou.Para participar da entrevista de José Priante e comentar a radionovela, os ouvintes e internautas da Tabajara poderão telefonar para (91) 3226-0245, enviar perguntas pelo e-mail
http://br.mc513.mail.yahoo.com/mc/compose?to=radiotabajarafm@hotmail.com ou ainda pela Internet no endereço http://www.radiotabajara.com.br/Postado às 23h05

JURUTI: CONCURSO INICIA INSCRIÇÃO DIA 5/07/2010



Por Jeso Carneiro em 19/6/2010 às 07:01 · Comente
Com 800 vagas disponíveis, para cargos como assistente social, biólogo, enfermeiro, engenheiro agrônomo, ambiental e sanitarista, bem como para farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, jornalista, médico, veterinário, nutricionista, odontólogo, pedagogo, psicólogo, sociólogo e terapeuta ocupacional, a Prefeitura de Juruti já definiu a data de inscrição para um novo concurso público: de 5 a 9 de julho, das 8h às 17h.
Os valores vão de R$ 30 (nível alfabetizado), R$ 40 (nível fundamental), R$ 50 (nível médio) e R$ 70 (nível superior).

sexta-feira, 18 de junho de 2010

PRIANTE : " DEPOIS DO JÁDER, O MELHOR NOME NO PMDB É O MEU DISSE O EX DEP".




Postado por RS on quinta-feira, 17 de junho de 2010
/ Comments: (1)
Depois de várias tentativas, ao longo da semana passada, consegui falar hoje com o ex-deputado federal José Priante para uma matéria que será publicada na edição de amanhã do Diário do Pará.
Adianto para vocês, alguns pontos:
Candidatura:Priante anunciou; ao presidente do PMDB, deputado federal, Jader Barbalho; que está pronto para ser o candidato. “Só não serei candidato se o Jader não quiser.
A decisão está nas mãos dele”.PréviasPriante disse que não vê problema em disputar prévias nas convenções, mas só o fará se o presidente da legenda achar que não criará problemas.
“Não vou criar embaraços à candidatura de Jader ao Senado”
Pesquisas Priante diz ter em torno de 20% das intenções de votos.
“Depois do Jader, o melhor nome no PMDB é o meu”.Postado às 23h16

O BLOG DO ISAIAS FILHO DISSE QUE JÁDER HAVIA LHE DADO ORIENTAÇÃO



Jader Barbalho reuniu ontem 42 dos 43 prefeitos do PMDB. E em dado momento pediu para que só os prefeitos ficassem na sala.Barbalho foi claro; " pedimos o compromisso de vocês com a candidatura do partido, nosso candidato é Domingos Juvenil e quem não estiver com o candidato do partido na campanha estará indo contra uma orientação partidária."Mais, ele também falou; " estar coligado com o PT no primeiro turno significaria ver diminuído a nossa bancada de deputados estaduais e federais, temos é que aumentar nossa bancada."Jader também disse que : " os deputados já sabem, quem for fazer campanha para outro candidato está indo contra o partido, e o partido está de olho."Perguntado em dado momento sobre a empolgação de Almir pela candidatura de Juvenil ele disse; " me dizem isso que ele está mesmo empolgado, mas não cheguei a falar com ele."Jader também aproveitou e fez uma explanação sobre os motivos que fizeram o PMDB sair do Governo.Barbalho saiu feliz do encontro, cheio de gás com a manifestação dos prefeitos que dizem, farão dele o senador com mais votos das próximas eleições.
Postado por blog do bacana-marcelo marques às
1:59 PM 0 comentários Links para esta postagem

quarta-feira, 16 de junho de 2010




O ex.. Secretário do Governo de Ana Julia, Claudio Puty, esteve reunido com alunos do grau superior aqui em Juruti, onde foi tratado ajuda para colação de grau. Nessa reunião o ex. Secretário deflagro pesadas críticas ao Presidente Regional do PMDB, Dep. Jáder Barbalho, inclusive o chamado de irresponsável, e ........, responsabilizando de ser culpado do PT, não coligar com o PMDB, daí pedir que o Diretório Nacional intervenha no PMDB do Pará, para que houvesse a coligação entre as duas agremiações, coisas que o Dep. Jáder não aceitou, pois a Governadora não cumpriu com os acordos firmado em seu Governo.

terça-feira, 15 de junho de 2010

BLOG DO ZEZO RECEBE O E-MAIL E ESPALHA A BRASA, INCLUSIVE AQUI NO BLOG DO ISAIAS FILHO



UM ANALISTA MALUCO – Veio por dentro da fibra ótica com este e-mail: Priante lança candidatura ao Governo do Pará pelo PMDB - bate chapa com Juvenil na convenção e já começou a articular sua campanha rumo a sucessão de Ana.
JATENE DESESPERADO – Insisti para o deputado Lira Maia melar a aliança PT/DEM, acontece que Maia não tem forças para isso, tudo está nas mãos do Vic, que insiste em lançar sua esposa Valéria para o Senado, só depois de passar por cima do espírito invocado de Flexa Ribeiro, presidente do PSDB. Já com o PT Valéria faz dobradinha com Paulo Rocha... Putz!
CRIUOU-SE O DILEMA – Quem vai ser o vice de Jatene? Nosso Analista tirando um sarro, diz no e-mail sacana: “será que vai sobrar de novo para o Odair?” Olha que pode viu? Se o Ficha Limpa vingar do jeito que dizem, muito figurão da política do Pará vai ficar de fora desta eleição.
É A VEZ DO FICHA LIMPA – Vai ser a vez dos jovens políticos, inclusive Helenilson Pontes que deve crescer, caso vingue a tal lei, entre outras coisas, já podemos garantir uma briga interna no PMDB, racha total, Priante convoca sua turma para debandar, aí tudo pode acontecer, inclusive nada...
CASAMENTO MARCADO - Quanto a aliança DEM/PT, já tem data marcada, falta só o fato consumado, termina o analista maluco... Como diz meu amigo do Guaraná do Jovem: “A parada é muito louca primo”.
Postado por ZEZO FERREIRA

CASSAÇÃO : PRIANTE X DUCIOMAR




Aguarde notícias diretas do TRE, daqui a pouco.
Atualizado às 09:h08m

A Juiza dra. Vera Araújo está lendo o Relatório.
-Atualizado às 09h19m

O Advogado do prefeito, dr. SABATO ROSSETTI está usando da Tribuna neste momento.-Atualizado às 09h36m


O advogado de Priante, dr. Inocêncio Mátires está usando da Tribuna.-Atualizado às 09h40m


Com a palavra neste momento o Ministério Público.-

Atualizado às 11h39m


O TRE manteve o prefeito Duciomar no cargo!!

Postado por BlogBelém às 08:25:00 1 comentários

segunda-feira, 14 de junho de 2010

AOS CAMARADAS LEAL





É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitórias nem derrotas.
ALEX BRAGA MENDES

MANAUS ; AM - UM NOVO PSOL PARA 2010. DIZ O SECRETÁRIO GERAL

MANAUS segunda-feira, 14 de junho de 2010


O Secretario Geral do PSOL, Alex Mendes está articulando a vinda de um grupo de peso pesado para legenda para depois da eleição, composto de professores da UFAM, Ex-Presidente do DCE-UFAM, Líderes Estudantis e Sindicalistas com histórico na esquerda Amazonense. Vai entrar pelo menos umas 30 pessoas, entre sindicalista, lideranças estudantis e professores, disse Mendes para Lucta Social.Alex Mendes ainda disse que é preciso romper com os pensamentos pequenos que rondam alguns dirigentes do Partido, “um novo PSOL está a caminho”, finalizou Mendes.
Postado por Lucta Social às 11:57 0 comentários Links para esta postagem

NA PONTA DA FACA



ESSE É O PREFEITO QUE PODERÁ SER CASSADO AMANHÂ PELO TRE.PÁ


Polícia, bombeiros, CTBel. Todos escalados para estarem amanhã na frente do TRE.E Dudu ?Dizem, está fora, vai fazer uma cirurgia de calculo renal.Mas justo amanhã ????
Postado por blog do bacana-marcelo marques às 6:21 PM 0 comentários Links

URGENTE ; PRIANTE PEDE CAUTELA AMANHÃ NO JULGAMENTO DE CASSAÇÃO DE DUCIOMAR



CAUTELA
O ex-deputado José Priante, que poderá assumir a prefeitura se a cassação do mandato de Duciomar for mantida pelo Tribunal Eleitoral, apela para que a parcela da população insatisfeita com o desempenho do atual prefeito fique em casa, evitando se deslocar para a frente do TRE. “Temos de deixar que os juízes julguem esse processo com serenidade e sem pressões, para que possam votar de acordo com as suas consciências”, disse Priante. Segundo ele, é compreensível a angústia dos habitantes de Belém em cobrar providências do prefeito para uma série de problemas que afligem a todos, mas a postura em relação ao julgamento de Duciomar deve ser de calma e respeito aos juízes.
A reportagem tentou contato com o prefeito Duciomar Costa, no celular pessoal dele, mas este se encontrava fora de área. Procurada, a Coordenação de Comunicação Social (Comus) da Prefeitura de Belém informou que desconhece qualquer mobilização e que esse tipo de articulação não é feito pela Prefeitura.
Diário do Pará

........E AGORA ONDE FICAREMOS ! PT MANDA MESMO NO MAIOR PARTIDO DO BRASIL,COMO DIZEM OS PMDEBISTAS DO DF.


O Diário traz a informação que o PT quer pedir intervenção no PMDB do Pará para forçar o partido a apoiar sua candidata ao Governo.
O motivo seria que o PT abriu mão em Minas e Maranhão de candidatos ao Governo para apoiar o PMDB.OK.
Pode até ser, mas tem aí um dado importante.
O PT abriu mão de candidaturas próprias mas foi contemplado de outra maneira, nestes estados.
E o PMDB em nome da boa parceria nacional pode até ser que queira chamar o partido no estado para discutir essa relação.
Agora, o PT no estado terá que fazer um sacrifício.
E tem passarinho no telhado cantando que o sacrifício seria Paulo Rocha abrir mão de sua vaga de candidato ao senado para que o PMDB abra mão de ter candidatura própria ao Governo e apoie PT desde o primeiro turno aqui no Pará.
Sacrifício difícil, mas partidário, diga-se.
Postado por blog do bacana-marcelo marques às 3:34 AM 2 comentários Links para esta postagem

sábado, 12 de junho de 2010

O LIBERAL : REPÓRTER 70 DE HOJE



Veja o que diz O LIBERAL de hoje na coluna do repórter 70.


Jose Priante acha que vai assumir a prefeitura, caso se confirme a cassação do prefeito Duciomar Costa pela justiça, embora se diga que ele seria o melhor candidato ao senado pelo PMDB.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O QUE É DIVERTICULITE ?


Por acaso entrei no" blog Jurutiense", deparei com tantas matérias,que fiquei surpresso com que está postado no mesmo, diz o blogueiro que conhece de tudo desta adminstração, ....e o que depôz na PF, são pior do que eles fizeram comigo , pois sempre eu digo que o" tempo é a razaão da verdadede" , veja a matéria abaixo no novo blog de JURUTI ." Depende de quem vai dar o conceito e do tipo de organismo propicio a evoluir. Para a medicina é uma inflamação que acontece, na maioria das vezes, no final do intestino grosso, numa de suas porções conhecidas como cólon sigmóide, que se situa pouco antes do reto. O problema dá as caras em formações chamadas divertículos, alterações na forma de pequenos tubos ou bolsas que se desenvolvem de dentro pra fora do intestino, especialmente nos indivíduos mais maduros. Estima-se que os divertículos surjam em até um terço das pessoas com mais de 50 e em dois terços das que já passaram dos 80. Isso explica porque a doença tem predileção por quem está nessa faixa etária, mais especificamente até os 70 anos. Mas, em grande parte dos casos, os divertículos não causam transtornos.Já para o Prefeito de Juruti diverticulite é excesso de diversão, farra com dinheiro publico e fuga da cidade pra fugir dos problemas causados pela sua má administração.
Postado por Jurutiense às
Quinta-feira, Junho 10, 2010 0 comentários Links para esta postagem

ATENDIMENTO DE SAÚDE PRECÁRIO
O sistema de saúde de Juruti está precário, não tem remédio, nem médicos, os corredores estão lotados todos os dias. Quando a cidade estava no auge da construção civil da Alcoa. As autoridades locais diziam que a superlotação era por que as pessoas vinham de toda parte e lotava o Hospital Municipal.Moral da historia, as empresas se foram e as filas continuam bem pior do que era antes.
Postado por Jurutiense às
Quinta-feira, Junho 10, 2010 0 comentários Links para esta postagem

TSE DECIDE QUE O FICHA LIMPA TERÁ VALIDADE PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO



Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluíram nesta quinta-feira, 10, que a Lei da Ficha Limpa vale já para a eleições deste ano. De acordo com a lei, os políticos que forem condenados por tribunais estão impedidos de disputar um cargo eletivo. ESPECIAL: Ficha Limpa
O TSE chegou a esse entendimento durante o julgamento de uma consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O parlamentar perguntou se uma lei sobre inelegibilidades aprovada até 5 de julho deste ano poderia ser aplicada na eleição de outubro. Cinco de julho é o prazo para o registro das candidaturas.
"A lei tem aplicação na eleição de 2010", respondeu o relator da consulta, ministro Hamilton Carvalhido, que foi seguido por 5 de seus 6 colegas de tribunal. O ministro ressaltou que a lei excluiu das disputas apenas os políticos condenados por tribunais e não os que respondem a inquéritos e processos ou que ainda estão recorrendo de decisões individuais de juízes.
No julgamento, a maioria dos ministros do TSE concluiu que a Lei Ficha Limpa foi aprovada antes das convenções, não provocou mudanças no processo eleitoral e, portanto, não seria necessário esperar um ano para começar a aplicá-la. Há uma jurisprudência consolidada, baseada na Constituição Federal, segundo a qual modificações no processo eleitoral têm de ser aprovadas com pelo menos um ano de antecedência.
"As inovações trazidas pela lei não alteram o processo eleitoral", afirmou Carvalhido. "Essa lei não tem finalidade casuística", afirmou a ministra Cármen Lúcia, que também votou a favor da aplicação da regra na eleição deste ano. "A cláusula vedadora (à aplicação da lei antes de esperar o prazo de um ano) é categória", afirmou.
O ministro Marco Aurélio Mello, que votou contra. "O processo eleitoral está em pleno curso", concluiu. O ministro Marcelo Oliveira ressaltou que o assunto deverá no futuro ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes que os ministros votassem, a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, defendeu a aplicação da Lei Ficha Limpa na eleição deste ano. Ela afirmou que a lei é resultado de um movimento da sociedade, que não suporta mais os escândalos na política. "Está ligado a insatisfação popular e a vontade popular de mudar, de que tenhamos daqui para frente candidatos que sejam capazes de exercer seus mandatos sem se envolver em escândalos", afirmou.
"Entendo que não é um projeto que mereca ser protelado para eleições futuras. Precisa imediatamente atender aos anseios do povo brasileiro." (Estadão)

Fonte:
Redacão Ecoamazônia

quinta-feira, 10 de junho de 2010

JUIZ FEDERAL OBRIGA FORNECIMENTO DE REMÉDIOS Á DOENTES DA REGIÃO INCLUINDO JURUTI







Por Jeso Carneiro em 10/6/2010 às 07:05 · Comente

O juiz federal José Airton Portela (foto) determinou em 3 sentenças que a União, o Estado do Pará e município de Santarém sejam obrigados a fornecer medicamentos e a garantir o tratamento adequado a portadores de doenças como epilepsia, fibrose pulmonar e bronquite alérgica.
A determinação judicial, decorrente de ações civis públicas impetradas pelo Ministério Público Federal, beneficia todos os portadores dessas doenças que residem na jurisdição da Justiça Federal em Santarém, que alcança os municípios de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa e Trairão.
No caso dos portadores de epilepsia – doença que causa convulsões -, a União, o Estado e Santarém deverão providenciar o fornecimento do medicamento Fenobarbital 100 mg, bem como a prestação do adequado atendimento médico incluindo tratamento cirúrgico, internação, acompanhamento pós-operatório e medicamentos para a total recuperação dos pacientes.
Leia Mais
Categoria Saúde · Tags: ,

-->

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O TER.PÁ DIZ QUE AGORA É PRA VALER: JULGAMENTO DO PREFEITO DE BELEÉM








O TRE acaba de confirmar a data do julgamento do Recurso Eleitoral nº 4605, que vai decidir sobre a cassação dos mandatos do Prefeito de Belém, Duciomar Costa, e do Vice, Anivaldo Vale. Será no próximo dia 15 de junho (terça-feira). O recurso já está com parecer do Ministério Público Eleitoral, que se posicionou favoravelmente à cassação dos mandatos. Se Duciomar perder o recurso, assumirá o cargo o segundo colocado no pleito, que foi o ex-deputado José Priante. Tomara que o povo de Belém tenha dois bons motivos pra comemorar: a vitória do BRASIL e da JUSTIÇA.
Postado por BlogBelém às
14:41:00 0 comentários

terça-feira, 8 de junho de 2010

JURUTI COM 127 ANOS , NUNCA HAVIA VISTO TANTOS MILHÕES




  • 2009 - Anual
    UF:
    Pará
    MUNICÍPIO:
    150390 - Juruti
    Foi públicado no site, do TCM. Pá, a receita do Municipio de Juruti, de 2009, fiquei surpresso quando vi os números, que quase não acertei escrever, fazendo uma retrospectiva, dos anos que governei esta cidade, e de todos os Prefeitos que passaram, se somando os 127 anos de Juruti, não se alcança os 6 (seis)anos da admintração atual veja a merreca de valores só do ano de 2009 : R$ 96.360.019,50( noventa e seis milhões, trezentos e sessenta mil, dezenove reais, e cinquenta centavos) o que você acha. !!!!!!!!!!

CFEM DEMONSTRA VALOR REPASSADO AO MUNICIPIO DE JURUTI

O DNPM, através do CFEM,públicou apouco os valores repasado aos Municipios Paraenses, esses valores são dos municipios produtores de Minerios, no caso de Juruti, a BAUXITA . Essa compenssação como se chama deve ser usado únicamente para investimentos na Educação, Saúde, e infra estrutura do Municipio, não pode ser usado em pagamento de pessoal, ou terçeiros, o valor anunciado pelo DNPM(Departamento Nacional de Produção Mineral), foi de Janeiro á Junho de R$ 3. 968,890,88( três milhões,novecentos e sessenta e oito mil, oitocentos e noventa reais, e oitenta e oito centavos), vale resaltar, que esse imposto não tem nada haver com o ISS, que era de um valor bem mais alto, não sabemos quanto o municipio está recebendo , mais brevemente estaremos públicando na íntegra.

domingo, 6 de junho de 2010

EVERALDO MARTINS : Ex. AUDITOR DA SECRETARIA DE SAÚDE NO MEU GOVERNO, ESSE É BOM




O blog acaba de falar com Everaldinho Martins, o bem articulado Chefe da Casa Civil do Governo e homem que, depois de assumir essa função, vem trabalhando na engenharia política não só do Governo, mas como membro do PT também nas alianças visando as eleições deste ano.Ele disse; " fui saber dos movimentos, os que estamos vendo e o que não estamos, fui atrás de informações, por isso estive com Priante, Almir e Vic."Disse mais, que "Almir é um dos padrinhos da candidatura de Juvenil. Existia uma expectativa de que seria Priante, aí tudo muda, fomos falar com ele sobre o cenário eleitoral".Já "com o Vic a conversa foi em torno de discutir e saber se tem uma coligação no futuro. Se o PT e o DEM não resolverem por outros caminhos, podemos estar juntos no futuro, e o deputado Vic nos sinalizou com essa possibilidade."Everaldo acha que "uma aliança entre PMDB e PT é possível no segundo turno e agora que não temos o PMDB precisamos buscar uma alternativa. Mas até o dia 30 estamos com a vaga de senador aberta ao PMDB, achamos que podemos reverter a situação, foi neste sentido minha conversa com o Priante."Sobre alianças Martins falou; "temos mais tradição de aliança com PTB, PR e PDT, mas se não conseguirmos, temos a opção do DEM, que também tradicionalmente sempre esteve ao lado do PSDB e está mais próximo do PMDB hoje em dia, mas nem nós nem o DEM temos nada fechado, então buscamos caminhos, pensamos no futuro."Perguntei se é verdade que o PR estaria fechado para vice de Ana com o nome de Anivaldo e ele falou que " não está ainda, mas no PR e no PDT é que as articulações estão mais próximas de se concretizarem."Falando sobre Gabriel, Everaldo lembrou que "Almir foi nosso convidado - da prefeitura de Santarém - dias atrás para ir a Santarém conversar sobre o estado do Tapajós."Everaldinho acha que "Jader foi inteligente ao sinalizar a importância de Almir, o que o o PSDB não fez, desprezando a história política, a inteligência e o passado de Almir, um homem duas vezes Governador do Estado e que foi tratado com certo desprezo pelo seu próprio partido, um enorme erro em minha avaliação."Everaldo falou sobre as propostas ao PMDB; " a dois meses atrás propusemos ao PMDB uma aliança, de iniciar uma grande coligação com todos os partidos aliados, em março, para eleger Jader e Paulo Rocha senadores. Propusemos a vaga de vice Governador, além da recomposição de espaços no Governo, Presidência da Alepa e também uma vaga no Tribunal de Contas do Estado."Everaldo acredita ainda em um acordo com o PMDB; " A vaga de senador, é muito provável que ainda esteja aberta ao PMDB até o dia 30, ainda podemos fechar com o PMDB até o dia 30, já estávamos dizendo aos partidos aliados e continuares dizendo isso aos partidos, ainda acredito que é possível recompor a aliança. Mas se não for, também já estamos pensando no segundo turno."Sobre os cargos peemedebistas no Governo ele acha que " por um tempo ainda devem continuar como estão, mas se o PMDB não retornar em sua decisão de ter candidato próprio ao Governo, acho até de bom tom que eles entreguem os cargos, mas sobre isso ainda vamos conversar."Eu disse a ele que parte do PMDB não acredita que uma aliança entre PT e PMDB no primeiro turno elegeria dois senadores, mas ele; " acreditamos que elegeria sim, temos essa convicção."Everaldinho também negou nota publicada neste blog que dizendo que tratou com o DEM sobre composições de apoio de Paulo Rocha a Lira Maia e de Lira a Paulo Rocha, finalizando; " isso não foi tratado em momento algum,o deputado Lira Maia tem sua importância em nossa região e respeitamos esse espaço."Como se vê, Everaldinho é um cara articulado. E isso a Pérola já sabe a muito tempo.

Postado por blog do bacana

LIRA MAIA DIZ AO BLOG QUE VETA ACORDO DO DEM COM O PT








O deputado federal Lira Maia(Democratas-PA) declarou néste sábado depois de muitas cobranças por partes de seu eleitorado que não apóia a proposta feita pelo chefe da Casa Civil Everaldo Martins Filho ao presidente da legenda deputado federal Vic Pires Franco, para que o partido integre uma coligação em torno da governadora Ana Júlia. "Não acredito nessa possibilidade. Se acontecer tenho certeza que meus eleitores não vão aprovar essa união. Quem manda em mim são os meus eleitores. Se eles não concordam, com certeza não aceitarei uma coligação com o PT", declarou."O deputado Vic tem conversado comigo sobre as coligações e eu tenho dito a ele que a única que não aceito é a coligação com o PT", explicou Lira Maia.Leia a entrevista completa de Lira Maia na edição impressa de O Estado do Tapajós que circula neste sábado e tem as seguintes manchetes:LIRA MAIA VETA ACORDO DO DEM COM PT

LÚCIO FLÁVIO PINTO ANALISA A CAMPANHA ELEITORAL NO PARÁ

Domingo 06 de junho de 2010

Alguns trechos das últimas análises de Lucio Flávio Pinto sobre a campanha eleitoral em seu JP, que está nas bancas de Belém:
*Os que acreditam na tese do “laranja” apostam que logo o PMDB perderá parte substancial – se não a maior parte – dos seus 41 prefeitos, quando a máquina oficial começar a funcional com toda plenitude, e Ana Júlia voltará a se fortalecer, enquanto seu novo oponente se enfraquecerá. É uma hipótese remota. Se o PT não liberar o dinheiro ou se adotar qualquer medida de retaliação, se desgastará ainda mais. Por onde vai, a governadora é acompanhada por hostilidades e vaias, que provocam incidentes, como os que ocorreram em Belém (na inauguração do primeiro trevo da cidade) e em Barcarena. Ela é a mais rejeitada de todos os pré-candidatos, incluindo Jader Barbalho.
*Só que entre o começo das negociações e o estado da arte quando da segunda visita da governadora ao político que seus companheiros de partido tanto atacam, a situação mudou muito. Os petistas tentaram se livrar dos seus aliados putativos na presunção de que a popularidade de Lula e a máquina do Estado seriam suficientes para a reeleição da governadora. O PMDB foi tratado a pau e água e os “luas pretas” de Ana Júlia (sedimentados no tal “núcleo duro do governo”) se esbaldaram em tratamento depreciativo e – prontuários à parte – desdenhoso ao político que, individualmente, é dono do maior curral de votos no Pará. Jader engoliu em seco, mas não deglutiu.
*Nem o mais cego dos observadores da cena paraense pode negar que sem a companhia do PMDB o PT não teria vencido em 2006. De lá para cá a posição peemedebista – e especificamente a de Jader – se fortaleceu um pouco mais, enquanto os petistas se desgastaram no exercício do poder. Logo, se Jader ficar fora, a situação de Ana Júlia, que já não é boa, se tornará péssima. O tão comentado acerto “por baixo dos panos” entre Jader e Jatene, se real, poderia ser fatal para o projeto da reeleição. Mas o tuxaua do PMDB parece ter apostado mais alto: quem sabe o partido, que tem sido mero figurante nas últimas eleições para o governo, não poderá voltar ao trono?
*Claro que as alternativas não são mecânicas e muito menos automáticas. Há outros fatores no meio de campo, como as finanças para uma campanha milionária, o uso da máquina pública, o apoio de Lula, o palanque de Dilma, a decisão que a coligação PTB-PR vier a tomar e a própria imprensa, dentre outros itens. Mas são elementos cujo peso dependerá da decisão que tomarem os principais personagens da arena. Até agora, eles mais escondem do que revelam o que pretendem fazer. Mas já estão fazendo. À parte a sagacidade e argúcia do que bolaram, o resultado é muito ruim para o Pará, tendo que decidir entre os candidatos que se oferecem ao voto do eleitor. Todos eles negros como um gato cinza em teto de zinco quente.
Postado por O Estado do Tapajos On Line

sábado, 5 de junho de 2010

LIRA MAIA NEGA VETO A ALIANÇA PT/ DEM: "NA POLITICA BOI VOA"




postado: blog do vic
Veja o que diz Lira Maia ao Vic a baixo, isso é uma falta de respeito e ética com os companheiros e amigos. Parabéns petezada, vocês sabem fazer política
depois dizem que os pequenos é que são TRAÍRAS.Foi assim o bate papo de Lira com Vic. diz Vic:

O deputado Federal Lira Maia do DEM, de Santarém, acaba de me ligar. Teriam dito a ele que em matéria assinada por mim e publicada no Diário do Pará de hoje eu afirmava que ele vetava a aliança do DEM com o PT. O assunto foi tema de post no blog do Estado linkado em post logo abaixo.Li a matéria completa por telefone. Em nenhum momento, usei essa informação até porque não a tinha.Lira se desculpou e me passou as seguintes informações1) “O Vic (deputado federal Vic Pires Franco, presidente do DEM no Pará) tem total liberdade para continuar as conversas com todos os partidos, incluindo o PT”.2) “O DEM é um partido robusto e vai participar da eleição em chapa majoritária”3) “A definição de como se dará essa participação caberá ao deputado Vic, após ouvir as bases”.Lira Maia disse ainda não ter qualquer problema com Carlos Martins - irmão da prefeita de Santarém, Maria do Carmo, que também concorrerá à Câmara Federal.Para finalizar a conversa: arrematou “Em eleição proporcional não fico vendo adversários, A gente tem que se preocupar é com o espaço da gente. Com nossos eleitores. Meu compromisso é em cima disso”.Feitos os esclarecimentos, deixo o blog à disposição do deputado Lira Maia.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

TRE.PÁ JULGA PROCESSO DUCIOMAR PREFEITO DE BELÉM





Terça e quarta que vem o TRE vai julgar o processo de cassação de Duciomar Costa. Se Duciomar for cassado muda a administração municipal, apesar dele poder recorrer em Brasília.Em seu lugar toma posse Priante, que vem afirmando que vai disputar com Domingos Juvenil a vaga de candidato ao Governo pelo PMDB, claro que se perder no TRE.Mas a verdade é que hoje tanto Simão Jatene como Ana Júlia hoje devem estar torcendo para Duciomar perder o mandato, assim Priante sai definitivamente da parada.Mas perdendo ou ganhando no TRE Priante deve mudar o tabuleiro político.
Postado por blog do bacana-marcelo marques às
12:56 PM 0 comentários Links para esta postagem

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CONHEÇA A VERDADEIRA MANOBRA DO PMDB X PT . E NOS ESTAMOS A VER NAVIOS






ESSA HISTORIA É VERDADEIRA, VEJA O QUE DIZ O DEPUTADO "PASSIFAL", DIZ ELE " UM DIA EU VOU CONTAR TUDO O QUE EU VI E ESCUTEI"


O deputado Jader Barbalho recebeu, em sua residência, a governadora Ana Júlia na última sexta-feira.

Trocaram considerações sobre o projeto de autorização de empréstimo de R$ 366 milhões que voltaria à pauta da ALEPA na terça-feira, ocasião em que o deputado Jader reiterou-lhe o compromisso do PMDB em aprovar a matéria, segundo o substitutivo de minha autoria.

Entraram na pauta eleitoral: Ana Júlia reiterou ao PMDB a disposição de reatar a aliança de 2006.

O deputado Jader já houvera recebido, há 30 dias, uma proposta de recomposição com o PT, que não teve passagem: a proposta oferecia menor espaço que o partido teria por receber quando da aliança de 3 anos atrás.

Além disto, não havia disposição no PMDB em reatar a aliança, devido ao enorme desgaste sofrido na relação, tangida por equívocos que beiravam a raia da extrema unção.

As pressões nacionais sobre o deputado Jader Barbalho, principalmente depois que o PT consolidou o nome de Michel Temer, do PMDB de São Paulo e presidente da Câmara Federal, como candidato a vice de Dilma Rousseff, se intensificaram para uma aliança com o PT no Pará.

No domingo, logo após pousar em Belém, vindo de Canaã dos Carajás, recebi uma ligação do deputado Jader Barbalho: ele receberia, pela segunda vez em 48 horas, a governadora Ana Júlia e convidou-me a sua residência na segunda-feira, na primeira hora do dia.

Resignei-me ao me fazer, logo cedo, até lá. Jader, depois de leve conversa a três, entrou no assunto e conduziu o diálogo até aonde eu temia que ele chegasse: estávamos compelidos pelas circunstancias a considerar o reatamento da aliança com PT.

A proposta do governo agora incluía a candidatura a vice-governador e a recomposição do espaço perdido pelo PMDB, voltando o desenho da coalizão ao formato original de 2006.

Reafirmei ao deputado Jader a minha disposição em aceitar-lhe a decisão, não sem antes lhe fazer a exposição das consequências de uma atitude desta magnitude, em se considerando até onde houvéramos ido à tensão com o governo.

Na terça-feira, a aprovação da autorização do empréstimo de R$ 366 milhões, selou o clima que a imprensa impetrou à opinião publica, de que a aliança do PMDB com o PT estaria consumada.

As reações do PMDB foram adversas, mas, não houve ameaças de motim: todos, em meio às contestações preliminares, concluíam que era imprescindível dar suporte a qualquer decisão do líder que sempre conduziu o partido com a firmeza peculiar que amealhou em uma vida pública de longo curso.

Começava, na segunda-feira, uma jornada que sempre tem um pórtico certo de entrada, prenunciando um labirinto de focos, paixões, razões e egos multifacetados, que tomam, ao cabo, a forma que a ribalta mostra no palco das decisões.

Ontem, já quase do outro lado da meia-noite, despediu-se de mim o deputado Jader Barbalho. Sua voz tinha um timbre que me revelou um misto de cansaço e resolução.

Lembrou-me, ele, ao até amanhã, a obra de Gabriel García Márquez, "O General em seu labirinto", onde Márquez narra, com maestria, os últimos dias de José Antonio de la Santísima Trinidad Simón Bolívar y Palacios, o Simón Bolivar: o homem que sonhou uma America do Sul ungida em uma só nação.

Mas isto é outra historia, que ainda contarei um dia.
Postado por Parsifal Pontes às 07:50
DE 02/06/2010

ESTOU DECEPCIONADO COM O PMDB DE JÁDER.SE ISSO ACONTECER VOU DEIXAR O PARTIDO DO QUAL SOU PRESIDENTE







No domingo, logo após pousar em Belém, vindo de Canaã dos Carajás, recebi uma ligação do deputado(Jader Barbalho:dizia o Dep. Passifal, ele receberia, pela segunda vez em 48 horas, a governadora Ana Júlia e convidou-me a sua residência na segunda-feira, na primeira hora do dia.

Essa historia é contada pelo Deputado Passifal, lider da bancada na Assembleia Legislativa.

Resignei-me ao me fazer, logo cedo, até lá. Jader, depois de leve conversa a três, entrou no assunto e conduziu o diálogo até aonde eu temia que ele chegasse: estávamos compelidos pelas circunstancias a considerar o reatamento da aliança com PT (...)


Na terça-feira, a aprovação da autorização do empréstimo de R$ 366 milhões, selou o clima que a imprensa impetrou à opinião publica, de que a aliança do PMDB com o PT estaria consumada.


Esse é o deputado Parsifal Pontes, líder do PMDB na ALEPA, confirmando a vitória do entendimento, do acordo programático e da unidade em torno do projeto de país encabelado pelo presidente Lula, que busca reeleição com a ex-ministra Dilma e, no Pará, com a governadora Ana Júlia.

Leia o restante da postagem do deputado, que narra o processo de entendimento, aqui. Quero completar essa materia eu Isaias filho, Presidente do PMDB de Juruti em dizer que hoje entendo e estou crente que o PMDB do Pará quer que Ana Julia continue Governadora, e o resto que..................................................................

terça-feira, 1 de junho de 2010

PRIANTE ANUNCIA A JÁDER QUE VAI CONCORRER AO GOVERNO






Priante esteve hoje com Jader e disse o seguinte; que reafirma sua disposição de ser candidato do PMDB ao Governo do estado e que gostaria de ter uma reunião com o partido para manifestar isso.Segundo Priante " quando eu tinha traço eu fui candidato, agora que tenho mais de 20%nas pesquisas não serei ? "Parece que Jader vai reunir o partido na próxima semana para que Priante fale com todos.
Postado por blog do bacana-marcelo marques às
4:38 PM 01/06/2010.

O MAIOR PARTIDO DO BRASIL, QUE SÓ VAI A REBOQUE


PRIANTE: A CANDIDATURA PRIORITÁRIA É A MINHA






O ex-deputado José Priante, que foi candidato do PMDB ao governo do Estado em 2006 e acabou em segundo lugar na eleição para prefeito de Belém em 2008, não tem a menor dúvida: o candidato do partido ao governo do Estado só será definido entre os dias 15 e 30 de junho.
Priante, além disso, está convicto de que tem condições objetivas de ser ungido o concorrente do partido ao governo, muito embora a pré-candidatura do presidente da Assembleia, Domingos Juvenil, já tenha sido lançada. Tal convicção se ampara, entre outras coisas, em sua boa posição nas pesquisas internas que o partido tem feito para aferir o cacife do PMDB no pleito de outubro.
Haverá racha?
Haverá divisões?
Haverá bate-chapa?
Haverá disputa na convenção?
“Quando a coisa é combinada, não tem racha. Eu disse para o Jader, claramente, que eu só poderei decidir se serei candidato ou não até 15 de junho, quando o Tribunal decidir o caso da cassação do Duciomar. Todos os deputados foram comunicados pelo Jader sobre essa minha posição. Agora, o Juvenil se lançou. Tudo bem. Mas ele sabe que, a partir do dia 15, dependendo do Tribunal, é que as coisas vão se definir”, disse Priante, em conversa com o blog por telefone.
Ele se mantém na expectativa de que o Tribunal Regional Eleitoral julgue, pelo menos até 15 de junho, o recurso impetrado pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, para derrubar sentença condenatória que lhe cassou o mandato, em dezembro do ano passado.
“Eu me autodefini um prazo. O prazo é 15 de junho. Se o TRE julgar isso [o recurso] até 15 de junho, vamos ver o resultado. Se não julgar, o Tribunal vai pautar a minha decisão política. Aí, sim, eu posso ser o candidato a governador”, reforçou Priante.
Ele alega – e disse ao blog ter deixar isso bem claro ao deputado Jader Barbalho – que não poderia lançar sua pré-candidatura agora, começar a fazer articulações políticas e fechar acordos para depois assumir a prefeitura, caso o TRE venha a rejeitar o recurso de Duciomar. Nessas condições, todo o trabalho anterior teria sido inútil.
Por isso, Priante explica que se autoimpôs um prazo para tratar de sua candidatura ao governo. Mas uma coisa é certa: se hoje, 31 de maio, fosse o dia 15 de junho próximo, o ex-deputado não tem a menor dúvida de que optaria por disputar o governo do Estado pelo PMDB.
Assim como Juvenil, em entrevista ao blog (espaço aberto ) afirmou que sua candidatura nasceu das “bases do partido”, Priante assegura ter o apoio dos mais amplos seguimentos do PMDB para pleitear o governo do Estado.
“O PMDB sabe que prioritariamente tem uma hierarquia de candidaturas. E a candidatura prioritária é a minha. Ligue hoje para qualquer prefeito do PMDB, a esmo, por amostragem. Se você ligar para quatro prefeitos do PMDB, pergunte a eles e você vai comprovar isso. Agora, se alguém já se lançou candidato, ele é o candidato até o momento”, reafirmou Priante.
Ele relatou que na última sexta-feira, num comício no município de Maracanã, durante os festejos do aniversário da cidade, recebeu manifestação pública de apoio do presidente do PMDB, deputado Jader Barbalho.
“O Jader disse [no comício]: ‘Olha, aqui está o Priante. O Priante foi nosso candidato a governador em 2006 e nestas eleições ele será o que ele quiser. Se ele quiser ser o candidato a governador, será o candidato a governador. Se quiser ser candidato a deputado federal, será candidato a deputado federal’. Ele até brincou: ‘E ainda tem chance de ser o próximo prefeito de Belém’. Foi o que Jader disse no comício, em praça pública, no aniversário da cidade”, contou o ex-deputado.
Priante garante que continua a manter respeitosas e cordiais relações com Juvenil, a quem, segundo afirma, telefonou logo depois de divulgada a pré-candidatura do presidente da Assembleia ao governo do Estado pelo PMDB.
“Eu liguei para o Juvenil. Disse a ele: ‘Olhe, Juvenil, estou lhe ligando porque tenho apreço por você. Mas o dia 15 de junho é meu prazo, é meu time.” E disse a ele que na eleição passada, para governador, eu fiz um sacrifício. Desta vez, é uma oportunidade”, disse Priante.
Postado por BlogBelém às
09:47:00 0 comentários