quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA OU ESTÓRIA DE POLITICOS


É uma história que surge em conversa de "políticos" há muito tempo, mas sempre presente e lembrada.
Um prefeito que saía chamou o prefeito que entrava no cargo, e entregou três cartas. Disse para abri-las em cada crise. Seriam orientações muito úteis.
Veio a primeira crise, algum tempo após a posse.
O novo prefeito abriu a carta que dizia: coloque toda a culpa na herança "perversa" ou "maldita" que recebeu.
Ótimo, excelente conselho. Sempre rende boas manchetes de jornal.
E ninguém na Imprensa se preocupa mesmo em publicar o outro lado, as justificativas e explicações do antigo administrador.
Na segunda crise, abriu a segunda carta e leu: mostre que há necessidade de ajustes no seu primeiro escalão e faça mudanças no secretariado.
Também é um ótimo conselho, mexa nas peças do tabuleiro, dê a impressão que algo vai mudar. Mas, é claro que tudo fica do mesmo jeito.
Agora, na terceira crise, ao abrir a terceira carta, o prefeito se assusta ao ler: escreva três cartas para seu sucessor.
Não tem mais jeito, tudo acaba do mesmo jeito que começou.
 
-O problema é que tem prefeito com menos de três meses de mandato que já abriu a primeira carta, e já se encontra com a segunda carta na mão!
E como vão fazer para se justificar nos próximos três anos e nove meses de mandato?
É VERDADE VERDADEIRA!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

JOVEM APRENDIZ É PASSAPORTE PARA MERCADO DE TRABALHO NO OESTE DO PARÁ

 

 
 
 
 
 
 
Para impulsionar o desenvolvimento da região e valorizar a mão de obra local, a Alcoa, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aposta na formação de novos profissionais por meio do programa Jovem Aprendiz, no município de Juruti, no Oeste do Pará. Com esta iniciativa, jovens estudantes com idades entre 16 e 24 anos, participam de um processo seletivo concorrido, mas que é um passaporte para ingressar no mercado de trabalho. Durante os cursos, os alunos passam por aulas teóricas e práticas, além de participar de um estágio supervisionado por funcionários da Alcoa, na Mina de Bauxita de Juruti.

Quem tem a chance de participar do programa não esconde a satisfação e já desenha planos para o futuro. "O curso superou as minhas expectativas. Logo no início, as primeiras aulas já foram suficientes para despertar a vontade de seguir carreira na área", revela o estudante João Wagner Santos, da turma de Operador de Manutenção Eletromecânica, que está se dedicando ao máximo para alcançar uma oportunidade dentro da própria empresa.

O principal objetivo do Jovem Aprendiz é formar novos profissionais e oferecer aos estudantes qualificação e instrumentos para conquistar o primeiro emprego. De acordo
com Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos da Alcoa Juruti, a participação da Companhia neste programa reafirma o compromisso da empresa com a educação e o crescimento da região.

“Valorizar a mão de obra local é um dos fatores que nos permite crescer com sustentabilidade, gerando emprego e renda para quem vive aqui. Trazer um programa como este para o município, que vem de uma cultura extrativista e hoje está construindo uma cultura industrial, oferece aos jovens outros horizontes e caminhos profissionais. Acreditamos que o sucesso da Alcoa Juruti será medido quando tivermos lideranças formadas no próprio município, a exemplo de outras unidades da Empresa. Esta é a nossa meta aqui no Pará e o Jovem Aprendiz abre esta oportunidade”, afirma.

Em Juruti, o programa integra um conjunto de iniciativas para qualificar a mão de obra local, abrangendo cursos de capacitação para a população local, inclusive na zona rural, beneficiando cerca de três mil pessoas desde 2006.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PREFEITOS APROVAM PROJETOS DE TERMINAL HIDROVIÁRIOS




Técnicos da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) apresentam aos prefeitos de Faro, Marinete Costa Machado, e de Santarém, Alexandre Von, além do vice-prefeito de Óbidos, Every Tomás de Aquino, os projetos de construção dos Terminais Hidroviários dos três municipios. A apresentação foi acompanhada pela contadora do municipio dra. Maria de Nazaré  alves Pessoa .

 CIDADE DE FARO, RECEBERÁ TERMINAL HIDROVIARIO, DO GOVERNO DO ESTADO

     Prefeita de Faro, vai ao governador acompanhado de sua contadora e recebe beneficios.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ULTIMA VIZITA DE ALMIR GABRIEL EM JURUTI

Esta foto de DR.Almir GABRIEL em Juruti, quanto Governador,veio na campanha de Simão Jatene para Governo do Estado, essa reunião aconteceu nas dependencia do Clube Chapéu de Palha, onde confirmamos nosso apóio ao candidato ao Governo do Estado, o PMDB, apóio o candidato de Almir Gabriel, politico de uma palavra muito forte, amigo de Juruti, que concluiu a estrada trans lago, iniciado do Governo de Jáder Barbalho, que na época eramos Prefeito e fizemos essa solicitação ao Jáder,quando Dr. Almir Gabriel  já era Governador voltamos com ele acompanhado do Dep. Antonio Rocha, mostramos á ele a importancia dessa PA, paranossos irmão da região do lago grande aí com a palavra forte do Governador, então foi concluida a referida estrada. Que Deus possa te-lo em suas mãos, Almir era meu amigo, fui assessor desse tão importante lider politico do Pará

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ALMIR GABRIEL: A ÚLTIMA VEZ QUE VIZITOU A REGIÃO

 

Por Jeso Carneiro em 19/2/2013 às 11:5O
Almir Gabriel e os mais recentes prefeitos de Santarém. Foto: Celivaldo Carneiro
A última vez que o ex-governador Almir Gabriel esteve solo santareno foi no dia 21 junho de 2006. Era candidato a governador pelo PSDB. Foi para o 2º turno, mas perdeu a eleição para a candidata do PT ao cargo, Ana Júlia Carepa.
Em Santarém, Almir não fechou no seu grupo de apoio, entre os quais o atual prefeito Alexandre Von.
Aproveitou a ocasião e, também, cavou encontro com a prefeita à época, Maria do Carmo (PT).
As fotos acima, de Celivaldo Carneiro, registram esses momentos de Almir na cidade. Na da esquerda, ele recebendo presente de Maria do Carmo; à direita, recebendo cumprimentos de Alexandre Von ainda no aeroporto.
 

MORRE EX. GOVERNADOR DO PARÁ

Categoria Segurança Pública · Tags:

 

Por Jeso Carneiro em 19/2/2013 às 09:29 ·
Almir Gabriel, ex-governador do Pará, morreu.
Ele estava internado desde o início do mês em um hospital particular em Belém por causa de enfisema pulmonar. Um dos fundadores do PSDB no estado, era fumante e estava com 80 anos.
Por causa da morte do ex-governador, a Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) suspendeu a sessão ordinária de hoje (19) da Casa.
Nascido em Belém (18 de agosto de 1932), Almir era médico. Foi prefeito de Belém (1983-1986), senador pelo PMDB, candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Mário Covas (PSDB),
 na eleição de 1989 e governador por dois mandatos (1995-2003).
Foi Almir Gabriel que lançou na vida política o atual governador do Pará, Simão Jatene.
Estava filiado ao PTB.
- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – -
Almir Gabriel
Almir Gabriel, 80 anos, um dos fundadores do PSDB no Pará
 – - – - – - – - – - – - – - -
Atualizado às 10h45
A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) informa, com pesar, o falecimento do ex-governador do Estado do Pará, Almir José de Oliveira Gabriel, na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro, em Belém.
O corpo será velado no Palácio Lauro Sodré, onde receberá as homenagens oficiais como chefe de Estado.
O sepultamento será no túmulo da família Gabriel, em Castanhal.
Em sua carreira política, Almir Gabriel passou pelos cargos de prefeito de Belém, senador da República e governador do Pará por duas vezes, destacando-se como uma das maiores lideranças políticas do Estado.
 

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

MUNICIPIOS DO OESTE PARAENSE DEVEM AUMENTAR VALOR DO TFD


O Ministério Público Federal (MPF) está encaminhando nesta semana notificações a VINTE Municipios da região oeste do Pará, recomendando que aos pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) seja pago o valor de R$ 520 por mês.
A notificação teve como base uma investigação do MPF que verificou que diversos municípios da região passaram a pagar aos pacientes em TDF menos que quando pagavam quando as despesas ficavam a cargo do Estado do Pará, apesar da União ter aumentado o volume de recursos repassados aos municípios.
O MPF considera que o custeio deve considerar necessidades de alimentação e estadia do paciente e do acompanhante.
Assim que receberem as recomendações, as secretarias municipais de saúde terão dez dias para apresentar resposta. Caso seja considerada insatisfatória, o MPF pode tomar medidas judiciais para obrigar os municípios a pagar a quantia.
Os municípios que vão receber a recomendação são Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Monte, Alegre, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa e Trairão.


DOL com informações do MPF)


A PREFEITURA DE JURUTI, COMEÇA PAGAR SALARIOS DEIXADO POR EX. PREFEITO

Depositado hoje (6) na conta dos servidores temporários da área de Educação de Juruti o salário referente ao mês de dezembro de 2012.
Esse foi o, digamos assim, fogo amigo deixado pelo ex-prefeito Henrique Costa (PT) ao seu sucessor e aliado Marquinho Dolzane (PSD).
Em dezembro, o governo federal repassou cerca de R$ 4,4 milhões do Fundeb ao município. Ainda assim, o salários dos professores e demais servidores da Semed não foi pago.
Depois dos temporários, será a vez dos efetivos receberem o atrasado de 12/2012, programado para os próximos dias.
O gatilho do pagamento de janeiro já foi acionado pelo atual prefeito. Só falta contemplar os servidores da área de Saúde.
- Se o pagamento não é feito, são recursos que deixam de circular no município afetando toda uma cadeia econômica – explica Marquinho Dolzane." O TEMPO É A RAZÃO DA VERDADE" conclui o blog do Isaias filho

Com informações da Prefeitura de Juruti - blog do Jeso Carneiro



EX. GOVERNADOR ALMIR GABRIEL CONTINUA EM ESTADO GRAVE



O ex-governador do Pará Almir Gabriel permanece internado em estado grave, com quadro de edema e enfisema pulmonar. O político está hospitalizado desde a última segunda-feira (6) e foi transferido para Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Geral da Unimed (HGU) na noite de terça-feira (7).

Há alguns anos Almir sofre de problemas pulmonares. O ex-governador foi diagnosticado com enfisema nos pulmões, uma doença degenerativa, que provoca a perda de capacidade respiratória e oxigenação insuficiente, tendo como uma de suas causas a exposição prolongada ao fumo de tabaco. Ele também enfrenta um edema, que representa um acúmulo anormal de líquido nos pulmões, o que leva à falta de ar.

A família não se manifestou sobre o assunto e pediu ao hospital para que não sejam divulgados os boletins médicos referentes ao estado de saúde do ex-governador.

Almir Gabriel tem 80 anos, é formado em medicina pela Universidade Federal do Pará (Pará) e especializado em cardiologia. Na vida política já foi senador da república, além de prefeito de Belém e governador do Pará. A internação mais recente do político ocorreu em janeiro, quando foi internado por dois dias. No dia 25 ele teve alta do hospital.

(DOL com informações do repórter Amaury Silveira)

Postado por Hiromar Cardoso às 07:44:00