domingo, 17 de julho de 2011

“Adeus, meu javali”

Henrique Costa foi saudado com um coro de vaias pela população. As vaias foram a forma que a população encontrou para demonstrar sua insatisfação com a administração desastrosa e atolada em denúncias de corrupção. Foi a forma que aqueles indivíduos, em sua grande maioria eleitores dele, encontrou para protestar contra um prefeito que vendia solução mágica para os problemas estruturais de Juruti, mesmo sabendo da complexidade deles.

Encurralado pela opinião pública e pela justiça, a administração do Prefeito Henrique Costa dá sinais que está no fim.

“Adeus, meu javali”. Não sinto animosidade pelo Prefeito Henrique Costa. Pelo contrário. Sou-lhe grato. Só tenho boas recordações do período que ele esteve à frente da Prefeitura de Juruti. Acompanhei seu governo como se acompanha um filme vagabundo. Henrique foi meu porquinho de estimação, durante esses mais de sete anos a frente do executivo municipal.

Em uma semana, Henrique Costa aparecia diante de mim como uma rainha. Em outra, ele assumia a forma de uma princesa. Em outra, de uma besta demoníaca, de uma cobra, de um Javali. Sim, antes que alguém me pergunte, estou fazendo um paralelo pernóstico. Há um Javali na Prefeitura? Talvez eu esteja enganado? Talvez Henrique seja um grande administrador? Será?

Conversei outro dia com um amigo que é jornalista, e ele discordou de minhas crônicas onde critico o governo do Petista Henrique Costa, de uma forma muito elegante, como só um intelectual como ele poderia discorrer em relação ao assunto. Ouvi atentamente cada analise de conjuntura que ele fazia. Ele fez um paralelo entre os governos de Isaias Batista e de Henrique Costa.

A verdade que os assuntos de minhas crônicas nunca foram propriamente falar do Prefeito Henrique Costa, e sim os instintos malignos que ele era capaz de despertar em cada um de nós. O conformismo. O analfabetismo. O parasitismo. A venalidade. A poltronice. A desfaçatez. A impunidade. Henrique é o símbolo de nossas características mais regressivas, de nosso atraso intelectual. Henrique é o nosso mal que não foi necessário. Ele vai passar. O que me assombra é o que permanece.

Alex Mendes

quinta-feira, 14 de julho de 2011

EM BELÉM, 67% SÃO CONTRA DIVISÃO DO PARÁ

Campanha na capital do Pará é grande contra a criação dos estados do Tapajós e CarajásA pesquisa do Vox Populi mostrou também que mais da metade da população já está ciente sobre a realização do plebiscito para divisão do Pará em três estados. Neste caso, seriam criados os estados do Tapajós e Carajás. Porém, se a votação fosse hoje, 42% da população entrevistada votaria pelo não.Número superior aos 37% dos que querem a criação de mais dois estados e os 22% que afirmaram ainda não ter opinião formada sobre o assunto.Dentre os que são contrários à divisão do Pará em três estados, 67 % das pessoas ouvidas está na capital e 35% no interior. Enquanto que dentre os favoráveis, 43% reside no interior do Estado.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

DISSE JATENE:ACERTOS SÃO PRA SER CUMPRIDO







Governador dá um grande abraço em seu amigo Isaias compromisso é pra ser comprido disse o Governador, á uma certa liderança de Juruti.Disse "tenho acertos com Isaias,só se ele não precisar de meu apóio"disse o Governador

MEU VOTO JUSTIFICADO: DISSE ALEX MENDES

Escrevo essas, maus traçadas linhas da biblioteca da minha casa, tendo como companhia meus pensamentos, as estrelas e a noite. Dedico essa crônica ao meu já falecido avô, um homem que não era politico, mas sonhava com mundo justo, fraterno e igual. Como já disse em outros artigos,que sou um Jurutiense que adora Manaus e detesta o jeitinho, o nepotismo, a politica canalha de distribuir esmola em troca de votos.


Nesta crônica quero deixar minha posição politica para as próximas eleições. Escrevo sem paixão, apenas movido na vontade de mudança politica-administrativa de Juruti.
Isaias Batista Filho sem sombra de duvida é a maior liderança politica que Juruti já teve. É um politico visionário, futurista e competente. Deixou muita saudade quando deixou o cargo de Prefeito para apoiar seu vice à época, cometendo um erro tático que custou a vitória de Henrique Costa, um politico sem muitos predicados, porém um bom jogador


Henrique venceu as últimas eleições em Juruti nos gabinetes judiciários de Belém. Venceu pela incompetência da Secretária do PMDB que errou uma palavra quando escrevia a ata dos vereadores. Venceu pela incapacidade e falta de habilidade politica do coordenador da campanha de Isaias Batista

Isaias Batista é uma grande liderança, isso não se discute, falo disso com a propriedade de conhecê-lo. Sem sombra de duvida, Isaias fez muito mais, como prefeito do que Henrique Costa. Porém precisa ceder a vaga de ator principal nas próximas eleições para atuar nos bastidores, como uma espécie de guru.


Meu voto na próxima eleição vai ser em uma mulher, uma senhora, filha de Juruti-Velho, Mãe e esposa exemplar. Voto na dona Lúcidia Batista para prefeita de Juruti e desejo que a Câmara dos Vereadores tenha uma mudança de 90% na próxima eleição.


Considero bons nomes Otavio Barbosa, Fladimir Andrade, Eder Coelho, meu primo Toró e Audenor Pereira Matias. Otavio é sério, competente, um grande amigo, precisa voltar a dialogar com o PMDB, duas candidaturas do mesmo grupo é dividir, considero suicídio politico. Fladimir já provou ser um bom parlamentar é um empresário de destaque, conta com apoio das Igrejas Evangélicas. Eder Coelho tem uma grande bagagem cultural (embora eu não concorde com as ideias de políticas públicas do PT), meu primo Toró é dono de um grande capital de votos, seria um ótimo vice-prefeito na chapa do PMDB e um prefeito do povo. Dona Lúcidia cultiva um equilíbrio e uma flexibilidade que me causam admiração.

A minha opção pela candidata de Dona Lúcidia deve-se muito ao fato de ela estar afastada da politicagem de alianças que contaminam a administração pública como um todo. O toma lá dá cá está tão forte em Juruti que infelizmente não parece ser possível no momento um candidato sair vencedor (ou ter governabilidade) caso não participe dos esquemas. A única saída que vejo para isso é o financiamento público de campanha e a transformação de muitos cargos políticos em cargos técnicos. Mas isso é assunto para outra crônica.


Apenas estar fora desses esquemas não é suficiente para votar em Lúcidia. Se fosse esse o caso, eu poderia votar no meu primo Braga que tem todos esses predicados, tem partido para oficializar sua candidatura e tem capital financeiro, intelectual e projeto de transformação social para nosso Município.


A questão é que Dona Lúcidia possui uma experiência de vida de alguém que saiu da pobreza, quando esteve como primeira Dama, implementou o ginásio e depois a faculdades em Juruti, além de ter feito uma boa administração quando estava na Secretaria de Serviço Social e, é um dos nomes mais respeitados quando o assunto é defesa da educação é do meio ambiente.
A Educação e o Meio Ambiente é o carro-chefe de Lúcidia e isso é essencial, pois essa é a principal agenda para Juruti: como continuar desenvolvendo a economia sem acabar com o meio ambiente.


Capacidade de gestão, desejo por desenvolvimento e bons quadros para a equipe os três candidatos possuem. Porém Lúcidia tem ainda outras características fundamentais que outros candidatos não possuem


Lúcidia tem uma ética rígida que deve impedir de ela e, por conseguinte, sua equipe entrar em esquemas de corrupção e conhece a pobreza de perto;



Alex Mendes. Manaus - Am.

sábado, 9 de julho de 2011

É VERDADE OU É MENTIRA: O QUE EU VOU CONTAR AGORA NAS COMUNIDADES?

Diário Oficial Nº. 31946 de 30/06/2011


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - CCC


Convênio: Número de Publicação: 250629Convênio: 134 Exercício: 2011 Objeto: Viabilizar o Transporte Escolar dos alunos residentes na zona rural e ribeirinhos matriculados na Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental e Médio, Ensino Modular - Fundamental e Médio; Ensino Médio Regular e Ensino Profissionalizante, da Rede Pública Estadual. Valor Total: 202.000,00 Assinatura: 27/06/2011 Vigência: 27/06/2011 a 31/01/2012 Orçamento:Programa de Trabalho Natureza da Despesa Fonte do Recurso Origem do Recurso 12361125562260000 334041 0102000000 Estadual Partes: Beneficiário ente Público: Município de JurutiConcedente:

Secretaria de Estado de EducaçãoOrdenador: Nilson Pinto de Oliveira

Postado por Jurutiense às Segunda-feira, Julho 04, 2011

SEM COMENTÁRIOS!



QUEDA DE AVIÃO: NÃO HÁ SOBREVIVENTES!



Acidente matou o piloto e mais três pessoas Santarém - Por volta das 20 horas desta sexta-feira (08), a FAB (Força Aérea Brasileira) divulgou que os corpos dos ocupantes do avião Sêneca PA-34 (Matrícula PP-EJB), desaparecido desde o final do dia 1º de julho no interior do Pará, foram encontrados.Segundo Limoel Birimbau, cunhado do piloto do bimotor, os quatros corpos estavam dentro da aeronave, carbonizados. Ele afirma, ainda, que as notícias que chegavam a família eram distorcidas. "Quero deixar meu repúdio, em primeiro lugar, à Aeronáutica, porque a empresa [W&J] chegou aqui e disse que a Aeronáutica tinha falado que encontraram a aeronave, mas os corpos não estavam dentro da aeronave". – ressalta.
leia também...
Destroços encontrados são do avião desaparecido
Na inicio da noite da quinta-feira (07), os destroços da aeronave foram encontrados a 162 quilômetros de Tiriós, comunidade do município de Óbidos, no Noroeste do Pará.A previsão de chegada dos corpos, em Santarém, é às 13 horas de deste sábado (09).O acidenteA aeronave partiu do aeroporto de Oriximiná, na tarde do dia 30 do mês passado, com destino à reserva indígena de Cuxaré, na fronteira com o Suriname, com quatro pessoas a bordo, entre eles, o piloto Francisco do Carmo Miranda, conhecido como “Mico” e o tripulante Jocenildo Campos Cardoso, além de dois técnicos em hidrologia da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). No retorno, segundo os órgãos de segurança, o avião desapareceu na Floresta Amazônica.