sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TANCREDO NEVES. "O PRESIDEBTE QUE NÃO GOVERNOU"

Mineiro de São João Del Rei, Tancredo Neves diplomou-se advogado e iniciou sua carreira política em 1933. Foi deputado federal em 1950 e 53, e com o apoio de Juscelino Kubitschek, foi ministro da Justiça. Exerceu também os cargos de Primeiro-Ministro no governo de João Goulart e de governador do Estado de Minas Gerais em 1982. Se elegeu Presidente da República com o apoio de Ulysses Guimarãe, sendo o primeiro Presidente civil em mais de 20 anos.

Político e estadista brasileiro (São João del Rei MG, 4-III-1910 - São Paulo SP, 21-IV-1985), eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral a 15-I-1985. Embora privado da consagração pelo sufrágio direto, Tancredo de Almeida Neves foi, sem sombra de dúvida, o político brasileiro que reuniu em torno de si o maior potencial de esperança quando se preparava para assumir a presidência da República.

A doença que o fez internar-se para uma cirurgia de urgência na véspera do dia fixado para sua posse - 15 - III - 1985 - culminou numa dolorosa agonia, durante a qual a solidariedade, a confiança e o carinho do povo se manifestaram em uníssono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário