domingo, 29 de abril de 2012

É preciso priorizar os debates


Por: Alex Mendes


Faltando apenas cinco meses para eleição municipal. O prefeito de Juruti, Dom Henrique Costa, oferece pão e circo ao povo e despreza antigos aliados.

Assisto as articulações de bastidores em Juruti, com uma ponta de tristeza. As composições de chapa não se baseiam em cima de projetos. Predomina em Juruti “quem apoia quem”, em troca do “quê”. Prevalece a política do pão e circo. Nem fulano e nem beltrano se apresentam para discutir, a fundo, com seriedade, os problemas acumulados e as soluções capazes de resolver as mazelas sociais da cidade.
Juruti precisa de um Prefeito que governe com os pés no chão e a cabeça nas nuvens. Que faça um governo radical. Que tenha envergadura ética, que tome medidas como, a revitalização da Orla da Cidade e priorize a educação. Do mesmo modo, o revigoramento da paisagem urbana.
Não escrevo contra Henrique Costa. Escrevo contra seu governo. Escrevo contra os indícios de corrupção de sua administração. Escrevo contra a política de pão e circo. Picuinha é para quem se alimenta dela. Não é o meu caso. Oposição ao Prefeito é primordialmente para quem se elegeu Vereador. E ser vereador de Juruti, é um cargo que não me interessa. Os conchavos entre executivo e legislativo me causam nojo.   
Sinto-me à vontade para cobrar dos pré-candidatos que coloquem pontos programáticos verdadeiros, sinceros, à frente do desejo pessoal. Pensar no voto pelo voto pode até resultar em êxito eleitoral, mas levará, inevitavelmente, à mesmice política.
Juruti não deve ser vista como trampolim político. Prefeito de verdade é o que se preocupa em como governar a cidade, sem pensar em futuras eleições.
Outro tema que precisa ser abordado pelos pré-candidatos a prefeito é a pedofilia. Assunto tão atual e preocupante em Juruti. É fato normal e público em qualquer balneário da cidade, um quarentão, ou abastardo financeiramente com uma criança e bebidas alcoólicas. Outro câncer da cidade é o trafico de droga. Como os pré-candidatos vão tratar esse assunto tão comum nas esquinas da cidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário