segunda-feira, 11 de julho de 2011

MEU VOTO JUSTIFICADO: DISSE ALEX MENDES

Escrevo essas, maus traçadas linhas da biblioteca da minha casa, tendo como companhia meus pensamentos, as estrelas e a noite. Dedico essa crônica ao meu já falecido avô, um homem que não era politico, mas sonhava com mundo justo, fraterno e igual. Como já disse em outros artigos,que sou um Jurutiense que adora Manaus e detesta o jeitinho, o nepotismo, a politica canalha de distribuir esmola em troca de votos.


Nesta crônica quero deixar minha posição politica para as próximas eleições. Escrevo sem paixão, apenas movido na vontade de mudança politica-administrativa de Juruti.
Isaias Batista Filho sem sombra de duvida é a maior liderança politica que Juruti já teve. É um politico visionário, futurista e competente. Deixou muita saudade quando deixou o cargo de Prefeito para apoiar seu vice à época, cometendo um erro tático que custou a vitória de Henrique Costa, um politico sem muitos predicados, porém um bom jogador


Henrique venceu as últimas eleições em Juruti nos gabinetes judiciários de Belém. Venceu pela incompetência da Secretária do PMDB que errou uma palavra quando escrevia a ata dos vereadores. Venceu pela incapacidade e falta de habilidade politica do coordenador da campanha de Isaias Batista

Isaias Batista é uma grande liderança, isso não se discute, falo disso com a propriedade de conhecê-lo. Sem sombra de duvida, Isaias fez muito mais, como prefeito do que Henrique Costa. Porém precisa ceder a vaga de ator principal nas próximas eleições para atuar nos bastidores, como uma espécie de guru.


Meu voto na próxima eleição vai ser em uma mulher, uma senhora, filha de Juruti-Velho, Mãe e esposa exemplar. Voto na dona Lúcidia Batista para prefeita de Juruti e desejo que a Câmara dos Vereadores tenha uma mudança de 90% na próxima eleição.


Considero bons nomes Otavio Barbosa, Fladimir Andrade, Eder Coelho, meu primo Toró e Audenor Pereira Matias. Otavio é sério, competente, um grande amigo, precisa voltar a dialogar com o PMDB, duas candidaturas do mesmo grupo é dividir, considero suicídio politico. Fladimir já provou ser um bom parlamentar é um empresário de destaque, conta com apoio das Igrejas Evangélicas. Eder Coelho tem uma grande bagagem cultural (embora eu não concorde com as ideias de políticas públicas do PT), meu primo Toró é dono de um grande capital de votos, seria um ótimo vice-prefeito na chapa do PMDB e um prefeito do povo. Dona Lúcidia cultiva um equilíbrio e uma flexibilidade que me causam admiração.

A minha opção pela candidata de Dona Lúcidia deve-se muito ao fato de ela estar afastada da politicagem de alianças que contaminam a administração pública como um todo. O toma lá dá cá está tão forte em Juruti que infelizmente não parece ser possível no momento um candidato sair vencedor (ou ter governabilidade) caso não participe dos esquemas. A única saída que vejo para isso é o financiamento público de campanha e a transformação de muitos cargos políticos em cargos técnicos. Mas isso é assunto para outra crônica.


Apenas estar fora desses esquemas não é suficiente para votar em Lúcidia. Se fosse esse o caso, eu poderia votar no meu primo Braga que tem todos esses predicados, tem partido para oficializar sua candidatura e tem capital financeiro, intelectual e projeto de transformação social para nosso Município.


A questão é que Dona Lúcidia possui uma experiência de vida de alguém que saiu da pobreza, quando esteve como primeira Dama, implementou o ginásio e depois a faculdades em Juruti, além de ter feito uma boa administração quando estava na Secretaria de Serviço Social e, é um dos nomes mais respeitados quando o assunto é defesa da educação é do meio ambiente.
A Educação e o Meio Ambiente é o carro-chefe de Lúcidia e isso é essencial, pois essa é a principal agenda para Juruti: como continuar desenvolvendo a economia sem acabar com o meio ambiente.


Capacidade de gestão, desejo por desenvolvimento e bons quadros para a equipe os três candidatos possuem. Porém Lúcidia tem ainda outras características fundamentais que outros candidatos não possuem


Lúcidia tem uma ética rígida que deve impedir de ela e, por conseguinte, sua equipe entrar em esquemas de corrupção e conhece a pobreza de perto;



Alex Mendes. Manaus - Am.

Nenhum comentário:

Postar um comentário