sábado, 24 de setembro de 2011

JURUTI, GANHA 601 NOVOS ELEITORES DE PARINTINS





















"Juruti recebe 601 eleitores que viviam na fronteira do Amazonas
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) foi comunicado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anteontem, que 601 eleitores de quatro seções de Parintins, no Estado do Amazonas, terão seus títulos eleitorais transferidos para o município de Juruti, no Estado do Pará, ao qual pertencem.
O assunto foi levado à sessão de ontem do TRE pelo desembargador Raimundo Holanda. Ele relatou que o TSE solicitou ajuda do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para dirimir as dúvidas que pairavam sobre a fronteira entre os dois estados, naquela região.
O IBGE colocou um ponto final no assunto confirmando que as localidades de Recordação, Mocambo do Mamuru, Samaúma e Ilha Valha-me Deus pertencem de fato e de direito ao município de Juruti e, portanto, ao Estado do Pará.Segundo Miguel Santos,
assessor da Corregedoria do TRE-PA, para onde o assunto foi encaminhado, o TSE já determinou a transferência dos títulos dos eleitores daquelas quatro seções que pertenciam à 4ª Zona Eleitoral de Parintins, no Estado do Amazonas, para a 22ª Zona Eleitoral de Óbidos, no Pará, que é a zona que tem ingerência em Juruti.
Para que isso aconteça, falta somente o TSE e o TRE do Pará tomarem as providências necessárias, além de “preparar as comunidades locais para a mudança”, que, neste caso, não será do domicílio do eleitor, mas do próprio tribunal.
O questionamento que se faz agora é se esses 601 eleitores terão direito de participar do plebiscito do próximo
dia 11 de dezembro. O interesse maior fica por conta da Frente pela Criação do Estado do Tapajós, que, se for emancipado, ficaria com o município de Juruti.
Mais informações »
Postado por Hiromar Cardoso às
16:39:

Nenhum comentário:

Postar um comentário