terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reflexões sobre o resultado da eleição em Juruti

Por: Alex Mendes  
Não vou me alongar na análise sobre a vitória de Marcos Aurélio (PSD). Venceu porque usou a maquina municipal a seu favor. Como não sou Petista, não vou ficar aqui projetando o futuro do atual prefeito, dizendo que ele deve fazer isso ou aquilo. Esse é o papel dos correligionário que o apoiaram. Continuarei aqui liderando a trincheira de oposição, entretanto. Esse é o papel que me vejo desempenhando nos últimos oito anos de governo Henrique Costa (PT).

Minha posição política em Juruti continua de independente, como já disse em outros artigos publicado neste site, política não é meio de vida pra mim. Vou tecer rápidas reflexões sobre o papel desempenhado pelas coligações.

Sobre Isaias Batista, só tenho a dizer que continua sendo a maior liderança política do município. Continuo torcendo que ele mantenha seu projeto de futuro. É inteligente, competente e sagaz o suficiente para reconhecer os erros que aconteceram e corrigir a rota. Quem ninguém o subestime.

Sobre Lucidia Batista. Sem duvida nenhuma continua sendo o nome mais forte da oposição para derrotar os “vermelhos”. Continuo admirando sua trajetória e sei que ela não termina aqui. Vai ser prefeita. Tem muita água para rolar de baixo da ponte.

E o PT? Bem, sobre este partido quero me alongar. O partido dos Trabalhadores (PT) não representa mais os trabalhadores do Brasil. O PT acabou do ponto de vista ideológico, é um partido capaz de cometer qualquer indignidade para chegar ao poder. Ganhamos a eleição na cidade, onde a dificuldade de compra de votos é maior. Fizemos o que estava ao nosso alcance. A campanha de Lucidia foi limitada do ponto de vista financeiro. Não tive acesso aos gastos, mas, acho que foram mínimos, comparados ao do adversário que esbanjou facilidade em troca de votos. Para se ter uma ideia da nossa dificuldade, no última dia de campanha todos os postos de gasolinas fecharam suas bombas para não vender gasolina para nossa carreata final. Mesmo assim o povo fez bonita e tomou as ruas da cidade e no dia seguinte depositou seu voto em Lucidia Batista e na renovação.

Otávio Barbosa. Não soube usar a influencia do Governador em sua eleição, mesmo estando no mesmo partido. Tenho minhas dúvidas em relação a sua pretensão ao executivo municipal. Nos bastidores da política local ventila-se que era o candidato laranja de Henrique Costa (PT) para atrabalhar a candidata Lucidia Batista. Teve uma votação pífia a baixo do esperado pelos seus próprios correligionário que diziam nas redes sociais que venceria o pleito. Um dos seus assessores chegou até divulgar pesquisa mostrado que ele estava na frente na disputas. Na próxima eleição é um potencial candidato a Câmara Municipal. Otávio se quer conseguiu eleger a esposa vereadora, mostrando sua pouca influência no processo eleitoral.

Jucimei Batista Lima. É a grande revelação da política Jurutiense. Um nome forte para as próximas eleições.


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"Nós não precisamos dos cargos para fazer política", afirmou Lucidia


Por: Alex Mendes 

A segunda colocada na disputa à prefeitura de Juruti, Lucidia Batista, foi recebido por militantes em frente a sua residencia na Floriano Peixoto para comemorar os mais de nove mil votos obtidos. Lucidia afirmou repetidas vezes que chegou o momento de Juruti "organizar a resistência política".

Ela disse que fez uma campanha simples. "Nós não precisamos dos cargos para fazer política", afirmou Lucidia, em referência aos aliados do prefeito reeleito. Ela ainda desejou sorte a Marcos Aurélio, mas afirmou que nesta eleição a vitória política não foi da candidatura vitoriosa, e sim a do PMDB. "Não abrimos mão de nossas convicções e sabíamos que não seria fácil tocar uma eleição como esta", ressaltou.

Os apoiadores presentes gritavam palavras de ordem contra Marquinho : "Marquinho, preste atenção, aqui está a oposição".

Novo movimento
Lucidia pregou a criação de um movimento de oposição e convocou os apoiadores a aderir a este movimento. A ideia defendida pela candidata é usar a força popular que marcou sua campanha e, de alguma forma, tentar barrar a hegemonia que se estabeleceu entre o grupo de Marquinho e sua aliança com o PT.

A concorrente admitiu que existe um abismo entre sua forma de pensar Juruti e a do prefeito Marquinho. Mas desejou sorte ao adversário. "Nós temos uma diferença muito grande, olhamos pra cidade de uma maneira muito distinta, mas eu, evidentemente, quero que Juruti tenha o melhor".
Mas o discurso não foi de todo apaziguador. Lucidia disse que os métodos de Marquinho não seriam os dela, "jamais". E alfinetou o concorrente eleito, em alusão às denúncias que surgiram nos últimos 10 dias de campanha sobre possível compra de apoio político por parte da coligação de Marquinho. "Eu não compraria partidos para chegar à vitoria a qualquer preço". "Eu não vivo de eleição. Quero organizar os movimentos sociais para fortalecer a oposição em Juruti", disse Lucidia Batista.

Lucidia também garantiu que a campanha do PMDB não acabou com o fim das eleições. "Não vamos aparecer em 2014, ou só nas eleições. O Pmdb já estará nas ruas amanhã". Para esse movimento, além do apoio popular, Lucidia quer contar com os 4 candidatos eleitos pela sigla.

"Perdemos, mas minha casa continua lotada"
O encontro da segundo colocado na disputa eleitoral com os militantes,foi cercado de emoção. "Perdemos a eleição, mas a minha casa está lotada. Isso não é para qualquer um", discurso para a multidão formada, em grande parte, por jovens.

"Demos à juventude a crença de que vale a pena. Os jovens foram o grande combustível, foi emocionante", declarou, sendo muito aplaudido pelos militantes do PMDB.

"Daqui da rua vamos continuar olhando no fundo dos olhos dele (Maquinho), percebendo cada atividade dele porque assim continuaremos o que fizemos de tão bonito durante a campanha. Nossa força não tem tempo para parar. Nós somos diferentes e vamos continuar sendo".

sábado, 6 de outubro de 2012

Vamos tomar as ruas de Juruti neste sábado


Por: Lucidia Batista 
Esta chegando a hora da verdade. Confesso aos senhores que hoje em vários momentos chorei de forma copiosa. As lagrimas são uma mistura de alegria e ansiedade provenientes de uma campanha limpa, bonita, pé no chão e coerente.

Não nos curvamos ao poder, não fizemos acordos e nem vendemos a nossa alma. Política para nós é um meio de mudar a vida das pessoas e não as nossas próprias vidas. 

A consciência esta tranqüila e neste domingo (7), levarei para a urna a certeza do dever cumprido e com a graça de Deus e os votos de Juruti conquistarei meu primeiro mandato como Prefeita eleita para defender os interesses de nossa cidade! 

Vamos a vitoria! Consigam novos votos para os apaixonados por Juruti. Agora cada um é responsável por trazer mais um voto.  

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Último comício do PMDB reúne mais de 15 mil pessoas



Ao som de “faz um 15 aí que eu quero ver”. “Ela é impossível de esquecer”. “Ela é PMDB”. A Coligação Com a Força do Povo, que tem como candidata a prefeitura, Lucidia Batista e vice-prefeito Marisson Garcia, encerrou nesta quinta-feira (04) a campanha, com um grande comício no Campo do Palmeiras. 

Lucidia é a única mulher a disputar o cargo majoritário no município e tem possibilidades reais de vitórias no domingo (7). A última pesquisa de intenção de votos, realizada pelo Alvo Marketing, coloca a candidata do PMDB com 45% dos votos validos, enquanto o segundo colocado aparece com 36% e Otavio Barbosa figura na última posição com 10%. 

A pesquisa foi registrada no TRE/PA com o Nº PA – 00274/2012 no dia 29 de setembro. Segundo o Alvo foram ouvidos 325 entrevistados, no período de 29 de setembro a 01 de outubro de 2012.

Lucidia Batista conta com o apoio do Senador Jader Barbalho (PMDB), dos deputados José Priante e Antonio Rocha. Também aparecem na lista de apoiadores da candidata, o prefeito de Ananindeua, Elder Barbalho (PMDB). Além do Governador do Estado Jatene que já sinalizou que fará uma agenda positiva com a candidata a partir do dia 01 de Janeiro. “Lucidia é uma aliada de longas datas, vamos fazer juntamente com sua gestão uma ação conjunta para amenizar e solucionar os problemas de Juruti”, disse Jatene por telefone. 

Quem também ligou para dá os parabéns a candidata foi o Senador Jader Barbalho. “Lucidia é uma mulher com fibra e determinada não tenho dúvida que será uma grande prefeita e vai governar com o olhar focado nos mais carentes”, disse o senador Jader Barbalho.

Estamos na frente e não adianta que meus adversários façam ameaças ou intimidações. Isso não vai mudar. Quanto mais batem, mais nós crescemos”, assegurou Lucidia Batista.

“É o povo fazendo a campanha, uma grande demonstração de força. Não resta dúvida de que vamos vencer essa eleição e até o dia 07 vamos continuar com a militância acesa e nas ruas”, acrescentou Lucidia.

Para a candidata, o sentimento de renovação e de preservação do que foi feito é o caminho certo para uma grande vitória. “Fiz uma campanha limpa sem atacar ninguém, porque não faço política com ódio, política para mim tem que ser feita com amor,  prefiro falar dos meus projetos do que atacar meus adversários políticos”.

Já Marrison Garcia, candidato a vice-prefeito, fez um discurso contundente contra quem tem a esperança de vencer a eleição em cima de ataques desesperados. “Vamos vencer a eleição com as mãos e consciência limpa, porque fazemos campanha propositiva e com o foca nas pessoas e vai ser assim que vamos administrar Juruti”, finalizou Marisson.  

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Comício na Vila Muirapinima: Comunitários apontam Lucidia como a mais preparada para administrar Juruti



Recepcionado por uma multidão na Vila Muirapinima, a candidata à prefeitura de Juruti Lucidia Batista (PMDB), da Coligação Com a Força do Povo, promoveu comício gigantesco na noite deste sábado (20). Lucidia agradeceu mais uma vez o crescimento constante que sua campanha vem registrando nas ruas, nos corações e mentes dos Jurutienses e pediu aos eleitores ainda indecisos um voto de confiança no próximo dia 7 de outubro. 

Lucidia, acompanhada do seu vice-prefeito, Marissom Garcia (PMDB), contou com a presença no comício também de dezenas de candidatos a vereador de sua coligação, que levaram militantes e contribuíram para um colorido especial na multidão que acompanhou os discursos.


 Lucidia fez uso da palavra, num discurso objetivo e emocionante. "Estou aqui por uma história de amor", anunciou ela, ao lembrar que é natural da comunidade. “É com muito orgulho, entusiasmo e muita responsabilidade que volto aqui na comunidade onde nasci para conversar com meus irmãos e pedi a oportunidade para me ajudarem a governa o nosso município”.


Lucidia fez um agradecimento especial ao povo da Vila Muirapinima pelas manifestações de apoio e solidariedade à sua campanha, passando a destacar suas principais propostas para a área de educação - como a implantação de uma merenda escolar extra para as crianças da rede municipal e a introdução do livro digital na realidade escolar dos estudantes do município. “Vou informatizar as Escolas Municipais, a educação na minha gestão vai ser prioridade”, acrescentou Lucidia.    


“Tenho certeza que sou a candidata mais preparada para administrar Juruti, tenho autonomia, independência e experiência acumulada ao longo de mais 20 anos de vida pública”, disse Lucidia Batista.


"Vou fazer uma administração moderna e vou investe na gestão pública de qualidade", ressaltou Lucidia, observando que tem certeza de que o povo Jurutiense saberá escolher entre todos os candidatos aquele que melhor representa uma gestão moderna e preocupada com as pessoas.