sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ELEIÇÕES E MINERAÇÕES; LIGAÇÕES PERIGOSAS



Ao anunciar sua saída do PSDB – partido que ajudou a fundar nacionalmente – Almir Gabriel lançou luzes sobre um capítulo da história política do Pará: a relação entre as grandes mineradoras e os políticos ou governos. O ex-governador insinuou que Simão Jatene fora o escolhido para a disputa ao governo pelo PSDB por ingerência da Companhia Vale, a segunda maior mineradora do planeta.

No seu pequeno recado, Almir lamentou que o seu partido estivesse se sujeitado aos interesses da mineradora. O seu ex-pupilo, Simão Jatene, seria agora uma espécie de encarregado de Roger Agnelli, presidente da Vale. Sendo verdade a ingerência da Vale no PSDB, seria um escândalo político de pequenas proporções, mas há indícios de que o problema é muito maior.
O Dono do blog mais acessado na blogosfera paraense, o deputado federal Vic Pires Franco (DEM) insinuou, em uma nota, que Simão Jatene é mais do que um simples influenciável, mas seria um funcionário da Vale, ganhando altos salários para atuar como um consultor. Sendo verdade, trata-se de uma ligação das mais graves, pois a Vale é um dos principais pólos de interesse no Pará.
Se Jatene trabalha mesmo para a Vale, a companhia quer então eleger um funcionário seu para o governo? Para defender seus interesses estratégicos? As insinuações de Almir e Vic apontam que Jatene parece mais ser empurrado para a disputa do que ter mesmo escolhido isso, especialmente se levarmos em conta seu perfil moderado, sem motivação para disputas. Quem o banca?

A Vale é importante para o estado. Gera empregos, divisas, movimenta a economia a investe em programas sociais e ambientais. Mas um governador não pode manter uma relação tão próxima com uma mineradora. Se Jatene tem esta relação agora, é forçoso perguntar se não tinha antes, quando ainda comandava o Estado.

Se mantinha relação tão próxima, algumas ações de seu governo ficam sob suspeitas. Como por exemplo a criação de uma estação ecológica ambiental intocável sobre a maior reserva de bauxita do mundo, descoberta pela Rio Tinto no oeste do Pará. Seria interesse da Vale engessar a exploração do minério?

Nenhum comentário:

Postar um comentário