terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

JOVEM APRENDIZ É PASSAPORTE PARA MERCADO DE TRABALHO NO OESTE DO PARÁ

 

 
 
 
 
 
 
Para impulsionar o desenvolvimento da região e valorizar a mão de obra local, a Alcoa, em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aposta na formação de novos profissionais por meio do programa Jovem Aprendiz, no município de Juruti, no Oeste do Pará. Com esta iniciativa, jovens estudantes com idades entre 16 e 24 anos, participam de um processo seletivo concorrido, mas que é um passaporte para ingressar no mercado de trabalho. Durante os cursos, os alunos passam por aulas teóricas e práticas, além de participar de um estágio supervisionado por funcionários da Alcoa, na Mina de Bauxita de Juruti.

Quem tem a chance de participar do programa não esconde a satisfação e já desenha planos para o futuro. "O curso superou as minhas expectativas. Logo no início, as primeiras aulas já foram suficientes para despertar a vontade de seguir carreira na área", revela o estudante João Wagner Santos, da turma de Operador de Manutenção Eletromecânica, que está se dedicando ao máximo para alcançar uma oportunidade dentro da própria empresa.

O principal objetivo do Jovem Aprendiz é formar novos profissionais e oferecer aos estudantes qualificação e instrumentos para conquistar o primeiro emprego. De acordo
com Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos da Alcoa Juruti, a participação da Companhia neste programa reafirma o compromisso da empresa com a educação e o crescimento da região.

“Valorizar a mão de obra local é um dos fatores que nos permite crescer com sustentabilidade, gerando emprego e renda para quem vive aqui. Trazer um programa como este para o município, que vem de uma cultura extrativista e hoje está construindo uma cultura industrial, oferece aos jovens outros horizontes e caminhos profissionais. Acreditamos que o sucesso da Alcoa Juruti será medido quando tivermos lideranças formadas no próprio município, a exemplo de outras unidades da Empresa. Esta é a nossa meta aqui no Pará e o Jovem Aprendiz abre esta oportunidade”, afirma.

Em Juruti, o programa integra um conjunto de iniciativas para qualificar a mão de obra local, abrangendo cursos de capacitação para a população local, inclusive na zona rural, beneficiando cerca de três mil pessoas desde 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário