terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mais de mil pessoas fazem manifestação contra ALCOA em juruti


Mais de mil pessoas participam neste exato momento em juruti de uma grande manifestação que tem como principal objetivo a reivindicação que a ALCOA pague os danos ambientais causados com implantação do projeto e 1,5% do lucro bruto obtido com a exportação da bauxita.

O líder do movimento Gedenor Pereira dos Santos, nos deu uma entrevista exclusiva e disse, "ainda que ALCOA tenha obtido autorização para teste de comissionamento, com milhões de toneladas de bauxita, expedindo pela Secretaria do Meio Ambiente, não aceitaremos tamanha insensatez que, em sua natureza, constitui um desvio da lei, portanto crime”. O líder disse ainda que “o Movimento Juriti em Ação repudia a obsessão pelo lucro imediato da mineradora, também repudia a passividade do poder público diante da atual situação, ao mesmo tempo em que expressamos nossa indignação diante desse fato que a liberação da licença de operação da ALCOA”.

Para Gedenor tudo esse lobby em torno de juruti, se configura em nome de um desenvolvimento que se tornou um desenvolvimento opressor, fazendo ecoar em nossa cidade e em cidades vizinhas lamentos por ver destruídos o meio ambiente.

Gedenor finalizou a entrevista com a frase “somente quando a última árvore for derrubada, o último rio secar e o último peixe morrer, é que as pessoas vão saber que dinheiro não se come”.

De acordo com os manifestantes a Governadora Ana Julia vai receber ainda hoje o Movimento Juruti em Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário